Fome de novidade

Fome de novidade

Com ou sem crise, a cidade continua sendo território fértil para novos endereços. Da cozinha espanhola ao clássico hambúrguer, conheça algumas das estreias.

Por: Shirley Legnani

Fogaça no BixigaJamile
Fogaça no Bixiga

Nova empreitada do chef-celebridade Henrique Fogaça e dos empresários Alberto Hiar e Anuar Tacach, o recém-inaugurado Jamile tem como proposta oferecer boa gastronomia num ambiente com a cara de São Paulo. Não por acaso, está instalado num prédio de três andares no tradicional bairro do Bixiga.

O nome, Jamile, é uma homenagem à mãe de Alberto. “Ela traduz perfeitamente o conceito do Jamile, um local acolhedor que oferece pratos maravilhosos e feitos com amor”, explica ele.

A cozinha, comandada obviamente por Fogaça, traz, por exemplo, Cupim do Sal com Mandioca Amarela e Farofa de Banana; Ragu de Rabada com Nhoque de Batata e Agrião. Os doces são releituras de sobremesas tradicionais, como o Suflê de Milho Verde.

Rua Treze de maio, 647 – Bixiga.
Tel.: (11) 2985-3005


Fábrica de delíciasManteigaria Lisboa
Fábrica de delícias

Esqueça o Bacalhau ou o Leitão a Bairrada, clássicos da cozinha portuguesa. Nas lojas Manteigaria Lisboa, o destaque são os doces lusitanos, principalmente o Pastel de nata.

A proposta vem amparada no sucesso de um experiente restaurateur e chef português, Duval Pestana, atualmente dono de quatro restaurantes em Portugal. O chef estreia em São Paulo com duas lojas que apresentam versões mais leves do tradicional doce. Na receita de Duval, os pastéis de nata não levam gordura saturada e, por isso, têm baixo índice calórico.

O delicado docinho é produzido com os métodos mais modernos, em larga escala e à vista do cliente. Na decoração, a casa lembra os cafés à moda de Portugal. Com poucas mesas e poltronas e um amplo balcão, ladeado de banquetas. Detalhe das lojas: em toda Manteigaria Lisboa há um vistoso sino à porta. “E toda vez que ele badalar, será o sinal de que tem pastel de nata quentinho saindo do forno”, diz o chef.

Rua Pamplona, 674 – Jardim Paulista.  
Tel.: 11 3032-2229
Rua Padre João Manuel, 37 – Cerqueira Cesar
Tel.: 11 3032-2229


Reduto EspanholLa Alhambra
Reduto espanhol

Moema acaba de ganhar um restaurante dedicado à cozinha espanhola, o La Alhambra. Também sucesso com a unidade matriz na Vila Mariana, a nova casa traz um imponente salão, bem decorado com peças do acervo pessoal de um dos sócios e chef de cozinha, o malaguenho José Luis Almansa Esquetino, mais conhecido como Pepe. No menu assinado pelo simpático chef, a Paella marinheira (arroz, frutos do mar e legumes, ao estilo de Valência; o Puchero madrilenho (grão-de-bico, batata, frango, morcilla, presunto cru e pertences de porco); e o Bacalao al pil pil, receita de origem basca. Porções servem três. Além desses clássicos, massas, risotos, frutos do mar e receitas brasileiras.

Avenida Sabiá, 430 – Moema
Tel.: (11) 5055-4195


Espanha a toda provaLa Bodeguita
Espanha a toda prova

Localizado no bairro dos Jardins, o restaurante La Bodeguita oferece uma culinária com influências espanholas. O menu, idealizado a partir das receitas da mãe de um dos sócios, Ricardo Arias, traz ótimas versões das famosas tapas. São 19 porções para compartilhar, como as tradicionais Gambas Al Ajillo (camarões ao alho e brunoise de tomate confit), as Croquetas de Jamón (tradicional croquete espanhol com lascas de presunto serrano), e os Piquillos Crocantes (empanado de pimentão piquillo recheado com carne de siri, molho romesco e crispy de espinafre). Todas expostas num balcão, ideais para beliscar na happy hour. Do menu de almoço e jantar: Gnocchi Serrano (nhoque de batata ao molho de cogumelos espinafre e jámon) e a Paella “La Bodeguita”, feita com o legítimo arroz “bomba”, lula, mexilhão, camarão, frango e açafrão. Serve duas pessoas. Crema Catalana (arroz doce com sorvete de canela) para fechar a refeição.

Al. Tietê, 360
Tel.: (11)2691-3557


Fast CasualFry’s Itaim
Fast casual

Com unidades no Center Norte e Shopping Ibirapuera, a rede de hamburgueria Fry´s inaugura seu terceiro restaurante, desta vez de rua, e no Itaim Bibi. No Fry´s, uma típica casa de lanches fast casual, o cliente decide como será seu burger, preparado com um blend exclusivo de carne fresca, e escolhe entre as duas opções de gramatura (110 g ou 200 g).

As opções nas versões tradicionais são: Hambúrguer, Cheeseburguer e Cheesebacon. Ainda é possível escolher entre três tipos de maionese, quatro queijos especiais, molho barbecue e queijo cheddar derretido, além de cebola na chapa ou caramelizada. Para acompanhar, batatas fritas (crinkle) e cebolas empanadas.

Rua João Cachoeira, 356
Tel.: (11) 2367 – 3018