Cozinheiro em Ação

Ele dá um show nas telinhas, mas foi no restaurante Zucco, em São Paulo, que o ator Sidney Sampaio brilhou num de seus hobbies preferidos: cozinhar.

Por: Andressa D’Amato

Cozinheiro-em-acao-2Sucesso como o Josué na novela Os Dez Mandamentos, da Rede Record, e prestes a estrear a segunda fase do folhetim, agora intitulado A Terra Prometida, o ator Sidney Sampaio também brilha na cozinha. “Cresci nesse ambiente. Os encontros familiares eram sempre em torno do fogão e, eu, é claro, sempre por perto. Além do prazer em comer bem, também gostava de acompanhar o preparo”, relembra o paulista nascido em Lucélia, cidade com apenas 20 mil habitantes. E, por conta de ter saído cedo de casa, Sidney precisou ter mais proximidade com as panelas. “Aos 17 anos, fui morar em São Paulo para ser modelo. Mais tarde, quando passei no teste de Malhação, na Globo, fui para o Rio, onde vivo até hoje. Tive que, na marra, a aprender a me virar na cozinha”. Todo esse “treinamento intensivo” lhe rendeu o primeiro lugar no quadro Super Chef Celebridades 2013, do programa Mais Você, da Globo. “Foi uma surpresa o convite e, ainda mais, o resultado. Eu não tinha noção de que minhas receitas poderiam ser realmente boas e agradar ao paladar dos jurados, que são especialistas no assunto. Aprendi dicas e truques fundamentais na hora de cozinhar”. Atualmente, por conta da rotina corrida, Sidney só cozinha em ocasiões especiais e, às vezes, para o filho Leonardo, de cinco anos. “É um momento de relaxamento, uma terapia”. Mas, não é porque ele ganhou um quadro culinário que só faz receitas gourmet.

“Ouvi uma frase de um dos chefs que guardo até hoje: ‘a pessoa que sabe mesmo cozinhar vai te conquistar com uma receita simples, um arroz e feijão. Um prato com ingredientes rebuscados, por si só, já será bom’. Não faz sentido?”, questiona.

Cozinheiro-em-acao-8Desafio profissional

Em breve, Sidney vai estrear, como protagonista, a novela A Terra Prometida, mas os planos de ser ator não estavam na lista do então modelo, de 17 anos, que chegou a jogar basquete profissionalmente na seleção do Mato Grosso do Sul. Além do esporte, do qual gostava bastante, outra carreira chamava a atenção do paulista. “Queria muito de ter feito medicina, mas ainda não descarto a possibilidade. Se até os 45 anos eu estiver estabilizado e mais tranquilo, vou fazer por realização profissional”, avisa o ator, de 35 anos. Apesar de não ter seguido a carreira na saúde, o ator não se arrepende de suas escolhas. “Não consegui fazer um curso superior, mas digo sempre que fiz a faculdade da vida aqui em São Paulo. Sou muito feliz na minha profissão”, completa. Hoje, com mais de dez novelas no currículo, além de duas peças e do recém-lançado longa Os Dez Mandamentos, no qual também narrou a história, Sidney considera um presente o personagem Josué. “As pessoas ficam muito tocadas e agradecidas, diferentemente de outros tipos de novelas. Essa, de fato, mexe com elas”, opina o artista, que é cristão. “Acho até curioso, porque a minha carreira é traçada por personagens religiosos e ligados à parte espiritual. A novela Alma Gêmea era espírita; em Caras e Bocas, interpretei um judeu, enquanto em Amor à Vida, era evangélico. Fiz também a Paixão de Cristo, em Pernambuco”, relembra.

Simples, mas no capricho!

Já quando o assunto é gastronomia, o paulista se considera muito bom de garfo. “Gosto muito de massas, de carnes e hambúrguer. Mas também vou de comidas mais leves”, diz, aos risos. A única restrição, no entanto, são frutos do mar. “Não sou muito fã e também tenho alergia”. Nos dias em que vai para a cozinha, Sidney prefere preparar grelhados, massas e se aventurar em molhos exóticos. Mas, no restaurante Zucco, o ator seguiu uma linha simples, na verdade não tão simples assim. “Fiz essa receita uma vez e gostei bastante. É Penne recheado com salmão, então dá um pouco de trabalho, pois tem de rechear com palitinho um a um. Mas vale a pena”, garante. Longe do fogão, Sidney frequenta, no Rio, as casas do grupo CT, do chef francês Claude Troisgros, o Paris 6, o Rubaiyat e o Zuka, da chef Ludmilla Soeiro, que, inclusive, é a chef e jurada principal do quadro Super Chef Celebridades. “Costumo dizer que, quando a comida é boa, não precisa comer muito. Uma porção pequena já resolve. Mas quando não comemos bem, tendemos a comer mais, procurando uma satisfação que não encontramos. Por isso, sou a favor de comer bem, sempre”, finaliza.

Cozinheiro-em-acao-3 Cozinheiro-em-acao-4 Cozinheiro-em-acao-5 Cozinheiro-em-acao-6

Cozinheiro-em-acao-7Penne Recheado com Salmão

INGREDIENTES:
– 450 g de salmão congelado
– 500 g de penne
– 20 ml de azeite trufado
– 4 folhas de louro
– 50 g de cebola picada
– Suco de 2 limões siciliano
– Sal Rosa do Himalaia a gosto
– Salsinha desidratada a gosto
– 500 ml de caldo de legumes
– 30 ml de azeite extravirgem
– 10 g de manteiga
– Sal a gosto

MODO DE PREPARO:
Cozinhe a massa na água com sal. Depois de cozida, separe cada penne para recheá-lo com o salmão, que deve estar cortado em finas fatias, ainda cogelado. Numa frigideira quente, com azeite, folhas de louro e cebola, refogue os ingredientes por dois minutos. Numa outra panela, acrescente o caldo de legumes, o suco do limão siciliano e o sal. Deixe reduzir pela metade. Na frigideira, junte todos os ingredientes, acrescente a manteiga e o penne por mais um minuto. Finalize com azeite a gosto.

Rendimento: 4 porções