O Brilho de uma estrela

Lupita Nyong’o

Embaixadora da Lancôme e destaque na sequência da saga Guerra nas Estrelas, a atriz hollywoodiana Lupita Nyong’o fala sobre sua relação com a beleza.

Por: Cibele Carbone
Fotos: Alexi Lubomirski 2015

Ela é muito talentosa e ninguém pode dizer o contrário. Ainda na sua primeira participação em uma grande produção de Hollywood – 12 anos de Escravidão – conquistou, ano passado, a estatueta do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Se Lupita Nyong’o, 32 anos, se deslumbrou quando viu os holofotes virados para ela? Nem um pouco! E um pouco disso é por causa de seus amigos e família. “Amo o fato de que minha família e meus amigos me mantêm com os pés no chão. Eles não ficam nem um pouco impressionados pelo brilho e pelo glamour. Eles me apoiam muito e ficam felizes, e apreciam tudo isso também, mas eles veem além disso.”

Ao que tudo indica, as atenções se voltarão novamente para o trabalho de Lupita ainda este ano. É que a atriz está no elenco do próximo fi lme da saga Guerra nas Estrelas, O Despertar da Força, previsto para estrear em dezembro.

Infelizmente, ela não pode revelar nada sobre o filme, o que gera ainda mais curiosidade para saber como irá aparecer
nas telonas. “Estou convencida de que se disser qualquer coisa sobre Guerras nas Estrelas vou ser atingida por um raio que vai me derrubar e me matar! Tudo  que eu posso dizer é que a primeira vez que eu andei no estúdio, eu entrei em outro planeta.”

Deusa do ébano

Lupita Nyong’o

“Eu cortei (meu cabelo) careca quando tinha 19 anos e isso realmente mudou o meu relacionamento com o meu rosto.”

Nascida no México, mas criada no Quênia, Lupita não chamou a atenção  apenas pela capacidade de interpretar. A combinação de traços delicados e um forte olhar garantem a ela uma beleza única, icônica. Prova disso é que foi eleita pela revista americana People a mulher mais bonita do mundo – posto disputadíssimo entre as celebridades. Além disso, também foi escolhida para ser embaixadora de uma importante marca de cosméticos, a Lancôme. Como embaixadora, pretende desmitifi car a beleza. “Pretendo transmitir para as mulheres que a beleza diz respeito à maneira como você vê o mundo e à maneira como o mundo vê você. Esta é a essência”, comenta a atriz, que é o rosto do novo produto da marca, o Shine Lover, um bálsamo labial que garante várias horas de hidratação. A parceria com a marca, no entanto, começou bem antes de ela imaginar que um dia seria um de seus “rostos”. “Eu estava no Festival de Cinema de Toronto quando meu maquiador, Nick Barose, usou o blush Subtil, no tom Plum, nas minhas maçãs do rosto. Era a primeira vez que um blush não fi cava esquisito no meu rosto. Com o meu tom de pele escuro, quando usava blush não dava necessariamente para se ver. Então, foi legal ter algo que simplesmente deu um toque e levantou as minhas maçãs do rosto. Lembro de ter me olhado no espelho e de perguntar ao Nick que produto ele usou porque eu queria um para mim. Eu precisava saber o nome exato”, relata a atriz sobre seu primeiro contato com a marca.

Amo o fato de que minha família e meus amigos me mantêm com os pés no chão. Eles não ficam nem um pouco impressionados pelo brilho e pelo glamour.

Entre seus segredinhos de beleza está o uso do creme facial Advanced Génifi que, também da Lancôme. “O pequeno frasco preto é meu favorito absoluto. Eu amo muito esse produto. Ele hidrata e revitaliza as camadas subjacentes da sua pele. É muito útil porque, no fi nal das contas, as camadas subjacentes são que mais importam.”

Excentricidade na cabeça

Em um universo onde uma longa cabeleira é essencial para deixar qualquer mulher dentro do padrão da beleza, Lupita anda na contramão. E nem por isso dei-xou de se tornar uma ícone beauté! “Eu devo dizer que me sinto mais confiante com meus cabelos curtos. Eu cortei careca quando tinha 19 anos e isso realmente mudou o meu relacionamento com o meu rosto. Eu costumava ficar incomodada com a minha testa, então decidi que queria ver como seria a minha aparência se eu fi casse careca. Descobri que, na verdade, eu tenho uma cabeça com um formato decente e que a minha testa não é tão grande assim.”

No quesito maquiagem, ela não é tão ousada assim. “Para mim, a maquiagem é a moldura, não o retrato. Então, eu a mantenho leve no dia a dia.  Faz com que os momentos em que eu escolho visuais mais dramáticos sejam mais especiais”, comenta Lupita.

Parar, nem pensar!

Dona de uma silhueta invejada até mesmo pelas divas do tapete vermelho, Lupita revela que não tem muito mistério para manter o shape em dia, basta colocar o corpo em movimento. E, mesmo com a agenda supercorrida, ela tenta se exercitar todos os dias. “Eu, definiti-vamente, me sinto melhor depois de me alongar e deixar o meu sangue fluir. Faço muito trabalho cardiovascular, incluindo a dança. Mas eu não gosto de ter uma rotina rígida demais. Estou contente porque já não preciso me forçar a me exercitar, o que – definitivamente – tinha que fazer no passado. Agora, eu realmente gosto de me exercitar.”

Dessa forma, Lupita permite-se comer delícias da culinária mexica-na, que é uma das suas prediletas. “Adoro ir para o México. É o meu lar longe do lar. E a comida mexicana é uma das minhas cozinhas favoritas. É fácil encontrar opções sem glúten, o que eu gosto.”