Leopoldo Pacheco – Talento em dose dupla

Que Leopoldo Pacheco é um ótimo ator, isso não é novidade. Mas o que poucas pessoas sabem é que também manda muito bem na cozinha. E para colocar seu talento à prova, ele escolheu a cozinha do restaurante Chef Vivi para preparar um delicioso Filé Mediterrâneo.

Por: Malu Bonetto

O ator paulistano Leopoldo Pacheco, 57 anos, que está em cartaz na peça O Leão no Inverno, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, é puro talento. Colecionador de personagens marcantes, como o Leôncio Almeida, na novela Escrava Isaura; e o libanês Samir, em Um Só Coração, ele revela que interpretar não era seu projeto inicial de vida. Foi durante a Faculdade de Artes Plásticas que ele conheceu o teatro amador e começou a trabalhar, ao mesmo tempo, como cenógrafo, maquiador, figurinista e diretor. A paixão pela dramaturgia foi crescendo naturalmente e acabou ingressando na Escola de Arte Dramática da USP, em 1982. Nessa época, passou a se dedicar 100% ao teatro e até chegou a montar uma escola de teatro com os amigos, mas que acabou entrando em falência pela falta de patrocínio. Leopoldo confessa que pensou em desistir da carreira de ator e focar só na de cenógrafo e figurinista. Mas quis o destino que as coisas fossem diferentes: em 2001 veio o convite para fazer a peça Pólvora e Poesia e, depois, em 2004, aos 42 anos de idade, estreou na televisão com a minissérie Um Só Coração. A consagração veio logo no ano seguinte, com o vilão Leôncio, de A Escrava Isaura. “Qualquer ator queria fazer o papel do Leôncio, me senti honrado com o convite. Essa foi uma experiência incrível que me abriu muitas por-tas na televisão, mas minha prioridade sempre foi e será o teatro. Acredito que é nos palcos que o ator se aprofunda, se recicla e sente o retorno do público.”

A arte de cozinhar

Devido à profissão, Leopoldo costuma rodar o Brasil com suas peças de teatro e eventos para divulgar as novelas. E sempre que viaja para regiões e países diferentes, gosta de conhecer a gastronomia local e ir aos mercados comprar temperos típicos, principalmente azeites e sal. “Eles fazem uma diferença enorme nos pratos, conseguem dar um gosto especial nas receitas mais simples.”

Afeto como ingrediente

“Na minha família todo mundo sempre gostou de cozinhar. Os pratos eram simples, mas sempre com muito sabor. Minha avó e minha mãe passavam horas cozinhando. Quando era pequeno, lembro que eu e meus irmãos éramos acordados pelo meu pai logo depois de ele chegar do trabalho e preparar algo gostoso para a gente comer, como um bife acebolado.”

Até hoje, Leopoldo relaciona a gastronomia com afeto, por isso gosta de se reunir com a família e os amigos para saborear uma deliciosa refeição. Foi em um desses encontros, inclusive, que ele inventou a receita do Filé Mediterrâneo que preparou para esta reportagem. “Gosto de fazer coisas no forno por ser mais saudável, e temos a preocupação de não comer fritura e damos prioridade aos orgânicos. Gosto desse filé porque é receita bem prática e que combina muito bem legumes e frutas.”


Filé Mediterrâneo

Grau de dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 4 pessoas

LEGUMES AO FORNO

Ingredientes:

  • 6 folhas endívias
  • 6 folhas radicchios
  • 6 berinjelas baby
  • 6 abobrinhas baby
  • 6 ameixas vermelhas
  • 20 bagos de uva rubi
  • Meia abóbora cabotiá
  • Sal a gosto
  • Azeite a gosto
  • Tomilho a gosto

Modo de preparo:
Corte a cabotiá em cubos pequenos, as endívias ao meio e os radicchios em tiras. Retire os caroços das ameixas e corte ao meio, assim como as berinjelas e as abobrinhas. Unte a assadeira com azeite, disponha as endívias, os radicchios, as abobrinhas, as berinjelas, os cubos de abóbora e as uvas na assadeira, coloque sal e tomilho a gosto. Regue com azeite e asse no forno preaquecido a 200 °C por 20 minutos.

FILÉ-MIGNON

Ingredientes:

  • 500 g de filé-mignon limpo
  • 2 dentes de alho amassado
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino preta a gosto
  • 4 folhas de louro
  • Azeite a gosto

Modo de preparo:
Espalhe o alho sobre a carne, salpique o sal e a pimenta. Unte a forma com azeite, coloque a carne e o louro
e regue com azeite. Leve ao forno preaquecido a 240 °C por 20 minutos.

MOLHO

Reduza 50 ml de vinho tinto seco na boca do fogão até evaporar o álcool.

Montagem:
Corte a carne em fatias com cerca 2 centímetros de espessura. Disponha os legumes no prato, algumas fatias de filé-mignon e regue com o molho.