O que vestir: Amarre essa ideia

No frio, eles esquentam e deixam o look mais estiloso. Os lenços, echarpescachecóis e pashminas são acessórios versáteis e podem ser a peça-chave de uma produção. Conversamos com Paula Cicerelli, estilista de uma das marcas de lenços mais modernas do Brasil, a Scarf Me, que deu dicas de como usá-los em qualquer ocasião, misturando estampas e indo além da tradicional amarração no pescoço. Anote aí!
Por Lilian Anazetti

Amarre Essa Ideia - Go'Where Luxo

A moda dos lenços no Brasil vem ganhando espaço e novos adeptos a cada ano. Em 2011, os empresários Rodrigo e Daniel Rosset, ambos com experiência no ramo de confecções, perceberam que existia um mercado
promissor a ser explorado e lançaram a Scarf Me, uma grife de lenços com estampas exclusivas, produzidos em seda, bamboo com seda, viscose com lã e viscose.

Blusa Nó Central
Dê um nó central no verso do lenço. Amarre as pontas atrás do pescoço e na altura da cintura

Blusa Nó Central e Saia Páres - Go'Where Luxo

 

Saia Páreo 
Envolva o lenço na cintura, deixando uma ponta para fora. Dê a volta com o tecido e amarre as duas pontas para  finalizar

A marca tem mais de 80 estampas de temas diversos, dos  orais decorativos aos geométricos. Para Paula, o grande destaque está nos lenços de seda premium, produto mais nobre da coleção, com temática brasileira inspirada nas belezas naturais e elementos de diversas regiões.

Estampas

Embora os lenços, as echarpes e os cachecóis tenham como função primária a proteção contra o frio e o vento, eles se diferenciam pelo material e pelo corte. O lenço é quadrado e seu tecido mais leve, enquanto a echarpe e o cachecol possuem corte retangular e são fabricados com tecidos mais pesados.

Para Paula Cicerelli, diretora de estilo da Scarf Me, o lenço pode ser a peça-chave de um look, ou um complemento.
Hoje é usado não só no pescoço, mas também na cabeça, na bolsa, no pulso, na cintura e no cós da calça jeans, e em diferentes tecidos, o que pode dar um ar despojado ou extremamente chique. “Essencial é ter bom gosto e estilo para compor o look”, diz ela.

 

 

 

Qual a grande tendência do inverno?

Paula Cicerelli fala sobre combinações, novos jeitos de usar os lenços e a grande inspiração da marca nesta estação: as estampas brasileiras

 

Como combinar um lenço estampado com uma camisa, um blazer ou uma calça estampada?

O mix é bem-vindo, desde que com bom gosto e respeitando o estilo do look. A grande dica é harmonizar as cores das estampas para que não briguem entre si ou misturar estampas  orais com geométricas – sempre nas mesmas cores –, étnico com animal print ou cashemire com  ores. Quando a peça estampada é uma saia ou uma calça, o lenço fica bem no pescoço e na cabeça. Outra boa dica é usar uma das estampas em PB, o que confere um ar moderno à produção sem que as cores se estranhem. É importante que as estampas conversem e tenham um “respiro” entre si. Bandana Torcida - Go'Where Luxo

Como escolher o lenço para uma ocasião mais formal e para uma ocasião informal?

Uma ótima opção para as ocasiões informais são as echarpes de mousseline ou gaze, que podem ser enroladas de forma natural no pescoço. Para ocasiões mais formais, um lenço de seda premium ou cetim de seda, numa amarração mais de nida no look, são perfeitos.

Os lenços no pescoço são um clássico, mas há quem use na cintura, punho, cabeça. Fale um pouco dessas variações, e como usá-los sem errar.

Na cabeça já é um must! São várias as maneiras de usar: em forma de turbante, de faixa com pontas caídas na lateral, trançado junto com o cabelo, enfim, todos conferem um ar muito atual à produção. Na cintura, com calça pantalona,  ca especialmente so sticado. No cós de uma calça jeans, dá um toque especial para uma produção básica. No pulso, misturando dois,  fica bem moderno e despojado.

Qual a grande vantagem de apostar num lenço na hora de se vestir?

Ele tem o poder de renovar uma produção. Uma mesma roupa pode ganhar destaques diferentes apenas com a mudança do lenço.

Quais os modelos e cores coringa para se ter no guarda-roupa?

Um lenço de seda com estampa de temática brasileira, muito atual, e uma echarpe de mousseline de seda com estampa de penas em tons de alaranjados.

Qual o grande diferencial dos lenços da Scarf me?

A Scarf me tem a estamparia em seu DNA, seus lenços têm temas e cores inconfundíveis.