Duas de bacalhau português

O chef português Vitor Sobral, em parceria com a Azeite Andorinha, preparou duas receitas de bacalhau especialmente para esta Páscoa

 

Bacalhau com especiarias

Bacalhau_baixaIngredientes:
Bacalhau graúdo – 5 postas altas
Ovos cozidos em rodelas – 5 unidades
Cebola picada – 500g
Alho picado – 6 dentes
Couve – 1 kg
Cenouras em palitos – 750g
Azeite Andorinha Seleção
Azeitonas Andorinhas – 130ml
Queijo ralado – 250g
Leite – 1,25 L
Farinha de trigo – 100g
Sal marinho tradicional – A gosto
Pimenta da Jamaica – A gosto
Noz-moscada – A gosto
Cravinho – 3 unidades
Gemas

Modo de Preparo:
Escalde o bacalhau em leite e, em seguida, retire e desfie o bacalhau. Passe o leite de escaldar o bacalhau pelo passador e volta de novo ao fogo. Adicione a cebola picada, o alho picado, as especiarias e a farinha diluída num pouco de água fria. Deixe ferver até obter uma textura espessa, retifique os temperos, adicione as gemas e triture o preparado com o mixer.
Por fim, tempere com sal e pimenta e deixe os legumes escaldados separadamente.
Coloque em um recipiente de ir ao forno: um fio de Azeite Andorinha Seleção, os legumes, as rodelas de ovo, o bacalhau, o molho e por fim o queijo ralado. Leve ao forno e deixe gratinar.

 

Bacalhau com natas

Bacalhau com natasIngredientes:
Bacalhau confitado e desfiado – 3 unidades
Cebola em gomos – 3 unidades
Batatas – 4 unidades
Alho – 2 dentes
Azeite Andorinha Extra Virgem para fritar – A gosto
Azeite Andorinha Vintage – 30ml

Molho Béchamel:
Azeite Andorinha Vintage
Leite – 10ml
Cebola picada – 1 xícara
Cravinho – 1 unidade
Farinha – 100g

Modo de Preparo:
Confite o bacalhau em azeite e desfie Salteie a cebola em gomos até dourar e reserve. (Em culinária, sauté é colocar o alimento em frigideira muito quente, com um pouco de manteiga ou óleo, e sacudir durante o processo de cocção. Assim, pode-se cozinhar muito rapidamente em fogo alto, sem queimar a comida).
Corte as batatas em cubos, e frite-as em azeite. Comece por fazer um molho béchamel da seguinte maneira: doure a cebola picada, o alho e o cravinho em azeite. Em seguida, adicione a farinha e deixe cozinhar em fogo brando. Coloque o leite previamente fervido aos poucos e deixe engrossar até ficar com textura de creme. Reserve.
Em uma tigela misture a cebola, as batatas fritas em cubos, o bacalhau confitado desfiado e o molho béchamel. Envolva com cuidado para não desfazer o bacalhau. Gratine e sirva.