Chef Nicoló Ferdico realiza festival de trufas em taverna

O chef italiano Nicoló Ferdico propiciou uma experiência única para os clientes da Taverna do Chef Nico, restaurante que comanda em Vinhedo, no interior de São Paulo. Foi o primeiro Festival de Tartufo Nero, realizado no dia 17 de junho. O jantar contou com cardápio que elevou trufas negras a estrelas da noite, estando presente da entrada até a sobremesa.

O objetivo, segundo o chef, é aproximar o público brasileiro da explosão de sabores do ingrediente. “Há algum tempo eu queria trazer as trufas para o cardápio dos meus clientes. A trufa negra é um ingrediente de personalidade forte e que realça, perfeitamente, o sabor do prato. É um sabor magnífico, assim como esse jantar foi”, disse.

Muito explorada pela alta gastronomia, sobretudo italiana, as trufas são conhecidas por aguçar o olfato e surpreender o paladar. A entrada teve “Crostino al Tartufo”, “Arancino con Burrata e Tartufo”, “Tramezzino con mortadela di Pistachio e Tartufo” e “Tartar di Filetto con Trufa”.

Para os pratos principais, “Vellutata di Patate con Porro”, um creme de batata com alho poró finalizado com lascas de queijo Grana Padano, azeite EVO e lascas de Tartufo; “Ravioli con Ricotta e Limone Siciliano”, massa fresca recheada com ricota fresca aromatizada com limão siciliano, servido sobre creme de porcini e finalizado com lascas de Tartufo e crocante de parma; e a “Polenta cremosa con agnello cotto a legna”, uma polenta cremosa servida com pernil desfiado cozido no forno a lenha, finalizado com lascas de Tartufo.

A sobremesa servida foi o “Tartufo al Cioccolato”. Todos os pratos, incluindo o doce, foram harmonizados com vinhos indicados pelo sommelier André Hurpia.