Nada de varizes

Varizes_abre

Fora o cuidado com a saúde, evitar as varizes também minimiza as limitações estéticas que elas criam, como a escolha de roupas que mostrem mais as pernas

 

Varizes4Se você tem ou quer evitar as varizes, fique atenta às dicas do cirurgião vascular do HCor, Gilberto Narchi Rabahie, para prevenir e cuidar das varizes que já apareceram sem pedir permissão. Para começar, saiba que as varizes surgem não só por uma tendência genética, como também por excesso de peso, gestações, uso de anticoncepcionais, reposição hormonal e algumas atividades de trabalho que demandam longos períodos em pé ou sentado. Ou seja, essas dicas são preciosas! Vamos lá:

 

Varizes2Sintomas
Se você tiver uma sensação de pernas pesadas, dores, queimação, cansaço e edemas ao redor do tornozelo você é uma séria candidata a desenvolver varizes. Elas aparecem quando as válvulas venosas – por onde o sangue retorna das extremidades do corpo para o coração – perdem a elasticidade e dilatam de modo a não conseguir mais cumprir sua função. O sangue passa, então, a refluir, o que provoca mais dilatação e refluxo, levando à formação de varizes. O problema afeta 40% da população brasileira, mais em mulheres do que em homens. A explicação pode estar nas alterações hormonais pertinentes às mulheres, e, principalmente, nas gestações, quando o aumento do útero dificulta o retorno do sangue venoso.

Tratamento
O procedimento correto para quem tem varizes é procurar um cirurgião vascular, para diagnosticar qual é o melhor tratamento indicado. A cirurgia para retirar os vasos comprometidos é a alternativa mais usual. No entanto, hoje existem modernas tecnologias que tornam a cirurgia de correção menos invasiva, como o uso do laser vascular. Com ele as veias não são removidas, mas cauterizadas, trazendo benefícios como redução do trauma cirúrgico e uma excelente recuperação pós-operatória para um retorno mais rápido às atividades habituais.

Caso haja alguma contra indicação ao procedimento cirúrgico, medidas paliativas podem ser aplicadas, como uso de meias elásticas compressivas e medicações que melhorem o retorno venoso. As meias elásticas são uma ótima iniciativa pois servem para diminuir os sintomas e o inchaço. As indicadas são as de média compressão e devem ser colocadas pela manhã antes mesmo de descer da cama, ou após um repouso de 5 a 10 minutos caso não as coloque antes de levantar.

Varizes3Prevenção
Algumas medidas ajudam a prevenir as varizes. A prática de exercícios físicos regulares, ter uma alimentação saudável, evitar o sobrepeso, controlar o uso prolongado de hormônios, não fumar, elevar os membros inferiores sempre que possível e o uso de meias elásticas são as mais indicadas.

Antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça maiores explicações.

Não fique o dia inteiro na mesma posição. Se for inevitável, use meias elásticas e levante e ande, isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea. Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração;

Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por consequência, a sua dilatação.

Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.