Gastronomia estrelada no Rio de Janeiro

Em sua primeira edição no Brasil, o projeto @The Starts Route (Rota das Estrelas) reúne chefs do Guia Michelin para jantares pra lá de exclusivos.

Por: Shirley Legnani

Alemanha, França, Portugal e Brasil se encontram num projeto gastronômico que tem o Brasil como coadjuvante: a Rota das Estrelas. Joachim Koerper é um colecionador de estrelas. O chef alemão radicado em Portugal acumula premiações por diversos restaurantes ao longo da bem-sucedida carreira. Hoje, comanda três casas estreladas: o Eleven, em Lisboa; o restaurante do hotel Belmond Palace, na Ilha da Madeira; e o Eleven Rio, aberto no ano passado, no Rio de Janeiro. Tanta familiaridade com os prêmios concedidos pelo Guia Michelin fez com que Koerper idealizasse, quase dez anos atrás, em Portugal, um evento reu-nindo outros chefs igualmente premiados: eis aí Rota das Estrelas. Como era de se esperar, os jantares lotaram as casas onde foram realizados, de norte a sul de Portugal. E este ano, de novo graças à movimentação do alemão, a Rota das Estrelas brilhou nos céus do Hemisfério Sul. No estrelado Eleven Rio, do restaurateur Sallustio Rosa, o chef Joachim Koerper recebeu, ao lado da mulher Cintia (igualmente chef) os também laureados Benoit Sinthon (Il Galo d’Oro, duas estrelas, Ilha da Madeira), Gabriel Matteuzzi (Tête-à-Tête, uma estrela, SP) e Kazuo Harada (Mee, uma estrela, RJ) para um banquete, com o perdão do trocadilho, celestial. “As palavras parceria e harmonia traduzem bem o clima desse projeto. Parece mentira, mas toda a elaboração do menu, com a participação de tantos chefs, foi muito tranquila e, no final, acredito que todos gostaram. Foi maravilhoso receber chefs amigos e compartilhar de nossa cozinha com eles nesse projeto tão maravilhoso. O menu foi montado de primeira e cada chef criou dois pratos e todos foram aprovados na hora”, diz Cintia Koerper. “E depois de tantos pratos servidos, os chefs se reuniram à mesa e se deliciaram com um belo cozido de carne com batata fritas. “Quer comida mais confortável que essa?” diz, aos risos, Cintia.

Menu estrelado

Foram nove cursos. Dois de cada um dos chefs estrelados e mais uma sobremesa criada por Cintia Koerper. Sem exagero, um melhor que o outro. Abaixo, o menu completo do jantar antológico:

CEVICHE DE RAIZES AO LEITE DE TIGRE DE CAMBUCI (Restaurante Tête-à- Tête *, Gabriel Matteuzzi- SP)

OSTRA COM OURIÇO, OVO DE CODORNA E SHAKE NUTA (Restaurante Mee *, Kazuo Harada -RJ)

ATUM “TONATO” (Restaurante Eleven Rio, Joachim Koerper/RJ)

LAGOSTIM COM PAPA DE MILHO E LIMA KAFIR (IL Galo d’Oro, Benoit Sinthon/ Ilha da Madeira)

TERRA E MAR (COGUMELOS EM TEXTURAS E VIEIRA) (Restaurante Eleven Rio, Joachim Koerper – RJ )

WAGYURIBS (Restaurante Mee, KazuoHarada/RJ)

JARRET DE PORCO MARINADO COM VINHO BRANCO, CEBOLA PÉROLA E NOZES PEKAN (Restaurante Tête-à- Tête,
Gabriel Matteuzzi/SP)

PRÉ – DESSERT: NOSSA LARANJEIRA (Restaurante Eleven Rio, Joachim Koerper/Cintia Koerper–RJ)

CHOCO ADDICT – MINHA VERSÃO DO NUTELLABY VALRHONA (IL Galo d’Oro, Benoit Sinthon – Ilha da Madeira)

Eleven Rio
Av. Vieira Souto, 234 – Ipanema Tel.: (21) 2267-9282