Aventura gelada!

Aventura Gelada

Interessado em esquiar na sua próxima viagem? Prepare as malas rumo à Suiça. Com uma paisagem de tirar o fôlego, Zermatt e Saint Moritz oferecem ao turista uma geografi a perfeita para a prática desse esporte de risco e glamour.

Por Norberto Busto

João Norberto Busto

Como não poderia deixar de ser, Norberto Busto também fez um click na linda paisagem do monte Matterhorn.

Neve por todos os lados e muito frio.

Se você pensa que essas serão suas principais lembranças das estações de ski da Suíça, está um tanto enganado. Zermatt e Saint Moritz, que tive o prazer de visitar este ano, são vilarejos encantadores no interior do país e que oferecem muito luxo, hospitalidade e – claro! – aventuras variadas para seus visitantes.

Saint Moritz

Saint Moritz

SAINT MORITZ: LUXO E TRADIÇÃO

Seus 350 km de pistas de ski são perfeitos, as paisagens magníficas e a hotelaria, de primeira. Não à toa que Saint Moritz, que está a três horas de Zurique e a quatro de Berna, capital da Suíça, é uma das estações mais procuradas da Europa por quem busca aventura regada a luxo e mordomias. E, quando se toca nesse ponto, impossível não citar o Carlton Hotel, que está na lista do The Leading Hotels of the World. As acomodações são tão aconchegantes que nos fazem ter vontade de gastar um bom tempo nas dependências do hotel mesmo. Mas aí nos lembramos dos atrativos de Saint Moritz e colocamos os pés na rua para apreciar tantas belezas locais.

O Lago Saint Moritz com as montanhas em seu entorno mais parece uma pintura e é quase impossível não pensar em como a natureza é perfeita para criar ambientes tão incríveis como esse. Mas nem só a mãe-natureza é responsável pelas belezas de Saint Moritz, o homem também tem a sua participação. A ferrovia Rhäitische Bahn, tombada como patrimônio histórico da Unesco, é um bom exemplo disso. É nela que passa o Glacier Express, que sai de Zermatt e é conhecido como o trem mais lento do mundo. Se você vive de dieta, esqueça isso em Saint Moritz. Lá
é impossível pensar em alimentos leves, livres de gordura e com baixa caloria. Queijos, foundes e embutidos serão seus companheiros durante a estada no vilarejo.

Zermatt

Zermatt: Paraíso nas Montanhas

ZERMATT: PARAÍSO NAS MONTANHAS

A cerca de três horas de Zurique, uma das principais cidades da Suíça, a charmosa Zermatt garante aos turistas uma experiência incrível em plenos Alpes suíços. Chega-se a esse vilarejo de trem, já que não podem circular carros por ali. E, para andar por Zermatt, conte com carrinhos elétricos que funcionam como táxis. Suas ruazinhas são emolduradas pela fachada das casas de madeira e pelas inúmeras lojas, de equipamentos de esqui até grifes de luxo. Aproveite o trem ou teleférico para chegar no topo das montanhas e esquiar. Se você ainda é novato nesse esporte, não se preocupe: o que não faltam são instrutores para ajudá-lo a lidar com skis. Uma dica imperdível – e menos radical também – é o passeio com o tobogganing, uma espécie de trenó de madeira. A vista mais famosa da Suíça fica aqui: é o monte Matterhorn, com 4.478 metros de altura e um cume torto estampado na embalagem dos chocolates Toblerone. Tenha uma boa câmera à mão para fazer registros incríveis – e, eu garanto, até mesmo o mais leigo dos fotógrafos conseguirá registrar imagens de deixar qualquer um boquiaberto, tamanha a beleza do local. Pegue o teleférico para o monte Rothorn, que tem 3.103 metros de altura, para apreciar toda a vila e um ângulo diferente de Matterhorn.


swiss

Swiss

SUÍÇA NAS ALTURAS

Comece sua experiência em “viver” a Suíça já na sua ida para lá. Para isso, uma boa pedida é voar pela Swiss International Air Lines. Com voos diários non-stop ligando o Brasil à Suíça, possui uma frota de 91 aeronaves e transporta cerca de 16 milhões de passageiros por ano. Com assentos superconfortáveis, tanto na Business Class quanto na First Class, você nem irá sentir as horas de voo passarem, o que chega a ser uma pena, pois o serviço de bordo é premiadíssimo, com pratos concebidos por chefs suíços estrelados. Tanto a bordo quanto em terra a SWISS mantém o excelente padrão de qualidade que se espera de uma empresa que carrega a bandeira suíça na calda de seus aviões. E mais novidades vêm por aí, com a inauguração de novos lounges no aeroporto de Zurique até o fim deste ano e novos aviões tanto nas rotas intercontinentais quanto intra-europeias. SWISS – www.swiss.com