Burger de inverno

Or+ículo_abre

As hamburguerias gourmets de São Paulo aderem aos cardápios sazonais e criam os “burger de inverno” para o deleite dos fãs

Foto 01a_baixaHambúrguer há tempos se tornou uma iguaria gastronômica. E nos últimos anos enfrentou uma explosão de consumo e de casas novas na capital paulista. A maioria delas com uma pegada gourmet, elevando este sanduíche a patamares nunca vistos. Agora as hamburguerias da cidade aderem a uma prática muito comum de restaurantes tradicionais que é preparar cardápios “do mês” ou “da estação”. Várias aproveitaram a chegada do frio em junho para lançarem “hambúrgueres de inverno”.

 

image2_baixaA Stunt, no Morumbi, foi uma das pioneiras e lançou o Hambúrguer de raclete para seu cardápio de junho. Baseado no tradicional Raclette suíço, ele é feito com pão de brioche, um hambúrguer de 180g (um blend de picanha, peito e patinho) e recebe no final uma generosa camada de queijo derretido pela “racleteira”. Além de delicioso, o grande barato é que este gran finale é feito na frente do cliente. A ideia surgiu quando o chef Donato Galvez viu este equipamento virar tendência na Europa. Foram meses para encontrar a racleteira perfeita, importação e testes. “Tivemos que desenvolver um queijo especialmente para esta máquina, já que ela não existe aqui no Brasil” conta o chef, que utiliza uma peça de 6kg feita por um fornecedor do Paraná.

 

burgertrufado_baixa
O Burger Table, do Itaim Bibi, aposta no sabor e aroma únicos das trufas negras, iguaria francesa da região Perigord, que tem sabor menos acentuado que sua prima branca e que virou estrela de cardápios de inverno em muitos restaurantes por aqui. Criado pelo chef Manuel Coelho, o Burger Trufado entra no cardápio da casa durante o mês de junho. Ele é feito com o pão artesanal da casa com amêndoas, burger de 180 g grelhado no carvão, ‘ovo perfeito’ e maionese da casa. O ovo perfeito é o diferencial, conseguido quando a gema e a clara adquirem a mesma consistência cremosa, quase de geleia.

 

 

 

Or+ículo_baixaO empresário Marcelo Fernandes é dono dos restaurantes Clos, Kinoshita e Mercearia do Francês e, em 2012, inaugurou o Attimo com seu irmão. No fim do ano passado juntou-se aos amigos de infância da família Mattenhauer para abrir a Hamburgueria Tradi. De lá para cá, eles resgataram a tradição do hambúrguer seguindo uma receita de família, com três cortes de raças bovinas diferentes, em opções divididas entre os hambúrgueres clássicos e criações próprias. Para este inverno, eles recomendam uma opção de cada.

Braga_Tradi_02_baixaO Oráculo é um hambúrguer famoso, criado por Lierson Mattenhauer e seu filho desde o tempo que comandavam o blog Hamburgueiros, cuja receita vem sido aprimorada ao longo dos anos. Leva um hambúrguer de 180 g coberto por um blend de cheddar inglês e pepperoni moído. Ou o Braga, com hambúrguer de calabresa artesanal feito com ervas finas, vinagrete, queijo prato e pão de hambúrguer.

 

 

 

Burger lab_amore mio_baixaA Burger Lab, criada em 2012 pelo empresário Jorge Boratto, é uma hamburgueria artesanal que aposta na carne de Angus Prime e em experiências em misturar mais de 50 mil combinações possíveis para compor seu cardápio modular. Por isso está sempre se renovando. A ideia deu tão certo que hoje virou uma rede com quatro lojas em shopping centers de São Paulo, cinco lojas-conceito, as Burger Lab Experience, com quatro unidades na capital de São Paulo e uma em Florianópolis (SC) além de três food trucks.  Burger lab_bourbon burger_baixaPara este inverno, a casa recomenda o Amore Mio, um hambúrguer feito com blend de carne bovina de 200 gramas, rúcula, tomate caqui e um creme de trufas com parmesão, toque especial que confere mais sabor e um aroma especial para a receita. E o Bourbon Burger, com hambúrguer de 200g, queijo cheddar inglês, bacon, tomate, maionese de páprica e cebolas defumadas e marinadas em Bourbon, um típico uísque americano de milho de sabor marcante.

E tem muitas outras novidades nas dezenas de hamburguerias espalhadas pela capital paulistana para aquecer a temporada. Deu vontade…

 

Serviço:

Burger Lab Experience
Al. dos Arapanés, 539 – Moema – (11) 5051-4696
www.burgerlab.com.br

Burger Table
Rua Tabapuã, 1445 – Itaim Bibi – (11) 3168-0121
www.burgertable.com.br

Hamburgueria Tradi
Rua Diogo Jácome, 391 – Vila Nova Conceição – (11) 2339-7108
www.hamburgueriatradi.com.br

Stunt Burger
Rua José Jannarelli, 426 – Morumbi – (11) 3721 3538
www.facebook.com/stuntburger/