Conheça os points de São Paulo que unem gastronomia e drinks de primeira

Ambiente aconchegante + gastronomia de primeira + drinks excelentes. Eis aí a tríade que ajudou a transformar esses recém-inaugurados restaurantes de São Paulo nos novos.

Por: Cibele Carbone

Factório Do café da manhã ao jantar

Seguindo a tendência europeia, o restaurante Factório, dos sócios João Paulo Diniz, Ricardo Trevisani e Renato Calixto – que também é o chef do local –, adotou o conceito de cozinha “all day sem rótulos”, ou seja, um espaço multifacetado que se adéqua ao horário e ao desejo do cliente. Justamente por isso é que lá é possível encontrar um menu bem diversificado, com opções para veganos, vegetarianos, carnívoros, amantes do café, apreciadores de drinques… Durante o almoço, haverá a opção de buffet – composto de 12 a 15 pratos, com muitos grãos e saladas, que poderão ser acompanhados por uma proteína escolhida a gosto do cliente e preparada no momento do pedido – e à la carte. Entre os destaques do menu, estão a Panelinha de arroz de cordeiro e o Shakshuka da Casa (ovo pochê com tomates e cebolas confitadas que acompanham pão de fermentação natural feito na casa).

R. Amauri, 244 – Itaim – São Paulo – SP – Tel.: (11) 3079 7246


Futuro Refeitório Foco nos legumes e vegetais

Depois de quase dez anos à frente do Chou, a chef gabriella Barretto escolheu terreno de um estacionamento para abrir seu novo restaurante, o Futuro Refeitório, em Pinheiros, em sociedade com sua irmã, Karina Barretto. Coube ao escritório do arquiteto Felipe Hess transformar, mas sem perder a identidade, os 400 m2 do espaço em um restaurante com cozinha, bar, área de panificação e refeitório de 60 lugares, com mesas coletivas e aconchegantes sofás de couro. um dos grandes diferenciais da casa é que ela funciona das 8h às 22h30, ininterruptamente. o cardápio, que usa e abusa de legumes e vegetais, traz pratos rápidos, leves e frescos. mas vale lembrar que esse não é restaurante natureba, já que eles também servem bacon e linguiça, por exemplo, ambos de fabricação própria. Entre os destaques estão o Curry amarelo de vegetais com leite de Coco, grão de bico e arroz Basmati e a Chopped Salad com ovo orgânico cozido e torrada. Entre as sobremesas, o Pote Cremoso de laranja, doce de leite e pipoca de arroz chama a atenção. Para acompanhar a leveza do menu, há uma pequena e boa seleção de vinhos e drinks, inclusive não alcoólicos, como é o caso do Bunny Spice (cenoura, banana, gengibre, canela e leite de amêndoa da casa).

R. Cônego Eugênio Leite, 808 Pinheiros – São Paulo – SP Tel.: (11) 3085 5885


Hot Pork A casa do cachorro-quente

O badalado chef Jefferson Rueda acaba de inaugurar seu novo empreendimento: o Hot Pork, no centro de São Paulo. a casa serve o já conhecido Hot Pork (sanduíche feito com salsicha de porco caipira) e uma versão vegana do lanche, batizada de not Pork, à base de cogumelos. os “porks” são compostos por pão tostado de 16 cm e salsicha de 18 cm (ambos feitos na casa, sem conservantes, emulsificantes e corantes), ketchup de maçã com especiarias, mostarda fermentada com tucupi, maionese e picles de cebola roxa. o espaço, inspirado na atmosfera circense dos anos 20, possui cozinha à mostra para que o público acompanhe a linha de produção. Para harmonizar com os sanduíches, cervejas – inclusive uma artesanal feita para a casa -, refrigerantes e sidra Épo de abacaxi com hibiscos.

R. Bento Freitas, 454 – República – São Paulo – SP – Tel.: (11) 3129 8735


El Carbón Reduto espanhol nos Jardins

Especializado na gastronomia espanhola, o restaurante El Carbón, localizado no rooftop do Jardim Pamplona Shopping, impressiona logo de cara pela decoração de bom gosto e pela vista da capital paulista. Sob o comando do chef marcelo martino – sócio do espaço ao lado do restaurateur Juscelino Pereira –, o local tem cardápio bem diversificado, que vai desde bocadillos e hamburguesas até pratos feitos na cocção a carvão. um dos destaques das entradas é o Chips de Batata-Doce com Polvo no Carvão e maionese de açafrão. Entre as opções de prato principal, vale citar o atum Carbón (atum selado no carvão com purê de batata-roxa e vinagrete de manga) e o ancho ao molho de gorgonzola e Batatas Rústicas. Quem prefere pratos mais leves – mas não menos saborosos! – pode se deliciar com o Carpaccio de Beterraba no Carvão, Brandada de bacalhau, Castanha de Baru e Picles de Cebola Roxa ou o Pupunha com Queijo de Cabra no Carvão acompanhado de mix de folhas com molho de mostarda e mel.

R. Pamplona, 1704 – Jardim Paulista – São Paulo – SP – Tel.: (11) 4171 0727


Indústria Brasileira Ingredientes com DNA verde-amarelo

localizado no itaim, o novíssimo indústria Brasileira – das ex-participantes do masterchef Brasil, livia Cathiard e Raquel novais – nasceu com a proposta de exaltar os ingredientes brasileiros, aproveitando o melhor de cada região. Em um ambiente que remete a uma clássica fábrica antiga, nesse bar-hamburgueria há uma grande chopeira que serve a bebida fresca, exclusivamente de cervejarias nacionais, como Wals, Colorado e Brahma. Para acompanhar, petiscos como Dadinhos de Carne Seca com mandioca Frita e iscas de Filé mignon na manteiga. os hambúrgueres são de dar água na boca, como é o caso do Conexão minas amazônia (burger, queijo canastra, tomate tostado e aioli de tucupi negro servidos no pão da casa) e o mina de ouro Cheddar (burger, queijo cheddar derreti do, crocante de bacon e cebola caramelizada servidos no pão da casa).

R. Professor Atílio Innocenti, 419 – Itaim – São Paulo – SP – Tel.: (11) 3078 3888


Matilda Lanches Sanduíches de criatividade 

A badalada chef Renata Vanzetto – conhecida pelos estabelecimentos Marakuthai, Ema e Me Gusta – abriu as portas de um novo empreendimento – uma lanchonete! Batizada de Matilda Lanches e com uma proposta bem informal, o local de 25 lugares, entre mesas e balcão, prima pela criatividade e serviço descomplicado. Da pequena cozinha, com chapa e fritadeira abertas para os clientes, saem lanches, burgers, batatas fritas e milk shakes. algumas das criações da chef para a nova casa são o Matilda Vietnamita (frango desfiado no molho oriental, palitinhos de cenoura, maionese caseira, folhas de coentro, pimenta jalapeño em conserva, pink pickles na baguete), o Hot Mama (filé crocante, molho de tomate picante, rúcula selvagem, queijo derreti do na baquete) e o Romeu e Matilda (pancetta suculenta no barbecue de goiabada, queijo e agrião no pão de brioche). Sucesso no Ema, o Crazy Crispy Chicken (frango crocante, maionese de beterraba, picles de couve-fl or no pão brioche) também está presente no matilda, só que em uma versão maior.

R. Bela Cintra, 1541 – Jardins – São Paulo – SP