Ano-novo chinês

O ano do macaco será celebrado no bairro da Liberdade, em São Paulo, e em restaurantes orientais com direito a um menu especial

Por Marcela Cataldi
Fotos: Divulgação e Fotolia (lanternas)

Comemorado no mundo inteiro, o ano-novo chinês cai em um período diferente do réveillon do calendário Ocidental, isso porque os chineses determinam a duração do ano de acordo com a posição da lua.

Em 2016, as celebrações acontecem entre 13 e 14 de fevereiro no bairro da Liberdade, em São Paulo. Mas a festa do ano-novo oficialmente dura 15 dias – ela começou dia 8 de fevereiro e vai até o dia 23 – e se encerra com um show de lanternas chinesas e pirotecnia.

Cada ano é representado por um dos 12 animais do zodíaco chinês, que segundo a tradição oriental, foram as únicas espécies que atenderam Buda em uma reunião. Na crença chinesa, 2016 é o ano do macaco e será como personalidade do animal: inteligente, divertido e sagaz.

Se a cor oficial do réveillon no Brasil é o branco, prepare-se para ir ao ano-novo chinês de vermelho, já que essa é a cor do sucesso e prosperidade no Oriente. Além disso, os guiozas, aqueles bolinhos de carne de porco, são uma das comidas típicas do festival, assim como o Tangyuan, que é um bolinho de arroz moti imerso em calda doce ou salgada. No evento da Liberdade serão 30 barracas de comidas típicas que custarão entre 15 e 20 reais. Além da gastronomia, o público assistirá a demonstrações de pintura chinesa, show de ilusionismo, danças e apresentações de música.

Além disso, durante toda essa temporada, muitos restaurantes criaram um menu especial para celebrar a data. No novo cardápio (que fica até abril) do o PF Chang’s, em São Paulo, por exemplo, serão servidos o Ma La Shrimp, um trio de camarões, vagem e o molho Kung Pao e o Flaming Garlic Beef, que são lâminas de carne com pimenta, pimentão, alho e folhas verdes.

Confira fotos da festa na Liberdade em anos anteriores e a indicação de alguns lugares que valem a pena passar durante esta época do ano e participar dessa comemoração – que pela dimensão da China, é considerada uma das maiores do mundo.

 

Festa do Ano-Novo Chinês em São Paulo
13 e 14 de fevereiro de 2016
Local: Praça da Liberdade – São Paulo
Sábado 12h às 20h
Domingo 11h às 19h

 

Restaurantes

São Paulo
PF Chang’s
www.pfchangs.com.br

China Lake
www.chinalake.com.br

Rong He
www.ronghe.com.br

 

Rio de Janeiro
Mr. Lam

www.mrlam.com.br

Chinese Palace
Avenida Atlântica, 1212 – Copacabana