Passeie pelas doces histórias de bolos e tortas de Natal de vários países do mundo

Embora cada país preserve diferentes costumes para esta época do ano, é certo que, em todos os lugares onde o Natal é celebrado, comer doces típicos faz parte do ritual. Conheça essas delícias natalinas e suas histórias ao redor do mundo.

Por: Mariana Santos

FRANÇA

Bûche de Nöel

Pâtisserie Douce France

No século XII, na véspera de Natal, os franceses saiam para procurar troncos de madeira para queimar em suas lareiras. O chefe da casa embebia o tronco em óleo, sal e vinho, e fazia orações, pois acreditava-se que as cinzas tinham o poder de proteger a casa. Para o deleite dos apaixonados por doces, com o tempo a tradição se converteu num gracioso bolo em formato de tronco, que o chef Fabrice Le Nud adaptou em várias versões, como o Fantaisie Etoile, com recheio cremoso de chocolate 70% e glaçagem de chocolate.
Pâtisserie Douce France
Al. Jaú, 554 – Jardins – Tel.: (11) 3262 3542
www.patisseriedoucefrance.com.br


PORTUGAL

Bolo Rei

B.Lem Portuguese Bakery

Indispensável no Natal das famílias portuguesas, o Bolo Rei marca presença à mesa até o Dia de Reis. A confeitaria B.Lem segue a receita tradicional, com um toque de vinho do Porto. O bolo de massa branca e fofa lembra uma coroa, cravejada de frutas secas e cristalizadas. Dentro dele, encontra-se a “fava da sorte” que, segundo a tradição, concede a realização de um desejo ao sortudo que receber a fatia ‘premiada’.
B.Lem Portuguese Bakery
Rua Afonso Braz, 400 Vila Nova Conceição – (11) 2614 3933
www.blembakery.com


ÁUSTRIA

Linzer Torte

Confeitaria Marilia Zylbersztajn

Inspirada na torta mais antiga do mundo, a Linzer Torte, popular na Áustria, especialmente nesta época do ano, a confeiteira Marilia Zylbersztajn criou a Torta Natalina. Originalmente, leva avelãs moídas e é recheada com geleia de framboesa. Para a versão brasileira, Marilia brinda os chocólatras com uma deliciosa ganache de chocolate belga trufado. “Finalizo com avelãs carameladas. A laranja da massa faz um contraste com o chocolate do recheio, que fi ca uma delícia”, revela Marilia. A invenção da receita original é tema de muitas lendas, como a do pasteleiro da cidade austríaca de Linz, que teria começado a produzi-la em massa em 1823, tornando a cidade famosa.
Confeitaria Marilia Zylbersztajn
Rua Fradique Coutinho, 942 – Vila Madalena – Tel.: 4301 6003
www.mariliaconfeitaria.com.br


ITÁLIA

Torta Caprese

iDolci

Originário da Ilha de Capri, o quitute clássico das ceias natalinas na Itália é feito na iDolci seguindo a receita original, com farinha de amêndoas e chocolate. Reza a lenda que sua origem é fruto de um engano: em 1920, um confeiteiro teria esquecido de acrescentar farinha à massa, dando origem à torta hoje adorada entre os italianos – e em todo o mundo – por ser crocante por fora e macia por dentro.
iDolci
Shopping JK Iguatemi Piso Térreo – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041  – Itaim Bibi – Tel: (11) 3152 6222
www.idolci.com.br


Líbano

Frutas secas

Paula Labaki

No Líbano, a mesa natalina é posta apenas nas casas dos cristãos. Frutas como uvas, damascos, pêssegos, ameixas e tâmaras são comidas secas, decoram a mesa e emprestam sabor a doces como o mahmul de tâmara, típico da data. Por influência da avó paterna libanesa e da mãe, que preferia as frutas frescas, a chef Paula Labaki criou a compota de frutas frescas e secas, que fi ca ainda mais gostosa acompanhada de seu sorvete à base de leite e biscoitos gingerbread. Paula Labaki
Tel.: (11) 4329 7779
www.paulalabaki.com.br


ALEMANHA

Lebkuchen

Studio Cake

O pão de mel alemão é conhecido desde a Idade Média e sua origem é atribuída aos belgas – dizem que seus ingredientes eram tão especiais que o doce era usado como pagamento de impostos. Também era dado como presente a nobres, pintado de dourado. Com base na receita tradicional – que leva especiarias, avelãs, amêndoas ou nozes e é coberta de glacê ou chocolate – o Studio Cake criou o Bolo de Pão de Mel, que recebe recheio de doce de leite ou de brigadeiro e uma generosa cobertura de chocolate ao leite com frutas secas, ou é decorado com pasta americana. Studio Cake
R.: Minerva, 341 – Perdizes – Tel.: (11) 3865 8258
www.studiocake.com.br


Thata Brigadeiros

No Brasil, como opção para os tradicionais panetones, Tatiane Costa Silva, da Thata Brigadeiros, criou algumas delícias encantadoras, como a Torta de pistache com frutas vermelhas. “Escolhi os melhores ingredientes visando harmonizar muito bem com qualquer menu ”, explica Tatiane.
Thata Brigadeiros
R.: Molíere, 341 – Jardim Marajoara – Tel.: (11) 5521 0406
www.thatabrigadeiros.com.br