Gnocchi Dorati

Gnocchi Dorati_baixa

O chef Rodrigo Queiroz do restaurante Tre Bicchieri sugere este gnocchi, disponível no Tre do Itaim, para mães que gostam de combinar massa fresca com o sabor dos frutos do mar.


Gnocchi Dorati_baixaIngredientes:

Massa do gnocci:
1 kg de batata
Sal grosso
180 grs. farinha de trigo
2 gemas
Sal fino a gosto
150 grs. de parmesão fresco ralado

 

 

 


Molho:
2 dentes de alho
200 grs. de mini lula limpa cortada bem fina
100 grs. de lardo de colonato
400 grs. de lombo de bacalhau em lascas
100 grs. de tomatinhos cereja vermelho
100 grs. de tomatinho cereja amarelo
3 tomates do tipo San Marzano picados
1 brócolis limpo pré cozido sem o talo
70 grs. de azeitona preta laminada
15 grs. de alcaparras
1 ramo de alecrim
15 grs. de uva passa branca demolhada
5 grs. de manjericão fresco
50 ml. de azeite extra virgem

 

Modo de preparo da massa:

Coloque as batatas com casca já lavadas em uma assadeira e cubra com o sal grosso. Leve ao forno por cerca de 40 minutos a 200ºC ou até que fiquem assadas e macias. Retire do forno, descasque as batatas e passe por uma peneira fina. Deixe esfriar, coloque os ovos, o parmesão e vá incorporando a farinha até dar o ponto. Abra a massa e corte os gnoccis. Cozinhe em água fervente com sal e reserve. Quando retirar os gnoccis da água, coloque imediatamente em um recipiente com água e gelo, após isso retire da água gelada e reserve).

Modo de preparo do molho:
Em uma frigideira grande, aqueça o óleo de oliva e doure o alho picado. Coloque os tomates  e deixe dourar rapidamente, ponha as azeitonas , as alcaparras e as uvas passas. Junte ao molho o lardo picado, o bacalhau e cozinhe por cerca de 5 minutos. Coloque as flores de brócolis e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Ponha as mini lulas e apague o fogo e tampe para que as lulas cozinhem. Antes de servir acrescente a rúcula selvagem e mecha antes de cobrir os gnoccis.

Montagem:
Doure os gnoccis pré cozidos em uma frigideira de preferência de teflon. Coloque a massa dourado em um prato e disponha o molho de bacalhau sobre ele, regue com azeite extra e sirva.