Mesas com vista pro mar

Mesa com vista pro mar

Para quem não abre mão de provar receitas assinadas por renomados chefs durante as férias e longe da badalação gastronômica da cidade, Go’Where Gastronomia selecionou restaurantes do litoral paulista que valem a visita.

Por: Shirley Legnani

Dalmo Bárbaro

Guarujá

Dalmo Bárbaro

Mar ao prato

Em 1963, um pequeno restaurante de comida caiçara localizado na estrada entre Guarujá e Bertioga conquistou paladares por seus mariscos, frutos do mar, saladas e outras delícias. Hoje um clássico no litoral paulista, Dalmo Bárbaro é ponto de encontro de turistas na temporada, particularmente a unidade (são quatro ao todo) na Praia da Enseada, com bela vista para o mar. Todos compartilham o cardápio em que predominam os peixes e frutos do mar em receitas clássicas, preparados em porções sufi cientes para compartilhar. Fazem parte do menu a pescada-cambucu grelhada com alcaparra na manteiga, guarnecida de batata sautée, e a prancha de frutos do mar, composta de polvo, lula, camarão, pescada-cambucu, palmito e cebola sobre uma chapa.

Av. Miguel Estéfano, 4751
Enseada, Guarujá – SP
Tel.: (13) 3351-9298

Rufino’s Restaurant

Guarujá

Rufino’s Restaurant

Navio de pescados

Sempre bem frequentado, o Rufino’s é uma das melhores opções da praia da Enseada. O irresistível e farto couvert vem caprichado, com lulas ao vinagrete, sardinha, entre outras delícias do mar. Pode-se começar a refeição pelo polvo à galega, cozido com páprica e azeite, ou o grelhado de frutos do mar. Nessa receita, vêm, numa pedra quente, badejo, lula, polvo, camarão, vieira, ostras, mexilhão e tamarutaca, um tipo de crustáceo semelhante à lagosta. Para acompanhar, boas opções de vinhos brancos.

Avenida Miguel Stéfano, 4795
Enseada – Guarujá – SP
Tel.: (12) 3351-5771

 

Manacá

Camburi

Manacá

Para ver e ser visto

Um dos restaurantes mais badalados do Litoral Norte, o Manacá é cercado de plantas e o salão sustenta-se sobre palafitas e não tem paredes, apenas parapeitos de bambu. O cardápio bem montado pelo chef Edinho Engel está entre os melhores do litoral. Como entrada, Lula grelhada e a casquinha de siri. Entre os pratos principais, sugerem-se o papillote de peixe, geralmente robalo ou pescada-branca, em folha de bananeira com farofa de camarão, banana e alcaparras, e a cavaquinha ao creme de mel e mostarda. A adega abriga bons vinhos de vários países. Para encerrar, musse de queijo e goiaba caramelizada.

Rua do Manacá, 102
Camburizinho – São Sebastião
Tel.: (12)3865-1566

Restaurante OCA

Santos

Restaurante OCA

Sucesso absoluto

Em um ambiente charmoso e despojado, o restaurante Oca, comandado pelo restaurateur Marcos Calçada Bastos Vasconcelos, é sucesso desde sua abertura, em 2011. A boa gastronomia com receitas preparadas a partir de produtos de qualidade e com o toque do chef atrai clientes da região, bem como visitantes de outros centros. Na carta de vinhos, uma excelente seleção das melhores vinícolas do mundo.

R. Azevedo Sodré, 155
Gonzaga – Santos
Tel.: (13) 3302-3133

Ferrocarril

Santos

Ferrocarril

Sabor argentino

Sob o comando de Glauco Tabet Lima, o Ferrocarril, especializado cozinha argentina, é um dos mais favoritos de Santos – graças sobretudo às delícias preparadas pelo mestre parrillero Alberto Vincent, com mais de 25 anos de experiência no ramo em Buenos Aires. No menu da casa, uma bem-sucedida fusão de ingredientes da culinária contemporânea feitos na tradicional parrilla, o que traz uma experiência inusitada e provocante. No ambiente intimista e acolhedor, há uma área reservada, o Wine Bar, ideal para os clientes provarem empanadas e linguiças homemade com os ótimos vinhos da casa – mais de 200 opções. No piso superior, há um amplo salão para eventos corporativos e aniversários. Para o almoço, a dica é o Menu Executivo, composto por entrada, prato principal e sobremesa. Todas as empanadas e linguiças são de produção própria.

Rua Doutor Tolentino Filgueiras, 55
Santos
Tel.: (13) 3327-6009

Les Épices

Guarujá
Sofitel Jequitimar

Les Épices/Guarujá SofitelJequitimar

Requinte

Referência da alta gastronomia no litoral paulista, o Les Épices, restaurante do classudo hotel Sofitel Jequitimar, tem pratos exóticos que unem influências da culinária francesa a toques da cozinha mediterrânea e brasileira, em menu que se renova constantemente. Boa dica é pedir pelo menu Les Épices, que inclui entrada, dois pratos à escolha (entre peixes e carnes), seleção de queijos e sobremesa. No ambiente, salão sóbrio e elegante, com vista para a piscina e o mar.

Av. Marjory da Silva Prado, 1100
Praia de Pernambuco, Guarujá
Tel.: 13 2104-1018

Marakuthai Praia

Ilhabela

Marakuthai Praia

Beach club

Sempre em busca de novidades, a chef Renata Vanzetto acaba de ampliar o Marakuthai Ilhabela, transformando-o num restaurante beachclub: o Marakuthai Praia. “A ideia é oferecer aos frequentadores da ilha um espaço cinematográfico para eles curtirem e ficarem bem à vontade com boas comidas e bebidas”, explica Renata. Com a mudança, a casa instalada à beira-mar ganha uma área de 300m2, com um belo bar central, areia, coqueiros, bangalôs, balanços e redes com vista promar, futtons, pufes e bar de caipirinha num clima bem tropical. No menu, hits do Marakuthai, como o KhiriKhiri (bolinha de camarão cremoso em crosta de castanha de caju acompanhado por molho de pimenta) e o Bali (atum selado, com molho de queijo de cabra e damasco, acompanhado de arroz com cebolinha e castanha de caju).

Força Expedicionária Brasileira, 495
Ilhabela – SP
Tel. (12) 3896-5874

Restaurante do Cura

Ilhabela

Restaurante do Cura

Tradição na praia

O Restaurante do Cura completa 35 anos de história e é referência em gastronomia na baixada, com seus pratos típicos e boa comida caseira da região. No cardápio, dividem espaço com os pescados receitas da cozinha italiana, portuguesa e árabe. Entre as 60 opções de receitas, anchova recheada com cenoura, azeitona e ovo e filé de peixe com shiitake. Os grelhados, caso do filé-mignon e da alcatra, assim como as massas, são finalizados na hora.

Avenida Princesa Isabel, 337
Perequê Ilhabela
Tel.: (11) 3896-1341

Me Gusta

Ilhabela

Me Gusta

Boteco pé na areia

Também sob o comando da chef Renata Vanzetto (Marakuthai), o o novo Me Gusta, em Ilhabela, tem ares de boteco com pitadas de gastronomia. No menu, um bom mix de sabores e texturas. Entre as boas novas da seção de entradas frias, destaque para o Rolinho Vietnamita, feito com papel de arroz, vegetais, frango agridoce, abacate, hortelã e sweetchili, e o Fresh Noodles, uma saladinha de macarrão de arroz bifum com pepino, cenoura, cebola e berinjela frita, amendoim e ervas. Entre as sugestões para entradas quentes, o MexicanStyle, espiga de milho em crosta de creme de alho, pimenta cayena e parmesão.

Av. Pedro Paulo de Moraes, 690
Centro – Ilhabela
Tel.: (12) 3896-1328

Taioba Gastronomia

Camburi

Taioba

Restaurante e eventos

Um dos chefs mais engajados em projetos sociais, o caiçara Eudes Assis é considerado por muitos críticos o melhor chef brasileiro de cozinha do mar. Nascido e criado no Litoral Norte de São Paulo, o chef comanda hoje o restaurante Taioba Gastronomia, agora com serviço de catering e eventos. Com formação na escola francesa Le Cordon Bleu, o chef capricha na cozinha caiçara do restaurante localizado em meio à Mata Atlântica. No ambiente rústico e aconchegante da casa, os clientes provam delícias como os bolinhos de taioba, casquinha de siri, o PF Caiçara (posta de peixe empanado, arroz de taioba, pirão e banana assada) e o arroz lambe-lambe.

Rua Tijucas, 55
Camburi, São Sebastião – SP
Tel.: (12) 3865-2846