Arco-íris no prato

Arco Íris no prato

Na estação mais colorida do ano, alguns restaurantes exaltam a Primavera com receitas em que os  ingredientes com tons mais fortes são os protagonistas.

Fotos: Mauro Holanda   
Texto: Andressa D’Amato
Produção: Tereza Galante

Estação das massasLA TAMBOUILLE
Creste de Alcachofra Primavera

Estação das massas
No icônico restaurante La Tambouille, sugestões franco-italianas, muito bem executadas, estrelam o menu – hoje sob o cuidado de Carla Bolla, filha do inesquecível Giancarlo. Há 44 anos na cena gastronômica da cidade, os clientes são muito bem recebidos pelos maîtres Jailson e Western enquanto aguardam as delícias da cozinha. Uma das opções coloridíssimas e saborosas, Ravióli de Alcachofra Primavera, celebra a estação mais florida do ano. Recheada com alcachofras, a massa leva manteiga, azeite, creme de leite, parmesão e pimenta do reino. Sem dúvida, um prato memorável.

La Tambouille
Av. 9 de julho, 5925
Tel. 3079-6277


Leveza e saborCHEF VIVI
Legumes orgânicos tostados

Leveza e sabor
Esse não é o primeiro restaurante da chef Viviane Gonçalves, do charmoso Chef Vivi, na Vila Madalena. Em 2004, Vivi abriu um estabelecimento num dos países que não encabeçam a lista de desejos de quem quer trabalhar com gastronomia – a China. No premiado Alameda, a chef se destacou internacionalmente e conquistou prêmios. De volta ao Brasil, em 2010, Vivi passou por grandes nomes da cena gastronômica paulistana até decidir encarar seu próprio negócio. E está dando supercerto. Com uma cozinha variada e criativa, a chef também é fã de ingredientes orgânicos, de cores e sabores marcantes.

De entrada, uma das boas pedidas é o Legumes orgânicos tostados, com redução de laranja e especiarias, broto de girassol e flor de nirá. Para encantar os olhos…e o paladar.

Chef Vivi
R. Girassol, 833
Tel. 3031-0079.


Primavera orientalHUTO RESTAURANTE
Hotatesu

Primavera oriental
No imponente Huto, especializado na cozinha japonesa, as cores também estão presentes. Da cozinha do chef Edmundo Ribeiro, saem receitas que têm como diferencial a fusão de ingredientes clássicos com técnicas atuais – particularidade que atrai fãs da gastronomia japonesa que buscam por experiências surpreendentes.

Inaugurada em 2007, em Moema, o ambiente intimista é um belo cenário para degustar as delícias do menu, como o Hotatesu – sashimi de vieiras ao molho de azeite de salsinha, limão, mix de brotos e flor de sal. Uma verdadeira arte para ser degustada com hashi.

Huto
Av. Jandira, 677
Tel. 50552-6804


Delicadeza a mesaMIYA
Ceviche de robalo com manga

Delicadeza à mesa
No restaurante Miya, do jovem chef Flávio Miyamura, são apresentadas receitas que se destacam pelo sabor, técnica e apresentação, num misto de pratos de inspirações orientais e ocidentais. Como é o caso do Ceviche de robalo com manga, com leite de tigre, suco de limão, pimenta dedo-de-moça, coentro e azeite. Para o chef, suas criações vêm da ideia de receitas descomplicadas com ingredientes especiais. O nome Miya tem outro sentido, além da abreviação de seu sobrenome: significa templo, em japonês, e faz alusão a sua sensação na casa.

Miya
R. Fradique Coutinho, 47
Tel. 2359-8760


Arte comestívelVITO
Tortellini de beterraba

Arte comestível
Comandado pelo chef André Mifano, o restaurante Vito foi inaugurado, despretensiosamente, em 2008. Hoje, é um dos principais do circuito gastronômico graças ao trabalho e dedicação de toda equipe. No cardápio, receitas autorais, com toques italianos, destacam embutidos, pães, geleias e massas artesanais. Um dos pratos que esbanjam criatividade, beleza e sabor é o Tortellini de beterraba com molho de espinafre e creme de manteiga. De dar água na boca.

Vito
R. Isabel de Castela, 529
Tel. 3032-1469


Um charme de receitaZUCCO
Insalata di Campagna con fighi e Parma

Um charme de receita
No Zucco, presente nos Jardins e no MorumbiShopping, o cardápio inclui receitas contemporâneas e italianas, elaboradas e assinadas pelo chef José Meirelles. De entrada, uma receita que há tempos faz parte do cardápio fixo chama atenção pelo sabor e pela beleza.

A Insalata di Campagna con Fighi e Parma leva folhas mistas, presunto di Parma e flores comestíveis. Um presente ao paladar.

Zucco
R. Haddock Lobo, 1416
Tel. 3897-0666


Show de apresentaçãoSAL GASTRONOMIA
Saladas de frutas da estação

Show de apresentação
No restaurante do MasterChef Henrique Fogaça, o Sal Gastronomia, receitas contemporâneas, muito bem executadas, podem ser degustadas na badalada casa. Um dos pratos fixos do cardápio – mudando apenas as frutas por conta da sazonalidade – é a Salada de frutas da estação.  Com presunto cru, rúcula e mussarela de búfala, é uma das mais pedidas nos dias de calor por sua refrescância. Vale a pena experimentar.

Sal
R. Minas Gerais, 350
Tel. 3151-3085