Thiago Cerqueira Lima conquista o Prêmio Chef-revelação de 2017

Apaixonado pela culinária francesa, o jovem mineiro Thiago Cerqueira Lima abriu o moderno Sympa há um ano e o sucesso da casa indica que o chef está longe de ser apenas mais um no cenário gastronômico.

Por: Mariana Santos

Misturando a paixão pela culinária francesa e a influência de suas raízes mineiras, Thiago Cerqueira Lima, 29, dos quais 10 em torno das pane-las, abriu o pequeno e charmoso Sympa em setembro de 2016, com o objetivo de oferecer uma cozinha autoral, moderna e informal. O desafio era se diferenciar da multidão de bistrôs que se multiplicam na cena gastronômica. “A base é a cozinha francesa, mas eu brinco um pouco com a comida mineira. Costumo dizer que é uma culinária franco-mineira”, diverte-se o chef-revelação do ano.

A gastronomia é algo natural para a família Cerqueira Lima, que já havia lançado outra semente, muitos anos antes, aos mesmos ventos: o premiado chef Luiz Emanuel, que já esteve à frente de casas como o Lola Bistrot e o Allez, Allez!, é irmão mais velho de Thiago. Mas o caminho não foi facilitado para jovem, que teve que provar que seus sentimentos pela profissão não eram um mero capricho. Depois de um estágio na cozinha do rigoroso chef francês Marc Le Dantec, Thiago passou no “teste” e foi chamado para trabalhar ao lado do irmão no Allez, Allez!. Passou também pela cozinha do Brasserie e do Tartar&Co, do MasterChef Erick Jacquin, pelo bar La Maison est Tombée, e comandou a cozinha do Le Repas Bistrot, do qual também foi sócio.

Da fazenda da família, onde via os pais cozinharem no fogão à lenha, ao seu autoral Sympa, o chef Thiago Cerqueira Lima vem alimentando sua paixão e conquistando espaço na história da gastronomia brasileira. “Até pouco tempo meu irmão brincava comigo que tinha dúvidas sobre a minha escolha e hoje ele diz que eu fui pelo caminho certo”.

Sympa Restaurante
Rua Haddock Lobo, 1002
www.symparestaurante.com.br