Sabor australiano

Chef-adriano-zumbo_abre

O chef australiano Adriano Zumbo esteve em São Paulo como integrante do Festival Austrália Now, deu uma aula para brasileiros e nos concedeu uma entrevista exclusiva

 

Zumbo_Portrait_BW_Background_Low_Res
Adriano Zumbo
é especialista em pâtisserie e um dos confeiteiros mais respeitados da Austrália. Sua receita mais famosa é um bolo, o Croquembouche tower, que o lançou à fama quando atuou no MasterChef Australia. Adriano participava como consultor para os participantes durante as provas. masterchef-420-420x0

As delicadas criações de Adriano e sua “doce expertise” foram apresentados durante o Festival Australia Now em uma masterclass no Senac em São Paulo no dia 18 de maio. Adriano também tem agenda em outras cidades pelo Brasil em companhia do chef brasileiro Vinicius Capovilla, onde terá oportunidade de experimentar ingredientes locais e fazer parcerias com chefs brasileiros. Ele reservou um horário para nos conceder uma mini entrevista exclusiva.

 

Senac
Como você descreve a cena gastronômica atual da Austrália?

Não dá para determinar um panorama. Nosso país é um caldeirão de diferentes culturas! Como resultado, a cena gastronômica australiana é influenciada pela culinária de muitos países diferentes. Atualmente, há um ressurgimento da comida de rua. Você encontrará um monte de food trucks nas diversas cidades australianas. Hambúrgueres voltaram em grande estilo, por exemplo.

Existem pratos ou doces típicos australianos que o brasileiro deveria conhecer?
Eu sugiro que experimentem algumas sobremesas australianas clássicas, como a Pavlova ou Lamingon. São deliciosas!

No caso dos restaurantes e chefs, quais australianos você destacaria que valem a pena serem conhecidos pelos brasileiros que viajam à Austrália?
Em Sydney, recomendo que experimentem o Bennelong, na Sydney Opera House, comandado por Peter Gilmore. Excelente comida e vistas incríveis. Se gostar de doce, não se esqueça de visitar um das minhas patisseries em Sydney ou Melbourne!

Croquembouche tower2

Croquembouche tower

Como você vê essa integração cultural entre os nossos países?
Acho que o Festival Austrália Now é uma iniciativa maravilhosa. Eu consegui assistir a alguns dos espetáculos australianos aqui em São Paulo e foi incrível ver o interesse de centenas de brasileiros que se aglomeraram para assisti-los. Eles puderam ver que somos mais do que surf e coalas. Além do que, é algo muito especial ver o encontro e a interação de duas culturas.

No seu caso, o que você espera conhecer nessa sua passagem pelo país?
Espero aprender muito sobre a cultura brasileira e seus fantásticos ingredientes enquanto estiver no país. E espero retribuir ensinando a alguns brasileiros sobre os ingredientes tipicamente australianos.

Conte para gente sobre a Masterclass que você deu no Senac?
Eu apresentei algumas das minhas técnicas em pâtisserie e produtos australianos. Mas o que mais interessante foi incorporar ingredientes brasileiros nas receitas. O pessoal demonstrou muito interesse e conhecimentos. O resultado final foi fantástico!