Bolo sem culpa

Que tal preparar um bolo de chocolate sem glúten e sem lactose, mas com muito sabor?

A nutricionista Thainá Queiroz, da Natue, principal e-commerce de produtos saudáveis do País, preparou uma receita de bolo de chocolate sem glúten e sem lactose para você consumir no café da manhã, no lanche das crianças e ou para receber os amigos com estilo e consciência saudável. Confira e aproveite.

 

bolo de chocolateBolo de chocolate

Ingredientes:
3 ovos caipiras;
1 xícara e ½ de açúcar demerara (caso queira menos doce coloque 1 xícara);
2 colheres (sopa) de óleo de coco;
2 xícaras de leite vegetal (leite de amêndoas ou leite de coco caseiro);
1 xícara de cacau em pó sem açúcar;
1 xícara de fécula de batata ou mix de farinhas sem glúten;
1 xícara de farinha de grão de bico ou farinha de arroz integral;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1 pitada de sal.

Modo de Preparo:
O primeiro passo e pré-aquecer o forno a 200°C por cinco minutos. Agora, bata no liquidificador os ovos, o açúcar e o óleo de coco por três minutos. Acrescente o leite vegetal e o cacau e bata por mais um minuto. Reserve.
Em uma tigela grande peneire a fécula de batata e a farinha de grão de bico. Despeje o conteúdo do liquidificador sobre a farinha e mexa delicadamente. Por último, adicione o fermento e o sal e mexa delicadamente por poucos segundos apenas para incorporar a massa.
Despeje todo o conteúdo numa forma média untada com óleo de coco e enfarinhada com farinha de grão de bico. Leve ao forno para assar por 30 minutos ou até passar no teste do palito.Quando o bolo esfriar, cubra com a calda cremosa de chocolate e sirva.

Calda cremosa de chocolate

Ingredientes:
½ xícara de biomassa de banana verde;
½ xícara de leite de amêndoas;
2 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar;
7 tâmaras.

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, prove o doce e se houver necessidade acrescente mais tâmaras. Leve a mistura em fogo baixo mexendo sem parar com colher de bambu ou pau. Quando aquecer e adquirir consistência cremosa, desligue o fogo e está pronta. Cubra o bolo e aproveite!!!