Nobres sequências

Muito mais que uma seleção dos melhores pratos do cardápio em porções reduzidas, os menus- degustação expressam a ousadia e criatividade dos chefs de cozinha. Conheça as obras-primas de alguns dos restaurantes mais ilustres de São Paulo.

Por: Mariana Santos

D.O.M. Ousadia artística

Detentor de duas estrelas Michelin, o restaurante de Alex Atala é uma raridade no cenário gastronômico atual. Unindo, como nenhum outro, simplicidade e elegância, o D.O.M. traduz a cozinha brasileira de raiz em pratos autorais minuciosamente elaborados com a maestria de um verdadeiro artista. A experiência do menu-degustação na casa pode acontecer em quatro formatos (incluindo um cardápio totalmente vegetariano), dando ao cliente a oportunidade de experimentar até treze receitas diferentes. Tão belos quanto saborosos, destacam-se em meio à multi dão de pratos a Ostra gratinada, com tapioca marinada e ovas de salmão, o Ceviche de flores com mel de abelha nativa e o Moti de rapadura com sorvete de erva-mate.

R. Barão de Capanema, 549 – Jardins – São Paulo – SP – Tel.: (11) 3088 0761 | (11) 3081 4599
www.domrestaurante.com.br


Fasano Massas de luxo

Da famosa cozinha do chef Luca Gozzani saem tantos exemplares primorosos da alta gastronomia, que a dúvida no momento da escolha é natural. Uma boa saída é optar por um dos quatro menus-degustação que o Fasano oferece, e que variam no número de etapas e até no tema. O vegetariano, por exemplo, tem cinco pratos. Mas, fazendo jus ao que a Itália tem de mais tradicional, o chef criou um menu só de massas artesanais, com cinco clássicos de diferentes regiões do país. O Paccheri com molho genovese, com caldo de vitelo e legumes – preferido do restaurateur Rogerio Fasano – e a Calamara com ragu de linguiça toscana e abobrinha são os mais aclamados da seleção. As sobremesas chegam em maior número: seis doces, incluindo a Baba ao rum e dois sorbets.

R. Vitório Fasano, 88 – Cerqueira César – São Paulo – SP Tel.: (11) 3896 4000
www.fasano.com.br


Jun Sakamoto Sushis em série

Um dos mais prestigiados sushimen de São Paulo, Jun Sakamoto é um perfeccionista. Para ele, o preparo do sushi é uma arte levada à máxima seriedade e executada como um ritual, em cortes certeiros e movimentos calculados, que resultam em pequenas peças de puro deleite. Todas as noites, de segunda a sexta, Jun recebe oito privilegiados clientes em seu balcão e prepara, um a um, os 16 sushis de cada sequência especial. A exclusividade custa R$ 365 e inclui dois pratos complementares (que podem ser o Tartar de atum, a Sopa de saquê com ostra, o Tempurá de ovo de codorna ou o Chawanmushi Trufado) e, de sobremesa, o Sorvete de maçã verde com gelatina de saquê doce, tudo feito com matéria-prima de primeira qualidade. Entre os destaques, os sushis de ovas de ouriço, o de vieira e o de tempurá de enguia provocam suspiros.

R. Lisboa, 55 – Pinheiros – São Paulo – SP – Tel.: (11) 3088 6019


Amadeus Seleção do mar

Os apaixonados pelas delícias do oceano encontram alento no Amadeus, da chef Bella Masano, que esbanja talento em receitas de sabor e apresentação primorosos. A rigorosa seleção de matérias-primas e o profundo respeito pelo alimento dão origem a pratos célebres, como o Frisson no negro (camarão ao curry com alho-poró e arroz negro), sucesso desde a abertura da casa, há 30 anos. Duas maneiras de conhecer a fundo as criações de Bella na mesma refeição é a Sinfonia de Camarões (cuja estrela é o crustáceo) e o Menu da chef, uma seleção especial protagonizada por ingredientes como ostras (de cultivo próprio), vieira, camarão e peixe. Nessa opção, que custa R$ 255 e dá direito a cinco pratos e uma sobremesa, destacam-se as Ostras com vinagrete de melancia e as Vieiras em creme de cebolinha.

R.: Haddock Lobo, 807 – Cerqueira César – São Paulo – SP – Tel.: (11) 3061-2859
www.restauranteamadeus.com.br