Escolha seu hambúrguer

Entre duas fatias de pão há muito mais segredos do que suspeita a nossa vã filosofia. O equilíbrio perfeito entre gordura e carne magra é capaz de transformar um simples hambúrguer em marca registrada. E cortes bovinos como acém, coxão duro, peito, picanha e até pescoço podem se unir para criar misturas originais de sabor surpreendente. Conheça os blends de 13 hamburguerias e descubra a alquimia que dá sabor aos lanches de cada uma.

Por: Mariana Santos

Garage Burger

A hamburgueria inspirada em automobilismo oferece dois tipos de hambúrguer bovino: o tradicional (coxão mole e fraldinha, dois cortes de maciez acentuada); e o 100% picanha, que aposta nos conhecidos atributos dessa carne (sabor e suculência proporcionados pela gordura) e está entre as duas crocantes fatias de pão ciabata do lanche que leva o nome da casa.


Z Deli

Com um blend diversificado, o hambúrguer do Z Deli une o sabor de cinco cortes bovinos selecionados: coxão duro, short rib, acém, costela e peito. O segredo está no equilíbrio entre carne magra e gordura (que corresponde a cerca de 20% da fórmula), importante para dar textura e equilíbrio ao hambúrguer.


Madero

Seus hambúrgueres seguem a linha saudável, que é a principal proposta da casa. A fraldinha e o contrafilé foram as carnes escolhidas pelos chefs do Madero, que utilizam apenas 15% de gordura na composição do blend. Os cortes nobres, sem adição de conservantes ou corantes, foram escolhidos pensando no maior potencial de sabor e na possibilidade de controle da gordura (boa parte é derretida na churrasqueira) até chegar na porcentagem ideal.


Big Kahuna

A casa aposta na maciez da fraldinha premium e no sabor acentuado do acém da raça bovina Angus para compor seu blend. O lanche Butch Coollidge leva um exemplar de 220 g, queijo cheddar maturado, bacon de costela, Crispy Onions e molho barbecue no pão brioche.


Cão Véio

Na hamburgueria do Master Chef Henrique Fogaça, o lanche Shiba Inu tem o delicioso sabor do kobe beef, considerado o bife mais macio do mundo. O hambúrguer de 180g é acompanhado por queijo brie, tomate confitado, cebola caramelizada e mini agrião no pão de brioche. Servido com batata canoa e molho sweet chilli, o lanche é um hit na casa.


Figone

Composto por uma linha especial de carnes da JBS, a Swift Black – de bois da raça Black Angus – o hambúrguer do Figone combina ainda os cortes patinho (ótimo para grelhar) com a suculência do coxão mole e o sabor da picanha com sua deliciosa gordura. Entre as fatias de pão tostado, o blend faz sucesso em lanches como o No Rules, que leva queijo, onion rings, alface, tomate, picles e maionese caseira.


Bro Burger

O blend de 145 g da casa é assinado pelo açougue premium The Butcher e leva 70% de acém. O restante é composto por um mix secreto de carnes que contribuem para dar muito mais personalidade ao hambúrguer. Os cortes selecionados já contemplam a porcentagem ideal de gordura, segundo os proprietários da casa.


Lanchonete da Cidade

Preparado diariamente nos mini açougues das cinco unidades da casa, o hambúrguer é composto por dois cortes do gado Angus: coxão duro e peito. Para garantir mais sabor e suculência, seus profissionais retiram o excesso de gordura, mas preservam de 15% a 20%. A carne é salgada apenas no momento do pedido e levada a grelha quente até atingir o ponto escolhido pelo cliente.


Tigre Cego

O blend da casa acaba de passar por uma mudança, para ganhar um sabor mais acentuado de churrasco: agora os hambúrgueres são feitos com acém, peito e gordura de costela e grelhados em um charbroiler, para realçar ainda mais essa característica no paladar. Antes da moagem, as carnes são refrigeradas para que a gordura emulsione bem.


St Louis

O chef Luiz Cintra criou o blend do St Louis em 2006, quando a hamburgueria foi aberta e, desde então, seus hambúrgueres são tão apreciados que lhe renderam lugar entre as lanchonetes mais premiadas de São Paulo. E Cintra não esconde a fórmula: 40% de contrafilé com capa de gordura, 40% de coxão mole e 20% de peito.


Come on Burger

A combinação de cortes que delicia os clientes da casa é um mix de acém e costela preparado no The Butcher. A costela confere mais maciez ao hambúrguer e embora a proporção de cada carne seja segredo, qualquer cliente pode adquirir o blend do Come on Burger no açougue-boutique. Na foto, o Provoleta (com creme de provolone, farofa de bacon, tomate e cebola roxa no pão de brioche), um dos mais pedidos da hamburgueria.


Meats

A gordura é tão importante para a alquimia perfeita, que o Meats criou o seu hambúrguer pensando os cortes de acordo com a porcentagem desse ingrediente que cada um poderia oferecer: com 80% de acém, 10% de peito e 10% de pescoço, o blend da casa faz sucesso em sanduíches como o Hooligan e o Zucchini, com exemplares de 180 g. A carne é moída duas vezes e passa por uma limpeza simples, para que a gordura não seja completamente removida.


Luz, câmera, burger

Na hamburgueria onde os lanches são descomplicados, feitos para comer com as mãos, a carne fresca sobre a chapa bem quente é o maior trunfo. Mantido sob segredo, seu blend leva pelo menos três diferentes cortes na composição, entre eles o acém e o brisket (ou peito), além de algumas especiarias para dar um toque especial ao sabor já acentuado desses dois cortes.


The Butcher

Fomos até a boutique de carnes The Butcher para conhecer o processo de produção de um blend. Na ocasião, Marcos Rodrigues, o açougueiro-chefe, preparava uma entrega de 10 kg de coxão duro e acém de Wagyu, mix que compõe o hambúrguer do lanche especial Wagyu do Bro Burger.

Passo a passo: As peças de carne são cortadas antes da moagem para facilitar o processo e misturadas na proporção ideal para o blend. Passam duas vezes pela máquina de moer e saem direto para as embalagens plásticas. Em seguida, são pesadas e fechadas a vácuo.


Febre de hambúrguer 

É, de longe, o sanduíche mais popular do mundo. No Brasil, hoje é uma deliciosa epidemia – com novas hamburguerias se multiplicando em cada bairro de São Paulo, inclusive de grifes consagradas internacionalmente, como a Wendy´s; ou outras, tradicionalíssimas, como New Dog renovando seu sucesso e conquistando cada vez mais fiéis. Sim, a chapa está quente!

Na história oficial da gastronomia, o público norte-americano tomou o primeiro contato com o disco de carne moída dentro de duas fatias fofas de pão na Feira Mundial de Saint Louis, no meio-oeste dos EUA, em 1904. A iguaria, então apresentada à mídia, chegara ao país na segunda metade do século 19, trazido por imigrantes alemães embarcados no porto de Hamburgo. Daí o nome desse sanduíche feito com sobras de carne passadas na máquina. Comida rústica, quase grosseira, que os marinheiros americanos adoraram à primeira prova – assim como as massas de trabalhadores americanos que construíam a nova América também descobriram o hambúrguer, fácil de fazer e de comer. O resto da história é conhecido: em 1921, surge a primeira cadeia de lanchonetes do país, a White Castle. Em 1937, o primeiro McDonald – inicialmente em estilo drive-in. A partir dos Estados Unidos, o hambúrguer conquistaria o mundo – hoje, com carnes e complementos da maior qualidade. Como demonstram os superburgers que você vai degustar nas páginas seguintes.


Tradição na chapa – New Dog

Há 50 anos no Itaim, o New Dog já faz parte do imaginário paulistano como a hamburgueria que serve o melhor Cheese salada e a maionese mais procurada da região, 24 horas por dia. Suas infinitas possibilidades de combinações conquistam clientes de toda a cidade.

Em funcionamento desde 1967 no local que já foi residência da família de Hélio Palermo, seu fundador, o New Dog já faz parte da história da gastronomia paulistana. Os sanduíches tradicionais preparados com primor compõem um cardápio dinâmico, cheio de possibilidades de acordo com o gosto do cliente. São dezenas de opções de hambúrgueres, com destaque para o clássico Cheese salada, que faz sucesso desde os tempos em que a casa tinha capacidade para apenas 16 clientes. Hoje, com 450 lugares, o New Dog preserva a qualidade e sabor de suas receitas e continua conquistando o paladar da cidade. Para acompanhar os deliciosos lanches, as batatas fritas com maionese especial – com uma receita secreta que provoca murmúrios de satisfação há 50 anos –, os milk shakes de Chocolate, Ferrero Rocher e Nutella são pedidas infalíveis. Outras delícias do cardápio são o Tuna Fish, sanduíche preparado com atum, maionese New Dog, alface e tomate vermelho, e, para atender o público vegetariano, a casa oferece duas opções deliciosas: o Hambúrguer de grão de bico e o Hambúrguer de cogumelo. Completam o cardápio uma variedade de saladas, beirutes e omeletes. Para adoçar o paladar, as boas pedidas são o Mousse de chocolate, o Petit gâteau, o Sundae e os Morangos ao chocolate.

Além do prestigio e da confiança que ganhou ao longo dos anos com um atendimento diferenciado e cordial, ambiente agradável e elegante, suas receitas sofisticadas também fazem sucesso em festivais como o Burger Fest, do qual o New Dog participou pela primeira vez em maio. Com tantos atributos, não é à toa que a casa seja ponto de encontro dos apreciadores de lanches, que a qualquer momento – do almoço ao lanche da madrugada – encontram um serviço completo para uma saborosa experiência gastronômica.

R. Joaquim Floriano, 254 – Itaim Bibi Tel.: (11) 3702 7888
www.newdog.com.br


Hambúrgueres originais – Beef Burger & Beer

A Beef Burger & Beer é pioneira no segmento gourmet na Zona Norte e, em apenas dois anos de funcionamento, conquistou o público da região, que lota a casa para provar seus hambúrgueres artesanais supercriativos.

Em uma rua tranquila de um bairro residencial da Zona   Norte, os sócios Enrico Villela, Villela e Carla Martins decidiram abrir uma hamburgueria gourmet, que priorizasse ingredientes de ótima procedência, para oferecer lanches de qualidade e sabor superiores. Nascia, em janeiro de 2015, a Beef Burger & Beer, onde a criatividade das receitas já é marca registrada.

Quase tudo o que é servido na casa é preparado artesanalmente pela equipe de Enrico, experiente chef de cozinha que já passou por restaurantes premiados como Marcelino Pan y Vino e Butcher’s Market. A imaginação do chef – que começou na cozinha aos 17 anos – dá sabor especial aos deliciosos hambúrgueres, molhos, maioneses e sobremesas que atraem pequenas multidões ao local, especialmente aos finais de semana. No almoço, os 50 lugares distribuí-dos em dois ambientes ficam repletos de executivos que trabalham na região e estudantes das escolas próximas, que se deliciam com lanches como o Beef Burger (com compota de tomate reduzida no vinho tinto, mussarela, rúcula e pesto de manjericão, servido no pão francês) e o Sour Cream Burger (com queijo cheddar, alface americana, sour cream, cebola roxa, alface americana e bacon crocante). Para acompanhar, uma bem servida porção de Batatas bravas (rústicas) chega à mesa sequinha e crocante. Além dos hambúrgueres, a casa oferece também opções como o Pork leg (sanduíche de pernil), o Rib Sandwich (de costela bovina) e hot dogs, além de uma opção vegetariana.

Entre as sobremesas, destacam-se o Cheesecake de goiabada, o Brownie, servido com uma bola de sorvete, e os Milk shakes de Nutella e frutas vermelhas. O ambiente é moderno e aconchegante, mas descontraído, marcado por grafites nas paredes, lousas e mobílias de ferro. A casa funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 15h30 e das 18h às 23h e, aos sábados e domingos, das 17h às 23h. Ainda este ano, todas essas gostosuras chegarão ao bairro de Água Fria, onde se localiza a nova unidade do Beef Burger, que promete ser maior e cheia de boas surpresas no cardápio. É esperar para ver e se deliciar.

Rua Antônio Pereira de Sousa, 398 Tel.: (11) 2099 4799 /BEEF-Burger-Beer  @beef_burger_beer


Um novo clássico – Cabana Burger

Com apenas sete meses de existência, o Cabana Burger aposta na simplicidade do hambúrguer tradicional – preparado com excelência e servido em ambiente descolado e impecável – e já prevê cinco novas unidades em 2017.

O Cabana Burger nasceu da inspiração de três amigos, em   u m momento dos mais oportunos: enquanto se deli-ciavam com os lanches de uma hamburgueria em Nova York. De volta ao Brasil, e com o apoio de outros três amigos, em novembro de 2016, os sócios davam início às atividades na Rua Oscar Freire. “O sucesso foi instantâneo e absoluto e agora o Cabana se prepara para inaugurar mais cinco unidades, inclusive a primeira loja no Rio de Janeiro”, revela Paulo Assarito, um dos sócios da casa.

Quatro pilares fundamentais sustentam o sucesso do Cabana: o sabor e a qualidade de seus hambúrgueres, preparados sem muitas invenções, com ingredientes de qualidade e sempre frescos; o atendimento informal, mas eficiente e caloroso; o ambiente bonito e confortável, que convida o cliente a ficar; e preços justos, que têm como exemplos lanches por R$ 19 e a porção de batatas fritas para compartilhar que custa R$ 9.

A estrela do cardápio é o Cabana Burger, um smashburger (hambúrguer prensado contra a chapa, selando-o, criando uma camada crocante por fora e mantendo o centro rosado no ponto perfeito) com carne de Angus fresca, american cheese, alface, tomate e molho da casa em um pão de batata muito fofinho criado especialmente para o Cabana. Ainda é possível incrementar com bacon, onion rings, transformar em duplo ou triplo, de acordo com a preferência do cliente.

Outro lanche muito requisitado é o vegetariano Mushroom Burger, com hambúrguer à base de cogumelos portobello gigantes e recheado com queijo cheddar (que explode na boca), servido com alface, tomate e molho especial da casa. A doçura das refeições fica por conta do gigantesco Wow Shake, feito com sorvete artesanal de baunilha, batido com Nutella e servido com um cookie quentinho (este recheado com Nutella e gotas de chocolate). “O Cabana recebe muitas famílias e é muito legal ver avós se deliciando com nossos hambúrgueres e contando sobre lugares em que comeram há 30 anos. Ou quando vemos a criançada comendo seus primeiros hambúrgueres e já criando memórias”, conta Paulo.

Cheia de estilo, a hamburgueria está instalada em um casarão dos anos 1940, com paredes de tijolinhos aparentes e aspecto rústico. Tem cozinha aberta e sofás espalhados pelos quatro cantos. E, para quem não abre mão de levar seu bichinho de estimação, a casa acolhe os pets em um ambiente especial para eles.

R. Oscar Freire, 56 Tel.: (11) 3061 2905
www.cabanaburger.com.br


Pequena notável – Brooklyn’s Burger & Beer

De portas abertas há um ano, a pequena e aconchegante Brooklyn’s homenageia o bairro onde nasceu com hambúrgueres artesanais saborosíssimos, serviço de delivery impecável e atendimento despojado.

Pedir um hambúrguer à mesa do Brooklyn’s e pelo telefone podem ser experiências igualmente surpreendentes. Não é preciso sair de casa para se deliciar com lanches, acompanhamentos e sobremesas cuidadosamente preparados, pois eles chegam como se tivessem acabado de sair do balcão. E quem vai até lá é recebido em um ambiente tão acolhedor que é dificil não se sentir em casa. “Nós tratamos os clientes como amigos, gostamos de conversar. Só falta sentarmos na mesa e tomar uma cerveja junto”, conta Júlio César Terracuso, sócio da casa ao lado do irmão André Felipe Terracuso e da cunhada Iris Guerra Terracuso.

Apesar da atmosfera informal da casa, o rigor dos três sócios com a qualidade do que ali se oferece está presente em cada detalhe, da escolha dos produtos ao preparo de cada item do cardápio, para garantir grandes momentos gustativos a seus clientes. O bacon, por exemplo, está sempre crocante para que não saia inteiro na boca no momento da mordida. “E é a última coisa que entra no lanche, para que não amoleça”, explica Júlio César. Outro detalhe que faz toda a diferença – e que pode ser comprovado com batatas bem sequinhas – é o tipo de gordura usado nas frituras: o óleo de algodão, que também ajuda a manter os alimentos crocantes por mais tempo. Esse é um dos segredos do Brooklyn’s para entregar refeições sempre fresquinhas – além das embalagens ideais para essa finalidade, no caso do delivery.

Tanto cuidado só poderia resultar em exemplares dignos de suspiros, como o vistoso Duplo cheddar bacon, com dois hambúrgueres de 100 g cada, cebola caramelizada, molho de tomate artesanal e maionese, servido no pão australiano. Para os amantes de sabores mais picantes, o BBQ Bacon Jalapeño – com um hambúrguer de 180 g, queijo prato e molho barbecue – é uma pedida infalível. E a casa também oferece um delicioso hambúrguer vegetariano (feito com vegetais, grão-de-bico e funghi), que os clientes podem montar com os diversos molhos, queijos, maioneses e saladas disponíveis no cardápio. A opção para quem não come carne já é sucesso absoluto.

Entre as sobremesas, os transbordantes milk shakes servidos em canecas estilosas são  as atrações principais, nos sabores Paçoca, Ovomaltine, Oreo e Nutella. Também disponíveis para entregas, são enviados em embalagens especiais para que cheguem ainda geladinhos. “As entregas desse item são sempre priorizadas. A agilidade é fundamental para que o shake chegue perfeito. Recebemos muitos elogios, pois os clientes se surpreendem”, conclui Júlio, que promete novos sabores no cardápio em breve.

R. Miami, 21 Tel.: (11) 4563 9363/4324-9363
www.brooklyns.com.br


Barba, cabelo e… hambúrguer! – The Old Cut

Em um ambiente estiloso com clima dos anos 50, a The Old Cut é bem mais do que uma barber shop sofisticada: tem estúdio de tatuagem, mesa de bilhar e oferece deliciosos hambúrgueres artesanais, preparados com ingredientes frescos e muito capricho.

Inspirados por uma barbearia que conheceram em viagem a Nova York, a empresária Thais Ribeiro e o fotógrafo Lúcio Cunha decidiram empreender com criatividade para oferecer tratamento VIP ao público masculino, com sofisticação, elegância e praticidade. Assim, em novembro de 2016, nascia a The Old Cut, que proporciona aos clientes uma experiência diferenciada de cuidados com barba e cabelo, além da conveniência de uma hamburgueria e de um estúdio de tatuagem em ambientes distintos – mas conectados pelo conceito old school, que vai da música à decoração. Enquanto espera para ser atendido, o cliente pode jogar sinuca, tomar uma cerveja gelada e até apreciar exposições de arte. “A proposta é atender o homem com todo carinho e cuidado em um ambiente pensado para eles. Temos um serviço de tatuagem de primeira linha e meus barbeiros são profissionais de raiz”, explica Thais, que mantém uma decoração cheia de referências aos anos 50, com um piano, um sofá e quadros da década. Até a mesa de bilhar de madeira veio do passado direto para a barber shop.

Lanches de família
Em menos de um ano de atividade, a The Old Cut já se tornou um dos pontos de encontro mais descolados do Brooklin, na opinião dos moradores da região. Lá, pais e filhos compartilham momentos de descontração e estreitam os laços. “Os meninos ficam encantados em cortar o cabelo no mesmo lugar que o pai. Um exemplo lindo foi um rapaz de uns 40 anos que levou a família e o pai para comer hambúrguer”, conta Thais Ribeiro. Os lanches artesanais sempre fresquinhos, no pão de brioche ou australiano, já são um sucesso, pelo sabor e capricho na apresentação. No cardápio enxuto, mas impecável, destacam-se o Classic Cheese Salada, que leva mussarela, alface, tomate e maionese verde, o The Old Cut, feito com hambúrguer de costela, mussarela, cebola caramelizada e maionese defumada. Os amantes de bacon e aqueles que preferem porções maiores podem incrementar seus lanches à própria moda com os complementos do cardápio, como a deliciosa maionese, preparada diariamente na casa. Para acompanhar, batatas que chegam à mesa sequinhas e crocantes. E as sobremesas são apenas duas, mas representam bem a categoria: o Churros espanhol com ganache de doce de leite fisga os olhares pela aparência elegante e o Brigadeiro de colher, feito com chocolate belga, flocos e massa folhada belga é uma tentação difícil de resistir.

R. Ribeiro do Vale, 511 – Brooklin Tel.: (11) 5505 0818
www.theoldcut.com


Hambúrguer de água doce – Geneseas

Os pescados nobres da Geneseas, empresa especialista em aquacultura e detentora  das marcas Saint Peters, Dellmare e Tilly, acrescentaram suavidade e personalidade a dois sanduíches preparados pelo chef Manuel Coelho, do contemporâneo Sensi.

Há 16 anos empenhada em satisfazer as necessidades de seus clientes, oferecendo pescados de alta qualidade, a Geneseas atua em todos os elos da cadeia produtiva da tilápia, desde a produção da ração até a distribuição local e internacional. A empresa também adquire e distribui outros pescados selecionados, como o salmão e o camarão, selecionados entre os melhores produtores mundiais. Tudo isso com o objetivo de assegurar que seus produtos cheguem às mesas brasileiras a preços acessíveis, de maneira ecologicamente responsável, e ainda contribuir com uma alimentação mais saudável.

O chef Manuel Coelho, do restaurante Sensi, testou e comprovou a qualidade da tilápia da marca em duas receitas de hambúrguer preparadas com exclusividade para Go’Where Gastronomia. Combinações inusitadas do peixe com ingredientes como bacon e a maionese especial feita com salsinha evidenciaram o sabor e a textura inconfundível dos pescados Geneseas.

Sensi: R. Gabriele D’Annunzio, 1345 – Campo Belo Tel. (11) 2478 5099
www.sensigastronomia.com.br

Geneseas: Tel.: (11) 3123-2100
www.geneseas.com.br


Sanduba do bom – San Dubão Chic

Descolada e com ótimos lanches, o San Dubão Chic cativa os amantes de bons hambúrgueres.

Ponto de encontro de turma de   amigos, casais e famílias, o San Dubão Chic, comandada pelos amigos de infância e sócios João Batista Gomes e Sebastião Januário Vieira Fernandes é um misto de lanchonete e restaurante – e tem público cativo, que vai ali em busca dos hambúrgueres e pratos feitos com capricho na casa inaugurada em 2008, num bairro arborizado na região sul da cidade.

Entre eles, os hambúrgueres de picanha com carne de primeira, acompanhada de bacon, salada, queijo, catupiry, fritas, ovos e muito mais. Da linha de beirutes, a versão Sandubão vem com fritas, filé mignon, mussarela, presunto, ovo, alface, tomate e a famosa maionese da casa. Vale experimentar também algumas novidades, como o Hambúrguer do chef (lanche feito com hambúrguer de picanha, queijo, alface juliana, cebola picada e um molho rosé especial), o Filé mignon servido com queijo, bacon e maionese no pão ciabata quentinho e macio.

Dos pratos, o Contra filé champignon é servido com alface e tomate, além do Chicken light e Picanha com fritas, brócolis, salada russa, entre outras. Às quartas-feiras e sábados, a dica é a bem servida feijoada. Para adoçar o paladar, tem pe˜ t gâteau, frutas, açaí na tigela, mousse, novos milk-shakes, como o batizado com nome da lanchonete, que leva sorvete de chocolate, licor de cacau, chantilly e chocolate.

No salão ou no serviço de delivery, os clientes contam com um atendimento ágil e atencioso. Na decoração inspirada nas lanchonetes do centro de São Paulo da década de 90, o aconchegante salão tem tons de vermelho nos estofados e iluminação natural. Ambiente perfeito para entrar, sentar e se deliciar sem culpa com o que vem da cozinha do San Dubão.

R. Franklin Lewis Gemel, 22 Jardim Marajoara – Tel.: (11) 3804 6280


Sanduíches levíssimos – Superbom

O portfólio de produtos da Superbom vai muito além de seus conhecidos sucos integrais. Seus queijos, maionese e um delicioso hambúrguer vegetal fizeram bonito nos lanches preparados por Fabio Tebar, na descolada Come On Burger.

Com o crescente número de veganos e vegetarianos no país, não é de se estranhar que cada vez mais restaurantes incluam em seus cardápios pratos que contemplem esse público e opções para os adeptos de uma alimentação saudável. Não é diferente com as hamburguerias, que já têm à disposição ingredientes de qualidade, como os oferecidos pela Superbom, referência no segmento.  A marca oferece uma linha completa de queijos 100% veganos, os Vegancheeses, sem lactose, colesterol, gorduras trans, conservantes ou corantes artificiais. Além disso, os Vegancheeses têm 20% menos calorias quando comparado aos queijos tradicionais. O hambúrguer à base de proteína de soja é enriquecido com chia e outros ingredientes nobres que garantem qualidade e sabor ao sanduíche. Rico em fibras e com baixo teor de sódio,  produto tem alto valor de proteínas (equivalente ao da carne) e seu preparo é muito prático. E para valorizar sabor das receitas, a Superbom apresenta o seu molho cremoso tipo maionese Vegetale, que, além  de não conter produtos de origem animal, ainda é fonte de Ômega 3 e Ômega 6, gorduras benéficas para o cérebro e o coração. Com esse verdadeiro arsenal saudável, Fabio Tebar, proprietário da badalada Come On Burger, preparou dois sanduíches leves e saudáveis, comprovando a versatilidade e sabor dos produtos da marca.

Vegetariano
✓ 1 Hambúrguer Vegetal Sabor Churrasco Superbom
✓ 1 colher (sopa) de Maionese Vegetal Superbom
✓ Três fatias de queijo mussarela
✓ 1 cebola média
✓ 1 pão de brioche
Modo de preparo: Fatie a cebola e coloque em uma frigideira quente com meia colher de manteiga. Em outra frigideira, espalhe uma colher de açúcar e aqueça em fogo médio. Mantenha até derreter e, quando atingir a cor de caramelo, adicione à frigideira onde estão as fatias de cebola. Reduza o fogo e deixe caramelizar por cerca de 15 minutos. Desligue o fogo e reserve. Grelhe o hambúrguer por cerca de sete minutos (três minutos e meio de cada lado). Quando trocar a posição do hambúrguer, coloque as fatias de mussarela sobre ele e mantenha até completar o tempo de cozimento, quando o queijo estará derreti do. Abra o pão ao meio e espalhe maionese na fatia da base. Coloque o hambúrguer com o queijo sobre a maionese e adicione a cebola caramelizada por cima do queijo. Cubra com a outra metade do pão.

Vegano
✓ 1 cebola roxa pequena
✓ Duas fatias de tomate
✓ 1 Hambúrguer Vegetal Sabor Churrasco Superbom
✓ 3 fatias de Vegan Cheese Sabor Cheddar Superbom
✓ 1 pão de brioche
Modo de preparo: Grelhe o hambúrguer por cerca de sete minutos (três minutos e meio de cada lado). Disponha as fatias de queijo sobre a grelha e mantenha até derreter. Abra o pão ao meio e coloque as fatias de tomate na fatia da base, as cebolas, o hambúrguer e, por último, o queijo derretido. Cubra com a outra metade do pão.

Come On Burger: R. Dr Álvaro Alvim, 193  – Vila Mariana Tel.: (11) 5082 1645
www.comeonburger.com.br

Superbom: Tel.: (11) 2842 1800
www.superbom.com.br


Suculência em três versões – VPJ Alimentos

Presentes nos melhores restaurantes e boutiques de carnes do país, os produtos da VPJ Alimentos são garantia de qualidade e sabor em qualquer receita. O chef Jose Meirelles, do Zucco, que o diga: os hambúrgueres da marca enriqueceram seus pratos com categoria inegável.

Com 13 anos de atuação no mercado de alimentos, a VPJ assegura a qualidade e a procedência de suas carnes, pois se encarrega rigorosamente de todas as etapas do processo de produção: seleção genética, abate, porcionamento e distribuição nos pontos de venda. O resultado são produtos muito mais suculentos, saborosos e saudáveis, certificados pela Associação Brasileira de Angus através da TÜV Rheinland. Os animais (bois da raça Angus) são alimentados apenas com produtos naturais e abati -dos ainda jovens, favorecendo a maciez e os demais atributos da carne. Com ingredientes tão especiais em mãos, o desafio de preparar três pratos com os hambúrgueres bovinos e de linguiça da marca foi uma experiência fácil para o chef José Meirelles do restaurante Zucco. As receitas de encher os olhos e o paladar, reafirmam o compromisso da marca em transformar cortes nobres em satisfação.

Hambúrguer na massa de pizza no forno a lenha
Rendimento: 4 porções
✓ 200 g de queijo brie
✓ 600 g de massa de pizza
✓ 4 hambúrgueres de fraldinha de Angus VPJ
✓ 10 g de sal
✓ 5 g de pimenta-do-reino
Modo de preparo: Abra a massa de pizza bem fina. Sobre ela, coloque o hambúrguer já grelhado mal passado. Acrescente o queijo brie sobre o hambúrguer e feche a massa. Leve ao forno a lenha por três minutos. Obs.: para fazer a receita no forno combinado será necessário pré aquecê-lo e assar à temperatura de 250°C.

Hambúrguer de linguiça
Rendimento: 4 porções
✓ 4 pães de hambúrguer
✓ 4 unidades de Hambúrguer de Linguiça VPJ
✓ 200 g de mussarela de búfala
✓ 100 g de tomate caqui maduro
✓ 100 g de panceta crocante
✓ 100 g de rúcula
✓ Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo: Grelhe os hambúrgueres em uma frigideira bem quente, divida o queijo e acrescente sobre os hambúrgueres. Leve ao forno por cinco minutos a 180°C e, em seguida, coloque entre as fatias de pão aquecidas. Finalize com o tomate, a rúcula e a panceta crocante.

Hambúrguer de acém VPJ
Rendimento: 4 porções
✓ 4 unidades de hambúrguer de acém de Angus VPJ
✓ 4 ovos caipiras
✓ 20 g de flor de sal
✓ 10 g de pimenta-do-reino
✓ 30 ml de azeite extravirgem
✓ 100 g de tomate cereja
Modo de preparo: Para servir, monte a salada em prato raso, acomode os hambúrgueres grelhados e os tomates e finalize com azeite.

Zucco: R. Haddock Lobo, 1416 – Tel.: (11) 3897 0666
www.zuccorestaurante.com.br

VPJ Alimentos: Tel.: (19) 3565-5700
www.vpjalimentos.com.br


Dupla de sucesso – Well’s e Fornatore

Famoso por oferecer autênticas receitas americanas, a Well’s tornou-se um ícone gastronômico na Zona Norte, dividindo o sucesso com o restaurante Fornatore, ítalo-americano dos mesmos donos.

Instalados no Santana Parque Shopping, o Well’s e o Fornatore oferecem experiências gastronômicas distintas, embora suas receitas compartilhem do mesmo rigor com a qualidade e a procedência dos ingredientes. A Well’s nasceu em 2007, inspirada pela primeira lanchonete especializada em hambúrgueres nos Estados Unidos, que daria origem ao conhecido – e tão apreciado – american diner. Os pratos encorpados e hambúrgueres especiais chamam atenção pelo tamanho e surpreendem pelo sabor marcante. Lanches como o Big Well’s (com queijo cheddar, bacon, cebola roxa, alface, tomate e maionese Well’s) e o The Original Burger (com queijo cheddar, alface, tomate, molho barbecue e onion rings crocante) fazem a alegria dos buguermaníacos de plantão. Grelhados como a Costelinha suína ao molho barbecue, servida com batatas fritas, agradam tanto quanto os hambúrgueres.

Já no Fornatore, as cozinhas americana e italiana convivem em harmonia, dando opções deliciosas para quem não abre mão de variedade e sabores cheios de personalidade. Lá, os hambúrgueres – acompanhados de batata frita ou rústica – e pratos como a St Louis Ribs (costela suína ao molho barbecue) dividem espaço no cardápio com pizzas e massas. A Lasanha à bolonhesa e o Raviole verde (recheado com uma combinação de mussarela de búfala e molho pomodoro) são alguns destaques. O restaurante ítalo-americano é ambientado com inspiração nas casas da Sardenha e traz a rusticidade e os tons pastéis tipicos dessa região da Itália.

Santana Parque Shopping R. Conselheiro Moreira de Barros, 2780 Tel.: (11) 2238 3223


Hambúrguer do seu jeito – Stunt Burger

No formato “monte seu lanche”, o Stunt Burger oferece agilidade com qualidade a preços justos. Depois do sucesso de seus suculentos hambúrgueres no Morumbi, a casa chega ao Shopping Iguatemi com combos para o almoço.

É impossível passar em frente ao Stunt Burger e não     se deixar hipnotizar pelos deliciosos aromas que saem de seu interior. Criada em 2015 pelo chef Donato Galvez (foto) e seus fi lhos Donato e Nicholas Acquaviva, a hamburgueria oferece um atendimento diferenciado: o cliente faz o pedido no balcão, escolhendo os ingredientes de sua preferência para montar o próprio hambúrguer. Enxuto, o cardápio oferece os principais tipos de queijos (prato, cheddar, muçarela e gorgonzola), pão com e sem gergelim, além de cinco complementos (alface, to-mate, cebola, picles e bacon) pelo valor fixo de R$ 23. Os ávidos por novidade podem esperar por uma opção criativa a cada 30 dias, o “Hambúrguer do Mês”, sempre inspirada em desenhos animados, super-heróis e personagens da cultura pop, como Star Wars e Game of Thrones. E para os vegetarianos, hambúrguer de falafel é a boa pedida da casa. Para acompanhar, batatas fritas,  milk shakes de Nutella, Paçoca ou Morango e a novidade: Dream Burger, feito com massa de sonho e recheio de Nutella ou doce de leite.

Stunt no Shopping Iguatemi
O modelo que conquistou o bairro do Morumbi em poucos meses de funcionamento acaba de ganhar mais uma unidade, agora no Shopping Iguatemi. E, além dos consagrados hambúrgueres personalizáveis, os clientes podem se deliciar com os combos formados por um lanche, uma porção individual de batata frita e um refrigerante de 330 ml, por R$ 32. “Sempre recebemos pedidos de clientes para abrir uma unidade ‘do outro lado da ponte’. E, enfim, chegou o momento de atender a esse pedido”, conta Donato, o pai. O funcionamento da casa segue os passos da matriz e a decoração também tem a mesma temática, dando espaço a super-heróis, personagens de desenho animado e histórias em quadrinhos.

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 loja 1-A-7B (Shopping Iguatemi) Tel.: (11) 3034 1313
R. José Jannarelli, 426 – Morumbi (11) 3721 3538 @stuntburger
www.stuntburger.com.br


Hambúrguer de primeira – Burgguer’s

Há 13 anos em atividade no Tatuapé, a Burgguer’s investe em ingredientes de alta qualidade para oferecer uma deliciosa variedade de lanches bem servidos, em ambiente cheio de estilo.

Uma das primeiras hamburguerias a chegar à Zona Leste da cidade, a Burgguer’s vem conquistando cada vez mais apaixonados por lanches artesanais, super recheados com ingredientes selecionados e de sabor inigualável. Com o compromisso permanente de zelar pela qualidade dos produtos que oferece, a lanchonete – que iniciou suas atividades no Tatuapé em 2004 – optou por manter o próprio açougue, onde a carne é diariamente limpa e transformada em hambúrgueres sem adi° vos químicos, assim como as batatas, sempre sequinhas e crocantes, e a maionese preparada na casa com ovos hidrogenados – dois itens que fazem quase tanto sucesso quanto os próprios lanches.Os caprichados sanduíches, porções e sobremesas de tamanhos generosos são a marca registrada do Burgguer’s. Entre os destaques, o X-Salada (com hambúrguer de colchão mole), o Big Burger, que leva um suculento hambúrguer preparado com 150 g de picanha, queijo, alface, cebola e molho especial da casa. E, para completar o ° me de delícias, enorme X-Burgão, feito com um blend de 200 g de miolo de alcatra – além de vistosos beirutes. A caprichada porção de batatas fritas cobertas com cheddar e bacon serve até quatro pessoas.  O vasto cardápio inclui ainda pratos executivos, servidos no almoço de segunda a sexta. À noite, uma variedade de grelhados, como salmão, abadejo, picanha e filé mignon, são alternativas leves e saborosas para finalizar bem o dia.

E, para adoçar o paladar, as sobremesas que fazem a cabeça do público são os crepes e waffles cobertos com sorvete, marshmellow e calda de chocolate, doce de leite ou morango. Além deles, o Delícia de morango não tem esse nome à toa: a fruta coberta com chocolate quente provoca suspiros em quem experimenta. E os mais de dez sabores de milk shakes disponíveis incluem coco, morango, chocolate, Ovomaltine e Negresco.

A casa acompanha as tendências do setor gastronômico e, por isso, modernizou suas instalações recentemente, de forma a oferecer uma experiência ainda mais especial, com mais conforto e elegância.

R. Azevedo Soares, 1172 – Tatuapé Tel.: (11) 2094 3940
www.burgguers.com.br


Qualidade a pronta entrega – New Burguer

Com quatro unidades na Zona Leste e especializada em delivery, a New Burguer investe em ingredientes, técnicas e embalagens especiais que garantem a entrega de lanches sempre impecáveis, da apresentação ao sabor.

O New Burguer é uma dessas hamburguerias que atraem pelo aroma. Seus hambúrgueres preparados com carnes frescas e temperos especiais conquistaram o bairro do Tatuapé, onde a primeira unidade foi inaugurada há nove anos e fez tanto sucesso que expandiu suas atividades para outros três pontos na região. Os produtos de primeira qualidade e o preparo artesanal de seus lanches e acompanhamentos fazem toda a diferença ao paladar dos clientes, que lotam as quatro unidades da rede, mas também têm a conveniência de um serviço de delivery exemplar.

Uma variedade de lanches preparados com o blend tradicional bovino de 120 g, o de picanha de 200 g ou as opções de hambúrguer vegetariano e de calabresa pode chegar à mesa ou à casa dos clientes com a mesma apresentação e sabor. Mais de 20 acompanhamentos deixam os sanduíches ainda mais especiais e personalizados. O caprichado Chee-se salada (feito com hambúrguer tradicional, alface, tomate, queijo prato e maionese da casa) é um dos mais pedidos, seguido pelo Max Burguer (com dois hambúrgueres de picanha, queijo, ovo, cebola grelhada, bacon, alface, tomate e maionese no pão aberto) e pelo exagerado Triplo X (com três hambúrgueres de picanha, triplo queijo prato e triplo bacon). No momento do pedido, que pode ser feito diretamente no site da hamburgueria, é possível ainda escolher o tipo de pão entre tradicional, australiano e integral. E combinar com a porção de batatas fritas, bebida e sobremesa, ao gosto do cliente, ou ainda escolher entre as sugestões de combos a preços especiais. Entre as sobremesas do cardápio, o irresistivel Petit Gâteau servido com duas bolas de sorvete e os oito sabores de Milk shake são opções certeiras.

O proprietário Antonio Lopes garante que o New Burger oferece as embalagens mais seguras e especialmente elaboradas para preservar o sabor e a aparência dos alimentos durante o transporte. Além disso, a casa trabalha com um tipo especial de batatas importadas que se mantêm crocantes e sequinhas por mais tempo.

R. Emilia Marengo, 336 – Tatuapé
R. Tuiuti, 2743 – Tatuapé
R. Herval, 1085 – Belém
R. Chamata, 806 – Mooca
Tel.: (11) 2673 3456 / 2081 1737
www.newburguers.com.br


Sabores únicos – Young Burger

Há dois anos na Bela Vista, o Young Burger aposta em uma variedade de hambúrgueres artesanais para compor lanches personalizáveis, de acordo com o gosto do cliente.


O Young Burger foi idealizado pelo gastrônomo Liu Fukushima – sócio do Noh Bar –, ao lado da esposa Fabiana Muniz – que tem 14 anos na área de alimentos e bebidas e criou o Jasmim Rosa Café, na mesma rua – e do engenheiro, surfista e fã de hambúrguer Luiz Fernando. Os três se inspiraram em uma famosa hamburgueria de Washington, capital dos Estados Unidos, para trazer o conceito “monte seu lanche” para a Bela Vista. A intenção era oferecer uma opção de comida diferenciada e inovadora ao público da região. “O começo foi tristemente engraçado, pois tínhamos conhecimento na área e achávamos que seria fácil”, relembra Fabiana Muniz. Mas, para a surpresa dos sócios, todo o know how não foi sufi ciente para evitar problemas que atrasariam a inauguração da casa: após a demora na instalação do relógio de luz e outros imprevistos no decorrer da obra, finalmente em maio de 2015 – dois meses após a data prevista – o Young Burger estava pronto para servir seus deliciosos lanches feitos com hambúrgueres artesanais.

O conceito
Por questões práticas – como tamanho da chapa e número de lugares – a Young Burger foi desenvolvida nos moldes da genial Five Guys, que tem mais de mil unidades espalhadas pelos Estados Unidos. A ideia inicial era oferecer lanches suculentos, preparados com hambúrgueres de 100 g (rápidos de assar na chapa) e ingredientes frescos que poderiam ser adicionados da maneira que o cliente desejasse. Vários testes foram feitos com blends de carnes, complementos, pães, batatas (para isso, o conhecimento do casal e a parceria com fornecedores de outros empreendimentos foram muito valiosos), até chegar ao resultado ideal. Mas o trabalho não parou por aí: com a ajuda de Bruno Felix, responsável pela cozinha, continuam se atualizando para trazer novidades para a região. Hoje a casa tem hambúrgueres de 150 g, com a carne mais alta e suculenta, e o cliente pode escolher o ponto, assim como adicionar mais de um disco à sua montagem preferida. As combinações mais pedidas são apresentadas como sugestões para os indecisos:
American Burger: carne de 100 ou 150 g, queijo cheddar, alface americana, tomate, picles, bacon, molho barbecue e maionese da casa (com ervas).
French: carne de 100 ou 150 g, queijo brie, cogumelos paris à provençal e maionese da casa.
Veggie Burger: hambúrguer vegano à base de farinha de grão de bico, granulado de tapioca, salsa, alface americana, rúcula, tomate e maionese de funghi.

Porque Young Burger?
O hambúrguer agrada pessoas de todas as idades, da criança ao avô. Um hambúrguer suculento, gostoso e bem prepara-do é capaz de fazer os apaixonados pelo lanche mudarem de dimensão com apenas uma mordida. É como uma suspensão do tempo que revigora o espírito, tornando-o jovem. Desenvolvido na região da Bela Vista, mas com o objetivo de ganhar o mundo, a casa trabalha com ingredientes selecionados e frescos, para oferecer sempre a melhor experiência ao público, com quem mantêm um relacionamento estreito. Com serviços de retirada agendada o cliente liga, faz o pedido e diz o horário que vai retirar) e delivery, a equipe preza a qualidade e entrega lanches quentinhos (por isso, a cozinha só prepara o pedido no momento em que o motoqueiro está pronto para levar, assegurando que o lanche e a batata cheguem com qualidade ao destino).

Procurando atender às necessidades dos clientes – afinal, ‘nem só de hambúrguer vive o homem’ –, a casa incluiu três pratos no cardápio: um deles é a Sobrecoxa extramacia marinada em temperos frescos e aromáticos, assada em forno combinado, acompanhada de creme de milho homemade, arroz e mix de salada verde com tomatinhos, croutons e molho caesar. Tem também o prato italiano preferido dos brasileiros: o filé à parmegiana, preparado com 150 g de coxão mole assado no forno – isso mesmo. Assim como o bacon da casa, não é frito! – acompanhado de arroz e batata frita holandesa (amarelinha e bem crocante). E o terceiro prato é um Strogonoff de baby beef, muito cremoso, acompanhado de arroz e da tradicional batata palha. Na parte de Street Food ou entradinhas, o Young Burger oferece as Chicken wings: asinhas de frango temperadas com páprica, assadas no forno e acompanhadas de batata ou salada, e a maravilhosa Costelinha barbecue, também assada e servida com molho feito na casa. As maioneses caseiras de ervas, funghi, chilli, aioli e tomate seco abrilhantam ainda mais o cardápio e já são sucesso absoluto. E tudo é supervisionado diariamente, com carinho, amor e cuidado. E aí? Já comeu hambúrguer hoje? Ligue para o Young Burger!

R. Itapeva, 123  – Bela Vista Tel.: (11) 3171 1058
www.youngburger.com.br


Novidade gourmet – Menca Burguer

Carnes artesanais e receitas com toque de chef são alguns dos ingredientes de sucesso do recém-inaugurado Menca Burguer.

Mesmo com a moda das hamburguerias gourmet, alguns endereços da cidade chegam para cativar ainda mais os apaixona-dos pela clássica receita americana. Esse é o caso do Menca Burguer, dos jovens e antenados sócios Matheus Mencarini e Leonardo Antonini. As saborosas receitas da casa são preparadas com produtos de qualidade e passaram por muitos testes até serem selecionadas para compor o menu da lanchonete. Das carnes, um dos grandes diferenciais é que todas veem do açougue boutique Mencarini, lançado por Osvaldo Mencarini e hoje um dos mais importantes do mercado de carnes premium, que serve de matriz para o Menca (mesmo grupo). “Foram meses de pesquisa e de muitos testes para definirmos e encontrarmos que realmente queríamos. Das receitas à ambientação, tudo foi detalhadamente pesquisado e feito com total atenção para que nossos clientes se sintam bem e tenham uma excelente experiência gourmet no Menca”, diz Matheus.

Das pesquisas, surgiu o Blend Mencaburguer servido nas porções 120 g e 170 g e envolto em um pão macio e generosos acompanha-mentos. “Todo o nosso cardápio é feito com produtos de qualidade e carnes premium”, destaca Matheus. Não por acaso, o Menca Burguer é o local preferido de famílias e grupos de amigos que buscam um local aconchegante e atendimento personalizado.

R. do Acre, 73  – Mooca Tel.: (11) 4329 0096
/mencaburger   @mencaburger


Carona com o Burger – Lambretta’s Burger

Com gostoso ambiente e ótimos lanches, o Lambretta’s Burger é a pedida certa para reunir amigos e familiares e se deliciar com as maravilhas da casa.

A decoração vintage e retrô com figuras de astros do rock estampadas nas paredes e móveis com detalhes na cor vermelha contribuem para que o Lambretta’s Burger seja um dos grandes sucessos da região de Santana e parada obrigatória para quem está a caminho da Serra da Cantareira e quer provar um bem preparado hambúrguer. Além disso, há o olhar atento e experiente do restaurateur Luiz Garrido, há mais de 20 anos no mercado gastronômico e que, desta vez, deixa a cargo de seus filhos, Rodrigo Garrido (foto) e Caroline Garrido, o comando da hamburgueria. “Temos cuidado com todos os detalhes para oferecer o melhor aos nossos clientes, desde o atendimento até a escolha dos ingredientes para compor o cardápio”, explica Luiz.

No menu, entre os inúmeros burguers e pratos, a boa pedida é o inusitado rodízio de mini hambúrgueres. São cinco opções de carne: fraldinha, filet mignon, picanha, frango e calabresa, servi-dos com dez acompanhamentos, além de batata frita, refrigerante ou suco natural. Outra tentação é o irresistível Hambúrguer Arizona, Burger de picanha 180 g, servido no pão semi italiano redondo com bacon crocante, alface crespa, tomate, queijo, molho barbecue e onion rings, tudo com uma generosa camada de maionese Lambretta’s – receita criada pela marca e guardada a sete chaves. Para finalizar, escolha o Milk shake de Nutella, com taça revestida de Nutella e castanha de caju.

R. Dr. Zuquim, 1251 – Santana – Tel.: (11) 2368 0448 /Lambrettas-Burger @lambrettas-burger www.restaurantelambrettas.com.br