Estrelas dos vinhos

Apreciadores de uma boa taça de vinho, Galvão Bueno, Drew Barrymore, Andrés Iniesta, Andrea Bocelli e Francis Ford Coppola transformaram essa paixão em negócio e lançaram seus próprios rótulos da bebida predileta de Baco.

Por: Cibele Carbone

FRANCIS FORD COPPOLA WINERY, de Francis Ford Coppola

Um verdadeiro parque de diversão para os apaixonados por vinho, a Francis Ford Coppola Winery está localizada em uma fazenda em Geyservill, no extremo norte da região de Sonoma County, na Califórnia. Mas por lá é possível encontrar muito mais do que vinhedos. O diretor de cinema Francis Ford Coppola criou um complexo com atrações que unem suas duas grandes paixões: cinema e vinho. É um verdadeiro resort em meio às plantações dos mais variados tipos de uvas, com direito a piscinas, restaurantes e – claro – galeria com objetos relacionados aos filmes de Coppola e onde estão também algumas de suas estatuetas do oscar. a vinícola produz, atualmente, dez rótulos de excelente qualidade sob o comando do winemaker Corey Beck. Como destaque, vale citar o francis Coppola diamond Collection Cabernet sauvignon 2012, com aroma frutado intenso; e o francis Coppola diamond Collection Red Blend 2011, feito com uvas Zinfandel, syrah, Petite syrah, Cabernet sauvignon e Merlot.

www.francisfordcoppolawinery.com


BUENO WINES, de Galvão Bueno

O mais famoso jornalista e comentarista esportivo do Brasil, Galvão Bueno, tem uma paixão que vai além dos campos de futebol e pistas de automobilismo. Ele é adorador de vinhos e mergulhou nesse universo para aprender sobre os tipos de uvas, assim como suas nuances. O primeiro passo do jornalista como empreendedor nessa área foi com um vinho tinto, de corte bordalês: o Bueno Paralelo 31, lançado com o espumante Bueno Cuvée Prestige, em 2010. o sucesso imediato o incentivou a expandir a marca e lançar dois novos rótulos: o Bueno Bellavista Pinot Noir e o Bueno Bellavista sauvignon Blanc. os vinhos da Buenos Wines são produzidos na região de Campanha gaúcha, em Candiota (Rs), desde 2009, na fazenda Bellavista Estate. No terroir, já são 17 vinícolas distribuídas em uma faixa de 200 km que corre paralela à fronteira com o uruguai. Atualmente, a produção da Bellavista Estate está sob a supervisão do winemaker italiano Roberto Cipresso. a parceria com esse expert, no entanto, não se limita ao território brasileiro. Galvão Bueno se uniu com Cipresso, em 2012, e lançaram o Bueno la vallett a, produzido na região da toscana, mais especificamente na comuna de Montalcino. a dupla ainda lançou o Bueno-Cipresso di Montalcino, um vinho elegante e complexo, produzido apenas em anos que a colheita é considerada uma safra excepcional. No total, a Bueno Wines produz nove rótulos, entre as vinícolas do Brasil e da Itália.

www.buenowines.com.br


BODEGA INIESTA, de Andrés Iniesta

O espanhol Andrés Iniesta, jogador de futebol do time japonês vissel Kobe, fundou, em 2010, a Bodega Iniesta, localizada em fuentealbilla – local conhecido por seus vinhedos e onde o jogador nasceu. Mas o interesse do jogador por esse universo vem desde cedo, já que seu pai, José antônio, tinha um vinhedo de 10 hectares nessa mesma área e sonhava em produzir e comercializar seus próprios rótulos. atualmente, a Bodega Iniesta possui 200 hectares e produz os mais variados tipos de uvas, entre elas Macabeo, Bobal, graciano, Chardonnay, Petit verdot e sauvignon Blanc. os vinhos se dividem em duas linhas – Corazón loco e finca El Carril.

www.bodegainiesta.es


BOCELLI FAMILY WINES, de Andrea Bocelli

Localizados na comuna de lajatico, região da toscana, na Itália, os vinhedos da Bocelli family Wines fazem parte do legado dessa família italiana há muito tempo, mais precisamente desde 1730, quando Bartolomeo Bocelli começou a plantar uva no pequeno pedaço de terra de que era dono. Nos anos de 1930, Alcide Bocelli – avó do cantor Andrea Bocelli – decidiu expandir o negócio, que existe até os dias de hoje e está sob o comando do cantor e de seu irmão, Alberto. a vinícola tem plantações de uvas típicas da toscana, como sangiovese, Canaiolo, Colorino, Malvasia e trebbiano. além disso, devido às características do terroir, também começaram a plantar uvas Cabernet sauvignon há dez anos. E desde 2011, a Bocelli Wines conta com a parceria de outros vinhedos italianos para produzir vinhos sangiovese e suaves prosecos.

www.bocellifamilywines.com


BARRYMORE BY CARMEL ROAD, de Drew Barrymore

Conhecida por trabalhos como ET e As Panteras, a paixão pelos vinhos fez com que a atriz de Hollywood se unisse com a Carmel Road – uma das maiores vinícolas da Califórnia – para criar a Barrymore Wines. são três rótulos criados, juntamente com o winemaker da Carmel, Kris Kato, expert no terroir de Monterey, onde está instalada a vinícola. todos são bem refrescantes e da variedade Pinot grigio – uma mutação da Pinot Noir –, a predileta da atriz, por achar que combina com diferentes situações e comidas.

www.barrymorewines.com