Rolinhos da perdição

Originários da Itália, os pequenos canudos recheados ganharam novas versões e hoje são, uma febre em São Paulo, sobretudo pelo sucesso da confeitaria do chef americano Buddy Valastro, onde eles são um dos carros-chefe entre os doces.

Por: Fernanda Dragone

Um massa doce frita em formato de tubo, recheada com ricota. A sobremesa, típica da Sicília, primeiro conquistou os italianos e logo ganhou o mundo. Com isso, recebeu novas adaptações para o recheio, com versões até mesmo salgadas, e, desde então, se tornou uma das opções mais pedidas como sobremesa. O doce ficou tão conhecido que foi usado até no filme O Poderoso Chefão III para envenenar Don Altobello. Aqui, os cannolis são servidos em restaurantes, confeitarias e até sorveterias.

Uma doce magia

O Cannoli Siciliano, como se sabe, tem uma história milenar. Trata-se de um doce de origem italiana adaptado pelos árabes que invadiram a Europa – que incluíram nele um recheio de ricota, ingrediente muito utilizado na gastronomia italiana. O Cannoli Siciliano, apesar de seus dois mil anos, ainda merece festivais contemporâneos para louvá-lo. É o caso da Dolci Magie – gelateria paulistana que tem à frente o italiano Andrea Beccaria. Atualização dos tempos: este ano, o cannoli da casa ganhou recheios direcionados a diabéticos, em cinco versões. Entre os recheios “tradicionais”, os destaques são o clássico creme de ricota, gianduia, o pistache e o chocolate belga.

Rua João Cachoeira, 289 – Itaim Bibi – Tel.: (11) 4371 6244

Feitos na hora

Preparados pela proprietária e chef de cozinha Helena Morici, o cannoli da cantina Taormina oferece a receita original do doce siciliano com creme de ricota de ovelha, frutas cristalizadas e raspas de laranja. Para que a massa fique sempre crocante, todos os canudos são feitos na hora.

Alameda Itu, 251 – Cerqueira César Tel: (11) 3253-6049

Toque de pistache

A massa fresquinha da Favi Pastificio, recheada com ricota e frutas crisalizadas, também ganhou uma nova versão com o toque final de pistache, deixando os canudinhos ainda mais gostosos e requintados.

Rua Itatupã, 36 – Tel: (11) 3739-3694

Tubinhos deliciosos

Considerado um dos maiores redutos de doces italianos, a Confeitaria Asti tem opções variadas para os canudos. Entre os mais pedidos estão os tubinhos com ricota, gotas de chocolate e frutas, creme e chocolate.

Rua Cubatão, 580 Vila Mariana Tel: (11) 5575-3428

Aromas inebriantes

Especializado em cannolis, Gioia Caff é, espaço nos fundos do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro oferece três versões do doce: com doce de leite, ganache de chocolate e os mais clássicos, com ricota aromatizada com água de flor de laranjeira, baunilha, vinho marsala e frutas cristalizadas.

Rua São Miguel, 86 Consolação Tel: (11) 3141-0672

Sabor cristalizado

Na Pasticceria Venchi, no complexo gastronômico do Eataly, os apaixonados por cannoli encontram o doce nas versões de ricota com chocolate ou o original com laranja cristalizada.

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489 – Tel: (11) 3279-3300