Novos sucos funcionais

suco verde

Selecionamos a receita de cinco novos sucos funcionais para você fazer as pazes com o espelho e ainda garantir o bom funcionamento do seu organismo

Por: Leonardo Millen 

Fotos: Divulgação e Fotolia (modelo)

Os sucos funcionais ou detox (desintoxicação) estão na moda e muita gente toma o seu “verdinho básico” (couve, abacaxi e gengibre) todo dia. Há bons motivos para você também adotar essa prática diária. Os sucos funcionais têm uma quantidade maior de fibras, que aumentam o volume de água e regulam a velocidade com que o intestino absorve as gorduras e o açúcar. Além disso, proporcionam ganho de energia, auxiliam no emagrecimento, na reposição de nutrientes pós-treino, no famoso detox e no grau de saciedade. Ou seja: são determinantes para o bom funcionamento do organismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 25g de fibras. Porém, segundo dados do IBGE e do Ministério da Saúde, apenas 12% da população brasileira ingere diariamente essas quantidades. Por isso, que tal adotar de vez o hábito saudável dos sucos funcionais na sua vida? Confira cinco receitas criadas pela equipe da KitchenAid, marca fabricante de eletrodomésticos de luxo.

Suco verde de pêssegoGANHO DE ENERGIA: suco verde de pêssego

É um suco ideal para o meio da manhã ou o meio da tarde. Tem muita vitamina C, fibra, cobre e ferro. Por possuir apenas 179 calorias por porção é ideal para pessoas quem deseja perder peso. Não contém glúten, lactose e soja. E graças à fibra da casca, o açúcar do seu sangue se mantém estável, evitando picos de insulina.

Ingredientes: ½ xícara de gelo, 1 xícara de espinafre fresco, 1 ½ xícara de pêssego congelado, 1 xícara de leite de amêndoas e 1 colher de mel

Modo de fazer: coloque o gelo, o espinafre, os pêssegos, o leite de amêndoas e o mel no liquidificador e bata até o líquido ficar uniforme.

 

EMAGRECIMENTO: batida de frutas vermelhas e papaya Batida de frutas vermelhas e papaya

É rico em vitamina C e A, antioxidante e, graças às frutas vermelhas, fortalece o sistema imunológico. A cor laranja indica que é rico em betacaroteno, que melhora o desenvolvimento celular e regenera a pele. Tem apenas 139 calorias por porção.

Ingredientes (rende 2 porções): 1 ½ xícara de framboesas, ½ mamão (sem casca e sem sementes), 1 grapefruit (toranja) sem casca e sem sementes.

Modo de fazer: coloque as framboesas, o mamão e a grapefruit no liquidificador e bata até ficar uniforme.


Shake tropicalPÓS TREINO: shake tropical 

Proporciona gorduras essenciais, proteínas e carboidratos ao seu corpo. Além disso, é uma rica fonte de probióticos e bactérias que nos ajudam a manter o bom equilíbrio da flora intestinal, prevenindo infecções e problemas de prisão de ventre. Não contém glúten, soja e nenhum tipo de fruto seco. Ele tem 223 calorias por porção, mas se você quiser, pode trocar o iogurte pelo iogurte de soja e o leite de coco por leite de amêndoas para baixar um pouco.

Ingredientes (rende 3 porções): 1 ½ xícara de iogurte natural, 1 banana média congelada, 1 xícara de manga congelada em pedaços, 1 xícara de abacaxi fresco em pedaços, ½ xícara de leite de coco, ¼ de xícara de suco de laranja e 1 colher de chá de mel.

Modo de fazer: coloque a manga congelada, o iogurte, a banana, o abacaxi e o mel no liquidificador. Adicione por último o suco de laranja e o leite de coco e bata até ficar homogêneo.

DETOX: shake de framboesa e grapefruitShake de framboesa e Grapefruit

Libere seu corpo das toxinas e mantenha uma aparência saudável consumindo 277 calorias. É um suco rico em antioxidantes, antibacteriano e diurético, por isso ajuda a desintoxicar o corpo. Contém baixo índice de açúcar e previne a oxidação das células combatendo os radicais livres, melhorando a aparência da pele. Não contém glúten, lactose, soja e nenhum tipo de fruto seco.

Ingredientes: 2 grapefruits (toranja) sem casca e sem semente, 1 xícara de framboesas frescas, 8 morangos frescos, ½ xícara de jabuticaba e½ xícara de espinafre.

Modo de fazer: misture os ingredientes e bata tudo no liquidificador.

 

Shake de manteiga de amendoim e bananaSACIEDADE: suco de manteiga de amendoim e banana

É um suco ideal para quem deseja aumentar a massa muscular com suas proteínas e gorduras e ao mesmo tempo manter o apetite controlado. É energético e controla os níveis de ansiedade. Tem também uma alta concentração de selênio e zinco, dois minerais indispensáveis para o funcionamento do sistema imunológico e da glândula tireoide. Não contém glúten, soja e nenhum tipo de fruto seco. Tudo isso com apenas 256 calorias por porção.

Ingredientes (rende 2 porções): 1 banana grande congelada, ½ xícara de iogurte natural, ½ xícara de leite, 2 colheres de chá de manteiga de amendoim natural e sem açúcar e 2 colheres de chá de mel.

Modo de fazer: Coloque a banana, o iogurte, o leite, a manteiga de amendoim e o mel no liquidificador.