Gilbert, 40 anos de sucesso

Abraham Gilbert Stein

Os momentos mais marcantes do ator e cantor Abraham Gilbert Stein, que encantou os brasileiros com seu romantismo francês.

Nas veias de Abraham Gilbert Stein corre um pouco de vários povos: filho de um jornalista austríaco e de mãe síria, ele nasceu no Cairo em pleno ramadã. Quando tinha 10 anos, sua família foi de navio até Marselha e de trem para Paris, afugentada pela crescente crise do governo egípcio de Gamal Abdel Nasser. Ainda pequeno, em 1957, Gilbert já estava apaixonado pela música.

O início da sua carreira começou na Jovem Guarda (TV Record), e na TV Tupi e Excelsior. A partir daí seus discos começaram a vender muito. Em 1971, cantando o tema do filme “Emmanuelle”, foi transformado em galã pelo autor de novelas Geraldo Vietri na TV Tupi. O ‘francês’ se tornava o ator principal de “A Fábrica”, em que contracenava com Aracy Balabanian (que interpretou a mocinha Isabel) e Juca de Oliveira. A seguir, também em “O Machão”; depois viria “Ídolo de Pano” e, mais tarde, “Meu Rico Português”.

Mas Gilbert nunca abandonaria seu primeiro grande amor, a música. Ainda em meados dos anos 70, emplacaria mais um sucesso no hit parade, a música de sua própria autoria “Sans Amour”, tema da novela “A Viagem”, de Ivani Ribeiro, psicografada por Chico Xavier.

Prêmios Esse grande intérprete da canção francesa no Brasil foi homenageado com o título de Chevalier pelo presidente Nicolas Sarkozy. A condecoração, entregue via ministério da Cultura francês, faz parte da Ordem das Artes e das Letras da França e é concedida em reconhecimento aos relevantes serviços culturais prestados ao país. Cantor, ator e radialista com mais de quatro décadas de dedicação à canção daquele país, Gilbert se iguala agora a artistas como Bob Dylan, George Clooney, Clint Eastwood, Michael Caine e Roger Moore e outros condecorados pelo governo francês.

Outros importantes momentos de sua carreira aconteceram quando desfilou, em 2003, pela escola de samba Mangueira, como Moiséis, e no ano passado, pela Vai-Vai. Em 2016 ele já se prepara para participar novamente da escola paulista, que desta vez vai homenagear a França.

Hoje, Gilbert tem se apresentado com seu Quarteto em turnê pelo Brasil com “Gilbert conta e canta Piaf”. Em plena atividade, ele também produz e apresenta o único programa de rádio da canção francesa. O “À La Page”, que traz as atualidades sobre a França, vai ao ar diariamente na Alpha FM 101,7, Rádio Bandeirantes FM 90,9 e AM 840.