Celebrity Edge: novo conceito de luxo em cruzeiros marítimos

O transatlântico – que é um dos mais luxuosos e sofisticados do mundo – acaba de ser lançado em Port Everglades, na Flórida. E Go’Where Luxo acompanhou a viagem inaugural dessa embarcação de US$ 1 bilhão

Por: Luciano Garcia
(Nosso repórter viajou a convite da R11 Travel, que distribui com exclusividade os cruzeiros da companhia Celebrity Cruises no Brasil)

US$ 1 bilhão: essa foi a quantia gasta para construir o futurista e disruptivo Celebrity Edge, um lançamento muito aguardado pelo turismo. O navio tem 16 decks, 300 metros de comprimento e foi o primeiro projetado integralmente em 3D. Cada cantinho foi planejado para surpreender os passageiros mais exigentes, como conta Ricardo Amaral, CEO da R11, empresa responsável pela distribuição exclusiva da Celebrity Cruises no Brasil. “O Celebrity Edge é totalmente evolutivo para o que se considera uma experiência de luxo moderno, que é o luxo inteligente, tecnológico, sem a escravidão da conectividade. Nesse sentido, você vê o público brasileiro sempre buscando o navio mais novo do mercado”

Um “dream team” da arquitetura e design de interiores foi convocado para construir o navio. O que mais chama a atenção, de longe é o inédito Magic Carpet: uma enorme plataforma externa com as dimensões de uma quadra de tênis que se move por dezenas de decks em alto-mar.

O navio é revolucionário porque conseguiu aliar design, luxo, tecnologia e inovação. Nas cabines, o passageiro é capaz de controlar tudo, como explica Nick Gordon: “Este navio particularmente é um dos mais avançados e tecnológicos já criados. Nós temos um aplicativo que você instala no seu smartphone, que permite controlar as luzes, opera a tv, ajusta a temperatura do quarto e até abre e fecha as persianas… É tão completo, que dá até para reservar sua mesa nos restaurantes de especialidades.”

CABINES

O Celebrity Edge oferece uma variedade de suítes sofisticadas. Para começar, a grande maioria é de varandas infinitas: o que cria algo totalmente inovador em cabines de cruzeiro. E em todas elas estão disponíveis camas de casal king-size com colchões ajustáveis e uma linha de roupa de cama luxuosa, produzida na Itália.

Para quem quer ainda mais exclusividade, dá para se hospedar numa Penthouse, enorme. Outra opção são as suítes Edge Villa, que fazem parte de uma nova categoria de cabines na frota da companhia.São dois andares, sendo que no primeiro há uma sala de estar e varanda privativa com banheira. Elegante, clean, moderna e chique! Quem fica nestas suites, aproveita o espaço The Retreat com piscina e lounge privativos, além de curtir bares e restaurantes com menus exclusivos.

Mas se tudo até agora já parecia surreal, é porque ainda não mencionei a suntuosa Suíte Iconic. A maior e mais luxuosa cabine da frota Celebrity, tem um terraço externo imenso onde fica a jacuzzi e uma cabana, estilo resort. É um apartamento em alto mar, como conta Marc Tardiff: “A suíte tem 240 metros quadrados de área total, sendo que só a varanda tem 64m ! São dois dormitórios com camas king size e todo o luxo possível, com direito ao seu próprio mordomo. A suíte Iconic acomoda até 6 pessoas e o interessante é a localização dela. Estamos logo abaixo da ponte de comando do navio, com praticamente a mesma visão privilegiada do capitão do cruzeiro.”

Rooftop Garden é como uma grande praça. O arquiteto Tom Wright projetou um cenário urbano vivo onde acontecem jogos e atividades interativas ao longo do dia e à noite o lugar vira uma sala de cinema a céu aberto.

GASTRONOMIA

O Celebrity Edge tem 29 restaurantes e bares, incluindo sete de especialidades. Eu conversei com o Chef estrela Michelin, Cornelius Gallagher que também é VP de Alimentos e Bebidas da Celebrity. “Estamos falando de design, da sensação do restaurante. Nós asseguramos que um aspecto complementa o outro. E claro que é algo feito para todos : o conceito reflete o requinte e potência da marca Celebrity. Quando comecei a trabalhar aqui, notei que não tínhamos o conceito de restaurante de sushi. Não fazia sentido…. As pessoas que gostam de sushi são IN, procuram uma alimentação saudável… e foi uma grande missão para nós desenvolver o restaurante Sushi On Five, uma revolução nessa especialidade.”

A tripulação tem mais de 1400 pessoas de 72 países diferentes. Um dos brasileiros à bordo é o maître Perseverando Bochi, que contou que nesse navio não há somente um restaurante principal: “A gente retirou o restaurante principal, que a maioria das companhias de cruzeiros tem. A gente dividiu o restaurante principal em quatro e personalizou : temos o Tuscany, voltado a culinária italiana, o Normandie de gastronomia francesa, no andar de cima o Cyprus de culinária mediterrânea, grega. E temos o Cosmopolitan mais voltado para o público americano.”

Numa viagem de navio, você acaba realmente comendo muito, tal a variedade de opções. Mas não tem desculpa para não manter a forma: o navio tem uma gigantesca academia com equipamentos de ponta, estúdios e até sala de spinning. Nessa área, o SPA também é um convite ao bem estar. São 120 tratamentos diferentes disponíveis incluindo uma massagem chamada “gravidade zero”.

O TEATRO

16 projetores a laser de videomapping de última geração, criam cenários gigantes no teatro. Tecnologia de animação 3D nas performances aéreas. Tudo chama a atenção por aqui. Se a tecnologia rouba a cena algumas vezes, os diferentes espetáculos todas as noites não deixam por menos. A companhia Celebrity recrutou os melhores artistas de todos os navios, para realizar as apresentações aqui. O resultado são noites memoráveis em alto mar.

EDEN

O conceito do luxo moderno, presente em toda a parte, cria atmosferas mágicas… ambientes surreais, como o Eden. O lugar tem três andares e se transforma ao longo do dia. Nas manhãs, um espaço relaxante, pra esquecer da vida. Mas quando cai a noite, o entretenimento toma conta. Performances artísticas instigam os passageiros. É um espetáculo vivo, envolvente, que você também faz parte. O toque boêmio mistura experiências culinárias únicas e faz a gente ter certeza que pode se surpreender ainda mais.