3 que são demais

Nada como poder ter um carro à altura de suas conquistas. Então, se o céu é o seu limite, esqueça a flutuação do dólar, a indefinição das alíquotas do IPI e confira o que oferecem os três modelos top que os executivos do mundo inteiro elegeram como seus preferidos: BMW 550i, Jaguar XJ e Mercedes E-Class. Em seguida, programe-se para encomendar o seu, pois todos estão disponíveis nas revendedoras brasileiras

por Leonardo Millen

BMW 550i

Showtime

A série 5 da BMW é emblemática, pois simboliza o melhor que a BMW pode oferecer em luxo, potência e tecnologia. É o preferido dos executivos, pois se posiciona entre o Série 3 (luxo esportivo) e Série 7 (alto luxo). E principalmente o 550i, a versão top de linha da série. Seu motor é simplesmente um V8 de 4.4 litros biturbo de 407 cv, com transmissão automática de oito marchas. Isto permite arrancar de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos e atingir “no máximo” 250 km/h por causa do limitador eletrônico de velocidade. Aliás, a segurança é garantida ainda por seis airbags, freios ABS e controles de estabilidade e de tração. Seu interior é digno de uma cabine de jatinho particular, com teto solar de cristal elétrico, revestimento de couro com detalhes de madeira, bancos com ajustes elétricos, tapetes em veludo, ar-condicionado de quatro zonas e uma série de outros brinquedinhos. No volante há comandos para o sistema de som, Bluetooth, computador de bordo, borboletas para trocas de marcha e controle de velocidade de cruzeiro. Na tela de 8,8 polegadas do painel é possível acessar o GPS, com mapas em 3D, as imagens da câmara de ré e o iDrive, que comanda o incrível sistema de entretenimento. Outro destaque é o poder de selecionar o modo de direção: Comfort, Normal, Sport e Sport+. Cada set ajusta a rigidez dos amortecedores, as respostas do acelerador, transmissão e “peso da direção”. Há também um detalhe interessante para quem regularmente usa motorista e anda no banco de trás: duas telas extras de frente para os bancos traseiros, com controles que permitem também comandar o show. E que show! Preço sugerido: R$ 464.500.

 

Jaguar XJ

State of the art

A Jaguar sempre foi a Jaguar. Mas, em 2010, ela superou todas as expectativas do mercado ao lançar o seu modelo top de linha: o Jaguar XJ. O belo e luxuoso sedã adicionou ao padrão de excelência da marca tecnologia e design de ponta. Em apenas um ano ele se tornou o carro preferido dos altos executivos, celebridades e figuras públicas europeias. Este ano, o XJ já é sucesso no mundo inteiro, inclusive no Brasil. O inovador teto panorâmico de vidro é um dos grandes destaques do modelo, pois realça sua excelente iluminação e seu amplo espaço interno. Outro diferencial é a opção em pedir o carro na versão “long-wheelbase”, que tem a distância entre-eixos estendida, adicionando mais espaço interno para os passageiros do banco traseiro, perfeito para executivos que usam regularmente um motorista. O motor V8 à gasolina de 5.0 l, 510 cv supercharger é todo em alumínio e leva o bólido a atingir de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos. O câmbio automático de seis velocidades, acionado ao simples giro de um botão, eliminou a alavanca de câmbio. A suspensão a ar dinâmica se adapta ao tipo de solo, garantindo uma incrível estabilidade, conforto e controle ao motorista. O interior do veículo também é uma feliz mistura de materiais refinados, itens de alto nível de conforto com um tempero esportivo. Detalhes cromados ou black piano contrastam com o revestimento em couro do volante e de todo o painel central. Este, na verdade, é um painel virtual touch screen que substitui o painel de instrumentos tradicional, onde as informações e acesso ao rádio, GPS e modos de direção, por exemplo, são transmitidas por meio de gráficos 3D. No modo esportivo, por exemplo, o velocímetro, o conta-giros e o indicador da marcha atual ficam destacados. O XJ pode ser altamente customizado – vir, por exemplo, com telas de LCD na parte de trás dos encostos dos bancos dianteiros, ideais para a exibição de DVDs com controle independente. Resumindo: o que era excelente ficou ainda melhor… Preço sugerido: R$ 660 mil.

 

Mercedes-Benz – Classe E 500 Guard

Santo carro

O Classe E da Mercedes-Benz é uma unanimidade entre os altos executivos e estadistas no mundo inteiro. Além do tradicional apelo de status e poder da marca, o Classe E é referência de conforto, luxo, tecnologia e segurança. Por falar nisso, a versão top de linha, o E 500 Guard, já vem blindado (VR4) da fábrica na Alemanha e traz pneus tipo run-flat, capazes de rodar por até 80 quilômetros a uma velocidade de 80 km/h para permitir a fuga em caso de ataque. A segurança é reforçada por sistemas tecnológicos hi-tech, que evitam que o veículo saia da pista se o motorista cochilar e outro que, por meio de uma câmera no para-brisa, reconhece o tráfego e controla os faróis para não ofuscar os veículos que vêm no sentido oposto, além de avisar o motorista numa iminência de colisão com carros ou pedestres, acionando a frenagem de emergência. Para impulsionar o bólido, um motor V8 de 4,6 litros de 408 cv, com transmissão automática de sete marchas com teclas de mudança atrás do volante. Mesmo mais pesado pela blindagem, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 s e atinge a velocidade limitada a 240 km/h. Os amortecedores, por sinal, se ajustam automaticamente à situação de direção do momento, garantindo que o carro deslize… No interior, o painel de instrumentos traz iluminação de fibra óptica e tela colorida que dá informações do rádio, telefonia, DVD changer e GPS; os bancos se ajustam conforme o peso do passageiro e corrigem a pressão nas altas velocidades e o revestimento pode ser encomendado em até cinco combinações de cores com detalhes em madeira e alumínio escovado. As portas traseiras vêm com venezianas embutidas, que podem ser acionadas eletronicamente para quem não quer ter sua privacidade invadida. Por sinal, um dos clientes fiéis do modelo é ninguém menos do que o Papa. Preço sugerido: R$ 421.500.

 

Leia essa e outras matérias na Go’Where Business n° 7.