Chef Viko Tangoda no Bourbon Street Fest 2012

O evento, que é um dos maiores festivais de música negra americana no Brasil, está na 10ª edição e terá 10 dias de shows com 10 atrações, em três cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília). Salvador, Ribeirão Preto (SP) e Buenos Aires receberão também alguns dos artistas que virão ao Brasil

Boa música combina com prazer à mesa. E no Bourbon Street Fest, que acontece de 10 a 19 de agosto, não poderia ser diferente. Um cardápio especialmente desenvolvido para a ocasião pelo conceituado banqueteiro Viko Tangoda, inspirado na culinária cajun e créole (típicas da Lousiana), será oferecido durante toda a semana na casa. Além disso, no dia 19 de agosto, a partir das 11h, acontece o Jazz Brunch, evento tradicional de New Orleans, que combina músicas e sabores da Louisiana, e que este ano terá como atração a Preservation Hall Jazz Band, tocando ao vivo.

Baseada na mistura das culturas negra, francesa, espanhola e indígena, a gastronomia cajun e créole é uma das mais ricas dos Estados Unidos. Sua mistura de ingredientes e temperos – aqui apresentada com toda a qualidade e sabor – ganha ainda o toque originalíssimo do tempero brasileiro, na versão fusionista de Viko Tangoda.

Três clássicos da culinária da Louisiana – jambalaya, gumbo e o sanduíche muffuletta – não poderiam faltar no cardápio. Acredita-se que o jambalaya tenha se originado da paella, mas com ingredientes locais que podem variar conforme a região do estado, entre eles frango, lingüiça, arroz, legumes, pimenta e temperos. New Orleans tem também uma famosa versão com frutos do mar, onde o camarão dá um toque especial.

O gumbo tem um ingrediente característico, o quiabo, o que faz lembrar nossa culinária baiana (o que pode não ser coincidência, já que foi introduzido por escravos).  É um ensopado com caldo grosso, que pode incluir vários tipos de carne e frutos do mar, acompanhados de arroz branco. E pimenta, claro.

A muffuletta, um dos sanduíches mais saborosos, famosos e populares da cidade, teve origem na forte imigração italiana. É feito à base de salame, presunto, queijos suíço e provolone, pepperoni e salada temperada com azeite marinado, no pão muffuletta (um pão italiano bem consistente).

Já para o Jazz Brunch, o chef Viko vai preparar, dentre outras delícias, pernil de vitelo à l’ancienne em molho de vinho branco com ervas frescas; Salada de trigo em grãos com azeitonas pretas e verdes, uvas passas e framboesas; e torta brullée de lemon curd.

 

www.bourbonstreet.com.br