Gastro_abre
Os melhores da gastronomia paulistana
11 de setembro de 2017
O ressurgimento do clássico Ca’d’Oro
14 de setembro de 2017
Show all

Joice Hasselmann, da Rádio Jovem Pan, mostra seus dotes nas panelas

Ok, as lulas não são o ingrediente principal da receita que a jornalista Joice Hasselmann, que hoje brilha no comando do programa Os Pingos nos is, na Rádio Jovem Pan, preparou para Go´Where Gastronomia. Mas só o fato de a receita levar calamares dá ao prato – que Joice batizou como Pasta à Go´Where – uma dimensão metafórica evidente.

Por:Celso Arnaldo Araujo

Joice e seus companheiros de programa, Claudio Tognolli e Felipe Moura Brasil, estão entre os mais tonitruantes críticos do lulopetismo. Titular do mais acessado canal de comentários políticos do YouTube, com mais de meio milhão de inscritos, ela tem um lado B que é pura ternura e só os mais chegados conhecem: adora cozinhar. E não é que sabe? Sim, porque, a exemplo de frequentadores assíduos do karaokê que assustam os presentes com sua falta de jeito para cantar, há metidos a chef incapazes de preparar um pão com manteiga perfeito. Não é o caso de Joice. Ela não só é chegada num fogão como domina a coisa com consistência. Joice é daquelas pessoas que, depois de comer um prato diferente num restaurante, não sossega enquanto não o reproduz em casa, mesmo que seja preciso entregar-se à experimentação. Essa paixão pela culinária vem da velha genética. Nascida no interior do Paraná, ela se deixou contagiar pela cozinha da nonna. Aos poucos, foi acrescentando técnica à herança de família. E hoje, seja cozinhando para o marido ou para grupos de amigos, Joice esbanja criatividade, sem invencionices gourmetizadas. É o caso dessa massa à Go´Where.

Antes de chegar à cozinha do restaurante Le Fish – o novo reduto de pescados e frutos do mar dos Jardins – enviou seu pedido de ingredientes: spaghetti grano duro, camarões médios a grandes, lulas, vôngoles, queijo grana padano ou parmesão de alta qualidade, aspargos e muitos outros itens. A rigor, uma pasta com frutos do mar – mas com um toque à Joice. “Às vezes gosto de ‘perverter’ uma receita, acrescentando algo que, em princípio, iria contra os dogmas da gastronomia”. É o caso do queijo de sabor marcante – como os da receita. Quem é que disse mesmo que frutos do mar não combinam com queijo?

Com os ingredientes à sua frente, Joice atirou-se à tarefa com visível entusiasmo, preparando caprichosamente cada um deles antes de cair na panela. Mas foi possível detectar um sorriso especial no rosto lindo de Joice ao jogar a lula na frigideira. Ah: o prato ficou uma delícia, com todos os pingos nos is.

Pasta à Go´Where

Rendimento: para duas pessoas

Ingredientes:

  • 200 g de Spaghetti grano duro cozido bem al dente

Para o molho:

  • 10 camarões médios
  • 2 camarões gigantes ou 4 grandes, frescos, para decorar
  • 150 g de lulas em anéis, frescas
  • Um punhado de vôngoles com casca (mais ou menos uma xícara)
  • 1/2 xícara de vôngoles, sem casca
  • 1 xícara de vinho branco seco de boa qualidade
  • 4 dentes grandes de alho
  • Leite
  • 1 maço grande de salsa fresca
  • Pimenta-do-reino moída na hora
  • 100 g queijo grana padano ou parmesão de alta qualidade
  • Azeite de oliva e manteiga
  • Um maço de aspargos cortados na diagonal

Modo de fazer:

Passo 1: Deixe os quatro dentes de alho de molho em uma xícara de leite na geladeira durante 24h. Ferva o alho com leite e deixe esfriar. Depois, bata o alho com leite fazendo um creme. Coe e separe para temperar o molho.

Passo 2: Ferva os vôngoles com casca e o vinho branco até as conchas se abrirem. Coe e reserve o caldo.

Passo 3: Tempere os camarões, as lulas e os vôngoles com sal e pimenta. Grelhe na manteiga e um pouco de azeite os camarões maiores que serão usados na decoração e reserve. Na mesma frigideira grelhe os camarões médios rapidamente. Reserve. Na sequência, grelhe as lulas cerca de um minuto, sempre no fogo bem alto. Reserve. Use o caldo dos vôngoles pra deglacear a frigideira. Junte os vôngoles sem casca, os camarões grelhados, as lulas e os aspargos picadinhos, mexa bem por um minuto. Coloque a massa já cozida e bem al dente. Junte uma xícara da água do cozimento do macarrão. A massa termina de cozinhar no molho. Mexa por mais um minuto. Desligue e acrescente o creme de alho doce, o queijo parmesão e a salsa bem picada. Mexa sem parar até o parmesão dar uma consistência pra massa. Sirva imediatamente. Decore com os camarões gigantes grelhados e alguns vôngoles com casca


Le Fish –  O mar nos Jardins

Sob o comando dos sócios Bruno e Renato Bonfiglioli Muoio, o Le Fish tem como foco peixes frescos e frutos do mar provenientes de diferentes produtores, com destaque para o Le Fish tem como foco peixes frescos e frutos do mar provenientes de diferentes produtores, com destaque para o salmão. Em seu menu de inverno, vale destacar o Velouté de frutos do mar e o Risoto de edamame com camarão. Para acompanhar, uma bem selecionada carta de vinhos elaborada pela sommelier Gabriela Bigarelli. Com apenas 30 lugares e seis meses de abertura, o Le Fish já é um privilegiado pedaço do mar em pleno Jardins.

Rua Melo Alves, 301 – Tel.: 3062 7146

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =