Delícias na Mesa

Pratos à base de mandioca, carnes dry-aged e blinis. Os novos restaurantes de São Paulo ganham destaque na cena gastronômica da cidade graças aos seus menus variados e repletos de opções que dão água da boca.

Por: Cibele Carbone

Mandioca Cozinha Brasilidade pura

A estrela do cardápio do Mandioca Cozinha é uma só: o tubérculo que dá nome ao restaurante. Criado pela chef pernambucana Madu Melo, o menu do espaço, localizado na Vila Buarque, explora todas as facetas gastronômicas da mandioca. A casa tem receitas das cinco regiões do país, com os diferentes tipos de mandiocas – mansa, branca e amarela, fermentada e não fermentada – e variações de subprodutos e usos. Dentre eles, a farinha do uarini (Amazonas), o tucupi amarelo (Pará), a farinha de Copioba (Bahia) e a de tapioca (com massa feita na casa). Inicialmente, funcionando apenas no horário do almoço, a casa trabalha com prato do dia e opções à la carte. Vale a pena experimentar o Caribéu Pantaneiro (ensopado de mandioca e carne de sol da casa), a Mamma Brasiliana (nhoque de mandioca com legumes salteado no tucupi preto) e o Cozido da Vó Nenzinha (ensopado de carnes bovina e suína com legumes acompanhado de pirão de carne e arroz branco), prato predileto da chef. Entre as sobremesas, o destaque vai para o Pudim da Casa (pudim de mandioca com toque cítrico, calda de cumaru e crocante de castanha-do-Pará).

R. Dr. Cesário Mota Junior, 187 – Vila Buarque – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2936 9427 – www.mandiocacozinha.com.br

Ânima Cozinha com alma

Pratos contemporâneos feitos ao fogo com o uso de grelha à lenha frutífera. Esse é o grande diferencial do recém-inaugurado Ânima, do chef Jeovane Godoy. Localizado no bairro do Itaim Bibi, o espaço tem decoração simplista, levando todos os olhares para a cozinha aberta, que permite que os clientes assistam à execução e finalização dos pratos. O cardápio, de linha temporal e sazonal, tem poucas e boas opções. Entre as sugestões, vale apostar no Arroz de Pato feito com carne de pato assado lentamente na lenha com emulsão de chorizo, e no Polvo grelhado com batata assada, legumes confitados e purê de agrião. Já nas carnes, cortes dry-aged selecionados e maturados de 40 a 60 dias a seco. As sobremesas também merecem destaque, como o Frangipane, torta feita com castanha-do-Pará acompanhada de creme de queijo, sorvete de café e doce de leite da casa.

R. Pedroso Alvarenga, 937 – Itaim Bibi – São Paulo – SP – Tel.: (11) 4175 9148 – www.animacozinha.com.br

Jim Roof Club Badalação com comes e bebes

Com clima intimista e inspirado nos bares “speakeasy” de Nova York, o Jim Roof Club tem tudo para ser o novo point de São Paulo. Com os mesmos sócios e parceiros do Indústria de Entretenimeno – leia-se Rey Castro, The Sailor Pub e Vista Restaurante –, esse espaço noturno oferece uma vista incrível para a Avenida Faria Lima. Mas esse não é seu único atrativo. A carta de drinks é assinada pelo premiado bartender Jairo Gama e tem ótimas criações, como o Gin Tropical (gin Beefeater, água de coco, xarope de menta glacial e limão) e o Al Capone (gin infusionado com flor de jambu, bourbon, Luxardo, defumação de canela e pau-brasil, cereja no palito e gelo cristalino). A cozinha, por sua vez, está sob o comando do chef Felipe Bellim, famoso por seus burgers e finger foods. Entre as opções, destaque para a Polentinha (crostines de polenta grelhada com creme de gorgonzolae pimenta biquinho), o Gravilax (blinis de salmão curado com sour cream de dill e minicebola roxa caramelizada) e o Rosbife (rosbife caseiro com guacamole defumado em pãozinho torrado).

Av. Brig. Faria Lima, 2776 Jardim Paulistano – São Paulo – SP Tel.: (11) 3044 4032

Epi Gastronomia e Eventos Hub gastronômico

Cafeteria, winebar, empório e espaço para cursos. Pode parecer estranho, mas esses diferentes serviços convivem em harmonia no Epi Gastronomia e Eventos, localizado em Pinheiros. Com cardápio assinado pela chef Tanea Romão e cozinha comandada pelo chef Brenno Lopes, é possível degustar no espaço desde pães, bolos, tapiocas e geleias feitos na casa até deliciosos pratos, como o espaguete de abobrinha com tomates assados e queijo Tulha; a burrata com nibs de cacau; o ravióli de queijo meia cura com pesto de rúcula e macadâmia; e a sopa de tomates defumados. Há ainda sanduíches, quiches, saladas e tigelas de abacate com mel ou manga com cardamomo – servidos a qualquer hora do dia. Para beber, eles oferecem uma linha exclusiva de suchás criados pela barista da casa, Denise de Oliveira, além de mais de 100 rótulos de vinhos nacionais e estrangeiros.

R. Simão Álvares, 985 – Pinheiros – São Paulo – SP – Tel.: (11) 2538 2393