Vitor Zerbinato: o queridinho de Hollywood

Sabe o vestido que Sharon Stone usou no Golden Globes este ano? Ele é obra de Vitor Zerbinato, estilista que lançou sua marca há seis anos e já conquistou as celebridades.

Por: Malu Bonetto

Assim como a maioria dos estilistas, Vitor Zerbinato começou, por volta dos 7 anos de idade, a fazer vestidos de bonecas para sua irmã Isabel. E mesmo sem entender sobre caimento e tecidos, já tinha uma certeza na-quela época: queria ser estilista. Determina-do e perseverante, ele conseguiu! Hoje, ele pode se gabar por vestir famosas hollywoodianas como Sharon Stone, Felicity Huffman e Mischa Barton; e celebridades brasileiras como Ana Hickmann e Mariana Ximenes, só para citar algumas. “Eu sonhava em trabalhar com moda e optei por fazer curso técnico em Química, pensando em seguir na área de tecelagem. Só que acabei indo trabalhar na Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, na área de cana-de-açúcar, por dois anos”, conta o estilista. Mas essa peque-na mudança não fez com que ele mudasse seu objetivo e, nas horas vagas, arrumava a vitrine de algumas lojas de roupas de Piracicaba, ci-dade onde nasceu.

Parceria das boas

Aos 20 anos, Vitor se mudou para Mogi das Cruzes para morar com a irmã, e ela, conhecendo o talento do caçula, sugeriu de montarem uma confecção. Foi assim que, no final dos anos 80, nasceu a Madame X, marca underground. “As ideias que tínhamos eram ótimas, mas, quando colocávamos em prática, não ficava como o esperado. Então, fui fazendo cursos e me especializando. Lembro que comprava roupas de outras marcas, virava do avesso e ficava esmiuçando o acabamento delas.”

Os anos foram passando, Vitor foi se aperfeiçoando, suas peças ficaram melhores e passaram a ser vendidas em lojas de São Paulo. Em 2012, com a mudança do estilo das roupas que criava – muito mais sofisticadas, agora – o estilista resolveu rebatizar a marca e assiná-la com seu próprio nome, Vitor Zerbinato. “No começo foi difícil mudar o nome de uma marca que tinha 20 anos. Mas, hoje, eu e minha irmã sabemos que essa adaptação foi importante para o nosso crescimento. Junto com essa mudança, começamos a focar no mercado de luxo e no internacional.”

De olho no exterior

Há três anos o estilista mandou algumas peças para a triagem da curadoria que escolhe as roupas que são apresentadas na Tranoï – evento que lança novos estilistas para mercado internacional nos segmentos de vestuário feminino, joias e acessórios. “Elas ficaram em análise por dois anos, e em outubro de 2016, estreei no mercado internacional. Depois disso, as vendas vieram naturalmente”, conta o expert, que logo contratou uma assessoria de imprensa em Los Angeles para que apresentasse suas criações às celebridades locais. “Sempre optei por uma roupa atemporal, com acabamento impecável, que você pode usar hoje, em qualquer lugar, e na próxima estação ela ainda estará atual. Não quero uma roupa datada. Além disso, quero que quando a mulher coloque um modelo meu, sinta-se sensual e poderosa.”

E foi justamente a sensualidade dos modelitos criados por Vitor que chamou a atenção da atriz Sharon Stone, que optou por um modelo da grife para a cerimônia da 75ª edição do Golden Globes. “Ela já havia usado um modelo meu em um evento beneficente em dezembro do ano passado e, quando surgiu o Golden Globes, pediu ao seu stylist que selecionasse novamente um da minha marca”, comemora o brasileiro, que sabe que esse acontecimento fez com que ele subisse vários degraus na sua carreira nacional e internacional. O preço do vestido escolhido por Sharon Stone? R$ 6,5 mil! E esse mesmo modelo está disponível nas lojas de Vitor.

Com suas peças sendo vendidas em 35 lojas multimarcas no Brasil e sete no exterior – mais precisamente seis lojas nos Emirados Árabes e uma em Milão -, Vitor acaba de participar (pela quarta vez) de mais uma edição da Tranoï e de inaugurar o espaço Vitor Zerbinato Sob Medida, em São Paulo, como um anexo da sua loja. A nova coleção também foi lançada recentemente e já virou queridinha dos fashionistas.