Os pratos saudáveis conquistam cada vez mais admiradores

Uma onda saudável invade os restaurantes da cidade, com opções minuciosamente elaboradas para atender aos adeptos de uma alimentação consciente e livre de químicos. São pratos que levam em consideração a procedência dos ingredientes, da criação dos animais ao cultivo dos vegetais que vão à mesa. Confira seis pratos gostosos e nutritivos para saborear de olhos fechados.

Por: Mariana Santos

Via Castelli – Salmão grelhado com molho de alcaparras

O tradicional restaurante Via Castelli apresenta várias opções que agradam aos adeptos de uma alimentação balanceada. O Salmão grelhado com molho de alcaparras é uma pedida nutritiva e altamente saudável, já que o peixe é fonte de colesterol bom, graças aos altos índices de Ômega-3. Também é rico em minerais e vitaminas. Assado ao forno, é servido com arroz à grega (que leva verduras como cenoura, ervilha e pimentão) e batatas assadas. O molho de alcaparras é igualmente leve, mas pode até ser dispensado.

R. Martinico Prado, 341 – Higienópolis Tel: (11) 3662 2999
www.viacastelli.com.br


Coco Bambu – Ratatouille

A receita original francesa foi adaptada ao paladar brasileiro e faz parte do cardápio vegetariano da famosa rede nordestina. Leve e de baixo teor calórico, leva tomate, berinjela, cebola roxa e abobrinha e vai ao forno com azeite extravirgem, ervas e alho confitado. Juntos, esses alimentos são uma rica fonte de fibras, vitaminas e minerais e têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas.

Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 737 Tel.: (11) 3051 5255
www.cocobambu.com


Grão Fino – Quibe de Abóbora

A padaria e restaurante mostra-se sempre relevante na gastronomia funcional, com opções totalmente sem glúten e sem lactose, como o Quibe de Abóbora, que leva quinoa, lentilha e semente de girassol (alimentos germinados), que são verdadeiras injeções de saúde, pois fortalecem o sistema imunológico, retardam o processo de envelhecimento e são altamente digestivos, além do trigo sarraceno, que tem mais fibras do que a aveia e é uma escolha saudável para diabéticos, pois modera os níveis de açúcar no sangue.

R. Pedroso Alvarenga, 672 – Itaim Tel.: (11) 3078 6062
www.sougraofino.com.br


Sarrasin Bistrô – Galette Rousseau

Especializado em crepes salgadas (as galettes, típicas da região noroeste da França), cuja massa tem o trigo-sarraceno como principal ingrediente. Sem glúten, rico em fibras e Ômega-3, o trigo mourisco, mouro ou preto (“farine de sarrasin”, em francês) brilha em diferentes receitas na casa. Crocante, versátil e saudável, as galettes possibilitam uma infinidade de sabores e recheios. A Rousseau, preparada com salmão defumado e queijo brie, ciboullete e molho de redução de shoyu, é um dos destaques do cardápio.

R. Olimpíadas, 360 – Shopping Vila Olímpia Tel.: (11) 4119 1655
www.sarrasin.com.br


Bistrô 28 – Pirarucu em crosta de castanha do Pará com torre de legumes

No cardápio do Bistrô 28, do chef João Ragna, há comida para todos os gostos, inclusive para quem escolhe o prato calculando os nutrientes. Além de saboroso, o Pirarucu é um dos peixes que concentra maior quantidade de Ômega-3, gordura essencial para a saúde. Assado ao forno – o que favorece a conservação dos nutrientes –, o peixe recebe ainda o Pirarucu é um dos peixes que concentra maior quantidade de Ômega-3, gordura essencial para a saúde. Assado ao forno – o que favorece a conservação dos nutrientes –, o peixe recebe ainda o reforço das castanhas, benéficas para o coração e para o cérebro, além de melhorar a imunidade e prevenir o câncer. Os legumes (abobrinha, berinjela e tomate) e o palmito enriquecem qualquer refeição por inúmeras razões, entre elas, os níveis de ferro, potássio, fósforo e magnésio.

R.: Joaquim Távora, 1068 – Vila Mariana Tel.: (11) 5082.3167
www.bistro28.com.br


Cachoeira Natural – Rolito de berinjela

Fazendo jus ao nome, o Cachoeira Natural é famoso por oferecer comida saudável e de alta qualidade, a preços convidativos. Uma das opções mais interessantes e saborosas do vasto buffet é o Rolito de berinjela, preparado apenas com ricota e salsinha, envoltos pelo legume. O prato tem baixo valor calórico pois, além do queijo de baixa teor de gordura, a receita não leva óleo e vai ao forno com molho ao sugo.

R. João Cachoeira, 263 – Itaim Bibi – Tel.: (11) 3079 7578
www.cachoeiranatural.com.br