Sete lugares para você conferir a onda saudável do açaí

Do Pará para o mundo: fruto de uma palmeira nativa da Amazônia, o açaí conquistou o País, dos territórios mais quentes aos mais amenos. Base da alimentação das populações no entorno do Amazonas há séculos, é consumido do café da manhã ao jantar nessas regiões, geralmente em pratos salgados, acompanhado de tapioca, arroz, farinha de mandioca, peixe… Para a alegria dos sulistas, a frutinha viaja congelada e chega deliciosamente nutritiva e refrescante (e adoçada) a cada vez mais cantos do Brasil e do mundo. Conheça sete locais para experimentar o açaí em versões para todos os gostos!

Por: Mariana Santos


Mambo Tango

Conhecido por criar versões inusitadas e superincrementadas para o creme de açaí – servido em copos, em vez da tradicional tigela – o Mambo Tango é especializado na fruta e em sucos naturais. Ao gosto do cliente, as variações do creme vão das mais simples a combinações de cair o queixo, como a de Kit Kat, Kinder, Paçoca e Ferrero Rocher, que leva quantidades generosas de brigadeiro de chocolate ao leite.

R. Major Sertório, 519  – Vila Buarque – Tel.: (11) 3571 6268

Frutaria São Paulo

Com refeições leves e balanceadas, a Frutaria São Paulo é parada obrigatória para a galera fit, que estaciona suas magrelas nos bicicletários das três unidades da rede. Em busca de energia, encontram opções saudáveis elaboradas pela chef executiva Luciane Recco, incluindo o açaí nas versões suco, milk shake e na tigela. “Nosso açaí é uma receita exclusiva: 80% mais frutas e 70% menos açúcar que os concorrentes”, explica Luciane. A taça com metade de cupuaçu une a refrescância e o sabor marcante das duas frutas, formando um delicioso mix.

Av. Hélio Pellegrino, 100  – Vila Nova Conceição – Tel.: (11) 3842 9934
www.frutariasaopaulo.com.br

Paris 6

O badalado bistrô do Jardins, ponto de encontro de celebridades, recebe há dez anos uma legião de clientes, ávidos por experimentar as delícias típicas dos bistrôs e brasseries parisienses. Mas, de olho nos fãs de açaí, as nove unidades da casa ganharam há um ano um cardápio especial com sobremesas compostas pela frutinha amazônica. O Açaí Menu, elaborado em parceria com a Açaí Frooty, traz 11 criações da casa, entre coupê, banana split e a versão roxa do famoso Grand Gâteau, que tem recheio de chocolate, bananas picadas, castanha de caju granulado e leite condensado.

Rua Haddock Lobo, 1159 – Tel.: (11) 2548 2790
www.paris6bistro.com

Suco Bagaço

Primeira franquia brasileira de sucos naturais, o Bagaço surgiu na década de 90, na região de Marília, e fez tanto sucesso que hoje tem mais de 70 unidades espalhadas pelo Brasil. Com um variado cardápio, incluindo centenas de versões de sucos de frutas – dos mais triviais aos mais exóticos – além de saladas, lanches, frapês e vitaminas, o Bagaço tem no açaí um de seus carros-chefe, presente em 20 receitas. O Creme de Açaí Completo, servido na tigela, é uma das opções mais servidas na casa. Leva banana, maçã, mamão, morango, leite condensado, mel, cobertura de morango e granola.

R. Haddock Lobo, 1483 – Jardins  – Tel.: (11) 3063 3538
www.sucobagaco.com.br

Desfrutti

Rede de restaurantes com proposta saudável, a Desfrutti oferece, há 12 anos, pratos leves como wraps, crepes, crepiocas, saladas e sanduíches naturais, do almoço ao jantar. O açaí está presente no cardápio das cinco unidades, em sucos, vitaminas e cremes, dentre os quais o Mix com creme de manga se destaca pelas cores vibrantes e sabores acentuados.

Rua Leopoldo Couto Magalhães Jr., 1219 – Itaim Bibi – Tel.: (11) 3168-1441
www.desfrutti.com.br

Ô Bar do Hostel

Localizado na boêmia Vila Madalena, o descolado Ô de Casa Hostel reúne viajantes estrangeiros e brasileiros em um espaço tão tranquilo quanto um quintal de casa. Seu bar, o Ô Bar do Hostel, tem a missão de apresentar alguns clássicos da culinária brasileira a seus hóspedes e oferece comidinhas, sanduíches, sucos e drinks, além do famoso Açaí na tigela, batido na hora e servido sem firulas. Nos dias quentes, os paulistanos podem experimentar a sensação de estar viajando, refrescando-se com o creme na tigela, sentados às mesinhas externas.

R. Inácio Pereira da Rocha, 385 – Vila Madalena – Tel.: (11) 3063 5216
www.odecasahostel.com

Frooty

A empresa começou a fornecer açaí processado a bares e lanchonetes em 1999 e, dez anos depois, inaugurou uma graciosa loja na Vila Madalena, onde serve o creme roxo em receitas exclusivas, muito além do tradicional creme na tigela. A Banana Split de Açaí, com farofa de paçoca, leite condensado, banana, leite em pó e calda de chocolate é sucesso entre os “açaístas”. Atualmente, a marca adoça paladares mundo afora, exportando seu açaí para mais de 21 países da Europa, Ásia e América Latina.

R. Natingui, 700 – Vila Madalena – Tel.: (11) 2308 4226
www.frooty.com.br