A nova geração do Dom Curro, o clássico restaurante espanhol de São Paulo

Jovem e empreendedora sem medo de arriscar: assim é Sabrina Rios Oliveira no comando de um dos restaurantes mais emblemáticos do país, o Don Curro, que acaba de mudar de casa na terceira geração da família.

Por: Shirley Legnani 

Com quase 60 anos na ativa, o restaurante espanhol muda de ares. Instalado num belo imóvel na Rua Oscar Freire, o novo salão é moderno e o menu mais contemporâneo – sem deixar de lado as receitas clássicas, passadas de geração a geração. No quesito atendimento, o cliente se sente em casa, uma vez que Sabrina – neta de Don Curro – fez questão de manter os mais de 40 funcionários da velha casa de Pinheiros, nesta nova etapa da casa. “Inovar é importante. Mas, mais que isso, acreditar nos nossos colaboradores e mantê-los. Todos os funcionários fazem parte e acreditam na nossa história”, diz ela, que agora dá nome à casa: Don Curro a la Sabrina.

Apaixonada por gastronomia, desde pequena ela acompanhava a avó na cozinha. “Amo cozinhar e criei novas receitas para o cardápio”, diz a jovem chef-restaurateur. Das novidades do menu, destaque para o irresistível Polvo com aspargos frescos, limão siciliano e tomate cereja; e o camarão com aspargos frescos e tomates, puxado no vinho branco. Dos clássicos, jamón Pata Negra, as Ostras frescas com limão e, é claro, o carro-chef da casa, a Paella Don Curro. Farta e colorida, é um prato que encanta os olhos e o paladar – há mais de 50 anos, sem errar a mão. Para harmonizar, tintos e brancos na extensa e bem selecionada carta de vinhos, além de drinks – outra das novidades da nova fase do restaurante. “Nossa proposta é modernizar sem perder a história, a tradição do Don Curro. Faço parte dessa família, sou neta do fundador e tenho muito amor pelo negócio”, explica Sabrina, que recebeu Go’Where ao lado do marido, Marcos Oliveira e dos filhos Marcelo e Giovanna – ambos já mostrando que são apaixonados pelos negócios da família. Ou seja: claramente o Don Curro terá continuidade no comando da quarta geração. Sabrina quer mais e vê com entusiasmo essas recentes mudanças. “Conseguimos consolidar e fidelizar ainda mais nossos clientes cativos e, ao mesmo tempo, conquistar novos, uma nova geração. Isso é gratificante e mostra que estamos no caminho certo”.

História

Depois de 12 anos de touradas em Sevilla, na Espanha, Francisco Rios Dominguez, o Don Curro, veio para o Brasil com sua esposa Carmen, neta de uma das cozinheiras do Palácio Real de Granada. Aqui, Don Curro inaugurou seu restaurante, em 1958. Até hoje ele é considerado uma das maiores expressões e precursores da gastronomia espanhola da cidade.

Don Curro a la Sabrina
Rua Oscar Freire, 439 – Jardins. Tel.: (11) 5035-5600