Que tal um mergulho pelas maravilhas das Ilhas Cayman

As Ilhas Cayman ficaram famosas pelas operações bancárias e por serem o quinto maior centro financeiro do planeta, com mais de 500 instituições. Mas o paraíso aqui é muito maior do que o fiscal. As ensolaradas Ilhas Cayman, a uma hora de voo de Miami, são sofisticadas, têm praias maravilhosas, natureza exuberante, fantásticos pontos de mergulho, hotéis e villas luxuosíssimas, além de uma das mais requintadas cenas gastronômicas do Caribe.

Por: Luciano Garcia

As Ilhas Cayman são uma colônia britânica ultramarina, formada por três ilhas entre Cuba e Jamaica. Foram descobertas por Cristovão Colombo em 1503, em sua última viagem ao “Mundo Novo”. As ilhas conjugam natureza e lifestyle: uma atmosfera única no Caribe.

AS TRÊS IRMÃS

Grand Cayman é a principal das ilhas, com aproximadamente 50 mil habitantes e uma área menor que Ilhabela. Há inúmeros restaurantes, hotéis de luxo e uma variedade de passeios. A segunda irmã, a meia hora
de voo de Georgetown, é Cayman Brac. Mais selvagem, é a preferida dos esportistas e dos casais em lua de mel. E, no meio das duas, Little Cayman, com somente 200 habitantes. As três ilhas são interligadas por voos curtos, realizados por aviõezinhos. Apesar do tamanho reduzido, Cayman recebe em média dois milhões de turistas por ano!

O LUXO DE SEVEN MILE BEACH

Se há algo que não falta nas Ilhas Cayman são lindas praias. Onde você estiver, terá uma praia por perto. Como o próprio nome explica, a badalada Seven Mile Beach, em Grand Cayman, é extensa e tem vários hotéis de luxo por toda a sua orla. Essa praia é considerada uma das mais belas de todo o Caribe.

A ORIGEM DO  PARAÍSO FISCAL

Diz a lenda que, no século 18, uma frota de dez navios da Coroa Britânica naufragou em recifes caribenhos. Devido à ajuda dos caymaneses no resgate dos tripulantes, o rei George III teria determinado que livraria aquelas terras de impostos. Verdade ou não, ninguém paga certos tributos ali, estrangeiro ou residente. Mas o fato de ser um paraíso fiscal não significa que Cayman seja um porto livre para o dinheiro – o país atua intensamente para evitar a lavagem de dinheiro.

UMA MANSÃO PRA CHAMAR DE SUA

Jet-setters de todo o planeta passam temporadas inteiras em mansões de cinema, as chamadas “villas”. Com diversas suítes, oferece toda a sofisticação e o glamour que se espera de uma residência de altíssimo padrão à beira-mar. O Caribbean Club combina o conforto único de casas privativas com o serviço e a atenção de um hotel de luxo. Cada villa tem, além das suítes, amplo living, cozinha equipada e terraço com vista para a praia de Seven Mile. A conciergerie providencia desde o traslado do aeroporto até as compras de supermercado. E até solicita a visita de um chef particular para preparar iguarias em sua própria villa, enquanto você aproveita o pôr do sol.

SOMBRA E ÁGUA FRESCA

Na parte norte de Grand Cayman fica a praia de Rum Point, muito procurada por famílias, pois não tem grandes ondas e o mar é tranquilo. Lá existem restaurantes e bares pé na areia, além de variedade de esportes náuticos, como vela, caiaque e jet ski. Depois de um delicioso almoço, deguste um coquetel tropical, deitado numa das inúmeras redes instaladas nas árvores das praias, curtindo a sombrinha e a brisa de Rum Point.

NON-STOP

Não se iluda pensando que, indo a Cayman, você ficará relaxando à beira-mar. Há incontáveis atividades para preencher o dia. Dá para iniciar a manhã com um tour de helicóptero pela ilha, explorar cavernas milenares, curtir passeio de bike ou fazer uma cavalgada. Entre no mar para nadar com golfinhos, arrraias, tartarugas e mergulhe para ver de perto um navio naufragado. Não quer se molhar? Vá de submarino. Retorne à praia e escolha entre vôlei, parasailing, kitesurf, caiaque ou power boat. Alugue um iate para uma pesca oceânica. Mas, se quiser uma programação mais light, vá fazer compras em Georgetown, visite o parque marinho das tartarugas ou curta um spa de luxo com tratamentos tropicais. Jogue golfe no fim de tarde ou escolha um dos restaurantes estrelados para um menu-degustação. Programação é o que não vai faltar!

NO FUNDO DO MAR

Normalmente, os maiores atrativos do Caribe estão no fundo do mar, e as Ilhas Cayman não fogem à regra. Cayman se tornou um dos mais procurados destinos de mergulho do mundo. As ilhas são, na verdade, montanhas submersas: paredões que alcançam profundidades superiores a 6.000 metros. Em apenas uma descida, você pode se deparar com rampas de areia, túneis, uma imensa variedade de corais e cavernas subaquáticas que desafiam os amantes do esporte. O arquipélago é reconhecido como o berço do mergulho no Caribe, tal a quantidade de vida marinha lá existente.

GEORGETOWN

Casas de madeira coloridas se misturam com edifícios mais novos, na capital Georgetown. Aqui ficam seus famosos bancos, instalados em salas comerciais, efetuando operações online diretamente com suas matrizes e sucursais. Os amantes das compras de luxo vão ficar maravilhados nas Ilhas Cayman. No porto, onde chegam os cruzeiros, existe uma imensa variedade de joalherias e lojas de grife. Aqui é o epicentro de vendas de produtos tax free. O destaque é a loja Kirk Freeport, espécie de free shop, onde estão concentradas mais de quarenta marcas, como Patek Philippe, Rolex, Cartier e Montblanc. No centro, também vale uma visita a La Casa Del Habano, tradicional charutaria, onde se encontram também bebidas do mundo todo, e claro, o rum do Caribe.

CAMANA BAY

O novo complexo de Camana Bay é o centrinho bem descolado, próximo a Georgetown e ao lado da região de Seven Mile Beach. Com seu belo design contemporâneo, esse shopping a céu aberto é na verdade um boulevard sofisticado com restaurantes e bares renomados, cinemas, cafés, livrarias, lojas de marcas famosas e muitas opções de lazer, como campos de golfe.

GASTRONOMIA INTERNACIONAL

Cozinha asiática, italiana, australiana,  mexicana, francesa, americana e… caribenha. Os mais de 200 restaurantes combinam os sabores  da cozinha internacional com um  tempero bem tropical. Além das famosas receitas de peixes e mariscos espetaculares, as Ilhas Cayman são reconhecidas como a “capital gastronômica do Caribe”. Cada  restaurante tem a sua própria proposta e um menu original!

HOTELARIA PREMIUM

O ultraluxuoso Ritz-Carlton, em Grand Cayman, é um dos poucos hotéis no mundo a receber o sofisticado prêmio Diamond AAA Five Star: um reconhecimento sem precedentes da categoria. O hotel abriga um santuário da beleza: o exclusivo Spa La Prairie.


SERVIÇO

Viagem feita a convite do Departamento de Turismo das Ilhas Cayman

QUEM LEVA
Fui a Miami com a American Airlines, em voo noturno. Chegando lá, a conexão para as Ilhas Cayman foi bem rápida, em voo direto de uma hora. Entre as ilhas, a opção é a companhia nacional Cayman Airways, que oferece vários voos diários.

ONDE FICAR
• Caribbean Club: www.caribclub.com
• Luxury Cayman Villas: www.luxurycaymanvillas.com
• Le Soleil D’Or (em Cayman Brac): www.lesoleildor.com
• Kimpton Seafire Resort + Spa: www.seafireresortandspa.com
• Ritz-Carlton Grand Cayman: www.ritzcarlton.com
• Grand Cayman Marriott Beach Resort: www.marriott.com

MERGULHO
• Red Sail Sports Grand Cayman: www.redsailcayman.com

GASTRONOMIA
• Blue Cilantro: www.bluecilantrocayman.com
• Cracked Conch: www.crackedconch.com.ky
• Mizu: www.mizucayman.com
• Lobster Pot: www.lobsterpot.ky