Bronzeado saudável durante o verão

A regra número um para aproveitar a temporada de sol com toda segurança (e ainda garantir um bronze saudável!) é tornar o protetor solar seu melhor amigo. Aprenda como usar corretamente esse produto e veja qual o mais indicado para o seu estilo de vida

Por: Cibele Carbone

Sol brilhando forte no céu, dias mais longos e aquela vontade louca de aproveitar a vida ao ar livre. Tudo perfeito para você aproveitar o verão, mas desde que esteja usando um bom protetor solar. Caso contrário, aquele delicioso dia na praia ou na piscina vai deixar, ao invés de boas lembranças, uma vermelhidão danada na sua pele. Isso só para citar o dano imediato, já que, a longo prazo, as mazelas provocados pelos raios solares são bem piores. “Quando falamos em malefícios dos raios solares, estamos falando também de envelhecimento foto adquirido, com formação precoce de rugas, manchas, mudança na textura da pele, angiogenese (formação de novos vasos), epiderme pergaminacea e flacidez. Com a radiação, as manchas do melasma também podem piorar. Isso sem falar que a radiação ainda aumenta o risco de lesões cancerígenas na pele”, alerta a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Por isso é essencial criar o hábito de aplicar protetor solar diariamente, até mesmo naqueles dias em que você irá ficar trancada dentro do escritório. “O fotoprotetor deve ser aplicado da mesma forma nas cidades e nas praias, afinal, a radiação solar é a mesma. Além disso, o protetor deve ser usado, inclusive, em dias nublados, pois a radiação consegue atravessar as nuvens. E os ambientes com muitas janelas, como os escritórios, tendem a levar as pessoas a pensarem que não é um ambiente de exposição aos raios UV e, consequentemente, não se protegem. Isso é um erro, pois os raios atravessam janelas e entram em contato com nossa pele. Portanto, a proteção indoor também deve ser considerada”, explica o farmacêutico Lucas Portilho, diretor científico da Consulfarma e pesquisador em fotoproteção na Unicamp.

O FPS certo para você

Na hora de comprar o seu protetor solar, é essencial que você saiba escolher qual o melhor FPS (fator de proteção solar) para o seu tipo de pele:

Tipo de pele FPS indicado Essa é uma boa escolha porque…
Muito clara 60 ou acima disso Dificilmente se bronzeia e a tendência é ficar vermelha. Apresenta alto risco de câncer de pele
Clara 50 ou acima disso Queima com facilidade e bronzeia pouco. Também com alto risco de câncer de pele e de manchas.
Morena clara 35 ou 40 Costuma bronzear e queima de maneira moderada. Também pode desenvolver câncer de pele.
Morena 30 Não é tão sensível quanto as outras, demora para queimar e bronzeia com muita facilidade. A longo prazo pode aparecer manchas escuras.
Negra 30 Apesar de ser a pele mais resistente de todas, a longo prazo também podem surgir manchas e rugas provocadas pelo sol.

Aplicação correta

Para garantir o máximo da eficácia do seu protetor solar é preciso prestar atenção na hora de espalhar o produto – nada de economia nessa hora! A quantidade ideal deve ser a suficiente para distribuir bem o protetor sobre a região, cobrindo bem cada pedacinho que ficará exposto. “Para obter a proteção do fator (FPS) descrito na rotulagem é necessário aplicar 2mg/cm2. De forma prática, pensando no rosto, essa medida equivale a uma colher de café cheia. Já no caso do corpo, o recomendado é aplicar uma colher de café no braço e antebraço direitos, uma colher no braço e antebraço esquerdos, duas colheres no torso (1 para a frente e 1 para as costas), duas colheres para a coxa e perna direitas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás) e duas colheres para coxa e perna esquerdas (1 para a parte da frente e 1 para a parte de trás)”, ensina a Dra. Claudia Marçal.

O ideal é que o protetor seja aplicado 30 minutos antes de você se expor ao sol para dar tempo dele secar bem e não sair em contato com roupas, cangas e afins.

A reaplicação do produto vai depender muito do ambiente em que você está e o tipo de produto que comprou. Quem está na praia ou na piscina pode optar pelos protetores resistentes à água, assim irá garantir que sua pele esteja protegida mesmo durante o mergulho. Já quem gosta de praticar esportes ao ar livre pode optar pelas versões resistentes ao suor. Em ambos os casos, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas.

Mas não é apenas nos momentos de lazer que devemos nos lembrar do protetor solar. No dia a dia também é primordial estar bem protegida – afinal, até mesmo aquela caminhada inocente na hora do almoço pode queimar sua cútis. Os protetores com cor, que fazem o efeito de base facial, são uma ótima maneira de criar o hábito de usar protetor diariamente.

BOX

Pele blindada para o verão!

Com o protetor solar perfeito para você, é possível aproveitar a temporada de sol com segurança e ainda garantir um bronzeado saudável

  1. Dream Scream FPS 45, Benefit.
    Superleve e com absorção rápida, esse protetor também possui fórmula livre de óleo e enriquecida com vitamina E.
  2. Protetor Solar PFS 50 Spray Gel com Instant Bronzer, Australian Gold.
    Possui fórmula hidratante e antioxidante, rica em óleos vegetais e ativos naturais australianos, como ameixa kakadu.
  3. Aqua Rich Watery Essence, Bioré.
    Com FPS 50 e fórmula gel aquosa com filtros UV em microcápsulas de ágar-ágar, o que garante textura ultraleve mesmo com a alta proteção UVA e UVB.
  4. Heliocare Max Defense Nude Light, FQM Melora.
    Oferece fotoproteção contra os raios UVA e UVB, infravermelho e luz visível, ao mesmo tempo em que uniformiza o tom da pele.
  5. Wetforce Clear Stick UV Protective , Shiseido.
    Protetor solar em bastão, de fácil aplicação e que pode ser usado sobre a maquiagem. Protege a pele contra raios UV e reduz a aparência do foto-envelhecimento.
  6. Pegotan FPS 51 UVA/UVB, Anna Pegova.
    Protetor solar facial de toque seco enriquecido com antioxidante e vitamina E.
  7. Stick FPS 70, Adcos.
    Protetor incolor com toque seco e resistente à água e ao suor, perfeito para a prática de esportes.
  8. Protetor Solar Cuide-se Bem FPS 50, O Boticário.
    Resistente à água, deixa a pele sequinha após a sua aplicação.