A onda dos vegetais

Escolher um restaurante que respeite suas preferências alimentares nem sempre é tarefa fácil. Por isso, Go’Where Gastronomia selecionou cinco casas – de pizzarias a casas de carne – onde carnívorose vegetarianos podem ir juntos e comer bem.

Por: Mariana Santos

Pizzaria Speranza Redonda e levinha

Completando 60 anos de tradição, a Speranza já se tornou um ícone da boa culinária italiana em São Paulo. Em suas duas unidades – no Bixiga e em Moema –, além das famosas pizzas napolitanas, é possível degustar uma infinidade de pratos típicos, como risotos e massas, muitos deles preparados sem nenhum tipo de carne ou peixe. Entre as 23 opções à disposição dos vegetarianos, merece destaque a pizza Nostra Burrata. Criada para celebrar o aniversário da casa, ela leva queijo burrata, tomate-cereja, nozes picadas, lascas de parmesão e rúcula crua.

R. Treze de maio, 1004 – Bixiga – São Paulo – SP Tel.: (11) 3288 8502 / 3288 3512 • Av. Sabiá, 786 – Moema – São Paulo – SP Tel.: (11) 5051 1229 / 5051 7615
www.pizzaria.com.br


Pobre Juan Camadas de sabor

Especializado em carnes, mais especificamente na parrilla argentina, o Pobre Juan diversifica seu cardápio com opções de entradas e pratos principais elaborados especialmente para quem não come carne. Um exemplo que já conquistou o estômago do público é a Lasanha de Pupunha, criada pela chef Renata Raikov. Rica em texturas e sabor, a receita recebe o recheio de cogumelos entre as lâminas de palmito pupunha e é finalizada com um molho branco cremoso. O prato está disponível nas 11 unidades da rede.

R. Com. Miguel Calfat, 525 – Vila Nova Conceição – São Paulo – SP – Tel.: (11) 2397 0099 www.pobrejuan.com.br


Toro Sushi Sushi vegetal

No toro Sushi, as preferências e restrições alimentares de cada cliente servem de inspiração para os habilidosos sushimen criarem pratos no Omakase – uma espécie de menu-degustação japonês. Nas duas casas da rede – Moema e Jardins – o público conta com a sensibilidade dos profissionais para interpretar seus desejos e surpreender seu paladar. a experiência pode dar origem a verdadeiras obras de arte, feitas com cogumelos, como shimeji e shiitake; algas, como a wakame; verduras, legumes e frutas, como acelga, alface, aspargo, beterraba, brócolis ninja, cenoura, ervilha-torta, nabo, pepino japonês e abacate.

Al. dos Arapurus, 1430 – Moema São Paulo – SP – Tel.: (11) 2386 6966
R. Oscar Freire, 512 – Jardins São Paulo – SP – Tel.: (11) 4508 3195
www.torosushi.com.br


Fitó Clássico sertanejo 

A culinária brasileira de raízes nordestinas é reverenciada na cozinha do Fitó, onde cada garfada é repleta de memórias e – não poderia ser diferente – de muito tempero. a cozinheira Cafira foz, cearense de alma piauiense, preserva os sabores sertanejos sem abrir mão de sua essência cosmopolita, com pratos que levam carne de sol e de carneiro, mas também brinda os clientes com delícias como o despojado Baião de Dois Vegetariano, que, além dos ingredientes tradicionais, como arroz, feijão de corda e queijo coalho, é incrementado com legumes do sertão (maxixe, abóbora, quiabo e batata-doce) assados e acompanha um ovo caipira frito e vinagrete.

R. Cardeal Arcoverde, 2773 – Pinheiros – São Paulo – SP – Tel. (11) 3032 0963
www.fitocozinha.com.br


Skye Simples e delicioso

Recentemente, o talentoso chef Emmanuel Bassoleil reformulou o cardápio do contemporâneo Skye e incluiu entradas, pratos principais e sobremesas inspiradas em clássicos das cozinhas francesa, italiana, brasileira e até japonesa. E, respeitando a diversidade alimentar da metrópole, incluiu receitas veganas e vegetarianas, como o Penne sem glúten, que leva ragu de jaca e o surpreendente Risoto de Cogumelos da Estação (feito com arroz arbóreo integral). tão saboroso que promete conquistar também os carnívoros.

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4700 – Jardim Paulista – São Paulo – SP – Tel: (11) 3055 4702
www.skye.com.br