Salton Virtude Chardonnay é considerado o melhor vinho branco brasileiro

A degustação abrangeu todos os Terroirs existentes no País, e contou com 23 rótulos avaliados

 

Foi realizado este mês, o maior evento de degustação para escolher o melhor vinho branco brasileiro. A ação, organizada por Gustavo Kauffman, do blog Enoleigos (www.enoleigos.com.br) contou com um seleto grupo de profissionais da área, que escolheram entre os 23 rótulos avaliados, de diferentes produtores, o Salton Virtude 2009 como o Melhor Vinho Branco Brasileiro.

 

“Ficamos muito orgulhosos de receber a notícia de que o Salton Virtude 2009 foi considerado o Melhor Vinho Branco Brasileiro. Isso só atesta a qualidade de nossos produtos e ressalta o empenho e carinho com que elaboramos os vinhos”, comenta Daniel Salton, diretor-presidente da vinícola.

 

Para Kauffman, a experiência foi fantástica e só comprovou a qualidade dos vinhos nacionais. “Além disso, é uma oportunidade para que o consumidor conheça novos rótulos e também se aprofunde neste delicioso mundo do vinho”, ressalta ainda, “Os três primeiros colocados foram de vinhos elaborados com a uva Chardonnay e todos também com passagem por madeira, dando destaque ao grande campeão da noite, o delicioso Salton Virtude 2009, numa acirrada briga com o segundo e terceiro colocados”, finaliza.

 

O vinho, que é elaborado com o varietal 100% Chardonnay, tem suas uvas selecionadas manualmente e fermentam em barricas de carvalho novas (50% francesas e 50% norte-americanas). Após a fermentação, amadurece nas barricas por seis meses em contato com as leveduras, para conferir mais estrutura e complexidade.

 

O produto possui tonalidade amarelo claro, com aroma de abacaxi, manteiga, maça verde, melão e um pronunciado aroma de mel, baunilha, coco, nozes e pão torrado. Seu sabor é equilibrado e estruturado, com acidez firme, deixando agradáveis sensações de frutas e especiarias na boca. É ideal para acompanhar carnes brancas, sopas, queijos, massas com molho branco ou vermelho, cassoulet, ravioles de ricota e canelones.