As cores de Francesca!

Ao olhar as peças da designer de joias italiana Francesca Romana, que mora há 29 anos no Rio de Janeiro, é natural sentir uma deliciosa sensação de alegria. Essa, aliás, é uma das principais características da própria Francesca, que transmite para suas peças o colorido e a descontração típicos do povo brasileiro. Em entrevista exclusiva a Go Where Luxo, Francesca – que também vende suas peças na Europa e Estados Unidos –, fala sobre luxo e a paixão pelo Brasil.

Por: Cibele Carbone


francesca_3GW:
Quando começou a sua carreira como designer de joias?

FR: Foi o meu amor pelas pedras brasileiras que me levou a ser designer. Desde criança eu ficava fascinada pelas belezas da natureza. Eu me lembro de ficar olhando águas-marinhas, esmeraldas e turmalinas na Toscana e me inspirava nas joias de família.

GW: A sua carreira começou em Roma, certo? O seu estilo de criar mudou muito quando veio para o Brasil?
FR: Sim, minha carreira começou em Roma, e meu estilo, sim, mudou muito quando me mudei para o Rio. Tudo ficou mais colorido e alegre, pois sou completamente influenciada por esses dois aspectos do Brasil.

GW: Que influências Itália e Brasil têm na sua obra?
FR: Da Itália minhas principais influências são alguns pontos característicos do país, como o piso da Praça Campidoglio, que é parte da influência na criação de alguns dos meus brincos e pulseiras. Já o Brasil me encanta pela elegância de suas pedras coloridas, que é parte do DNA daqui. A própria natureza, a arquitetura de Niemeyer e as parcerias com estilistas talentosíssimos abastecem ainda mais minha criatividade.

francesca_1GW: Do que você sente mais falta da Itália?
FR: Começo a sentir falta de algumas luzes provenientes do inverno italiano, da elegância generalizada – que transforma o simples em algo fabuloso –, das dolomitas (cadeia de montanhas dos Alpes orientais no norte da Itália) e de alguns doces da minha infância.

GW: Por que escolheu o Rio para se instalar?
FR: Escolhi o Rio porque é a cidade mais bonita do mundo e essa beleza é fundamental para minha inspiração. Sinto que nasci brasileira sem saber, moro no Brasil há 29 anos.

GW: As brasileiras associam sua marca ao luxo e glamour. E para você, o que é luxo?
FR: Luxo para mim é ter tempo para se dedicar às coisas que te trazem felicidade.

GW: Quais seus luxos prediletos?
francesca_2FR: Não resisto a uma linda joia vintage ou uma pedra de cor inusitada, descobrir aquele restaurante escondido, sentir a brisa do mar ou passar uma tarde criando novas peças.


GW:
Você tem itens queridinhos de moda e beleza de que não abre mão?

FR: Sim! Gosto de lenços, echarpes e adoro uma marca de sapatos italiana que fabrica as peças apenas sob encomenda e possui o formato do meu pé em madeira. O material é tão macio que sinto como se estivesse pisando nas nuvens.

GW: Você é uma mulher antenada na moda. Como filtra essas informações para compor o seu estilo?
FR: Uso apenas aquilo que gosto. Várias tendências da moda nem chegaram perto do meu closet! Adoro estampa, não tenho medo de fazer um mix diferente, uso roupas contemporâneas brasileiras com peças atemporais europeias, tipo lady like. Minhas joias são um mix de prata, ouro, pedras e cores. Gosto de olhar no espelho e sentir uma harmonia.