Lexus aposta nos veículos do futuro

Lexus_LC_500h_abre

A Lexus assume a vanguarda da indústria automotiva premium projetando de carros a veículos espaciais

Nos últimos cinco anos, a Lexus deixou de ser apenas a divisão de veículos de luxo da Toyota e evoluiu como marca, elevando sua participação no segmento de automóveis Premium em nível global. Tanto é que recentemente ela promoveu a expansão da rede Lexus e o portfólio comercializado no Brasil com os modelos ES 350, RX 350, CT 200h e o SUV compacto de luxo NX 200t. Estes novos modelos são uma combinação de alto padrão de design, estilo, engenharia e atributos emocionais.

A marca também tem um carro conceito, o LC 500, um iate premium, o Sport Yacht Concept e até uma nave espacial, a Skyjet, projetada pela equipe de design da Lexus para ser a estrela do filme futurista “Valérian e a Cidade dos Mil Planetas”, exibido em agosto no Brasil.

 

Lc500_frO LC 500
O cupê de luxo LC 500 é um carro conceito de estilo e desempenho impactantes, representando o ponto inicial de uma mudança de processos de engenharia, ideologias de design e inovação da marca.

Ele tem um visual externo aerodinâmico, com curvas expressivas, um teto em fibra de carbono, grade frontal de formato diferenciado e faróis em formato de L com lâmpadas triplas de LED que criam uma postura imponente. As linhas e curvas fluidas se mantêm até a traseira, que termina com um difusor e spoiler ativos que ajudam a controlar o fluxo de ar durante a condução.

No interior, fora o acabamento luxuoso, o diferencial do LC 500 é a posição de condução esportiva, mas também confortável para viagens longas, com cuidados ergonomicamente projetados, como o ângulo do volante e da borboleta de trocas de marcha.

O motor é nada menos do que um V8 aspirado de 5.0, com 473 cv de potência e 53 kgfm de torque. Ele tem válvulas de titânio que permitem que ganhe ainda mais força em altas rotações. Sua resposta é imediata. O veículo faz de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos e um sistema de controle de som aumenta seu ronco à medida que o carro acelera para transmitir emoção ao piloto.

A transmissão automática de 10 velocidades, a primeira em um automóvel de luxo, foi projetada para todas as formas de condução nas mais diversas condições. E há um software que antecipa as reações do condutor por meio do monitoramento da aceleração, frenagem e forças laterais. Ou seja, o LC 500 tem desempenho e agilidade incomuns para um cupê para quatro pessoas.

O LC 500 também conta ainda com tecnologias inovadoras, como a que ajuda a prevenir as colisões, a que evita a saída do veículo da pista, a que aperfeiçoa a visibilidade à noite, condução de cruzeiro e um painel central que permite uma interface total.

 

NX 200t
O Lexus NX 200t é um SUV compacto destinado a consumidores que buscam design moderno, desempenho superior, equipamentos de alta tecnologia e acabamento refinado.

As linhas remetem a uma carroceria esculpida em forma de diamante, a partir de uma peça de metal única. O modelo é equipado com motor 2.0L turboalimentado com injeção direta, acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, rende 238 cv de potência e apresenta baixo consumo de combustível, com média combinada de 9,2 km/l.

A versão F-Sport remete a um design esportivo e oferece elementos visuais exclusivos, como o desenho das rodas de 18 polegadas em alumínio, retrovisores externos na cor preta e grade dianteira do tipo Spindle em forma de colmeia (Mesh). Destaque também para portas e painel central com acabamento em aço escovado e bancos e interior que mixam padrão couro nas cores vermelho e preto.

O painel do NX 200t F-Sport possui ornamentações, costuras e perfurações exclusivas e bancos esportivos que parecem abraçar o condutor, além de pedais de alumínio, emblema e perfurações no volante e câmbio.

Outras exclusividades da versão F-Sport são o painel multi-informativo com Head-up display e o teto solar panorâmico. Sistema de suspensão adaptativo variável (AVS), medidores de aceleração da força G e da pressão do turbo e o modo de condução Sport+, com a calibragem da suspensão enrijecida, também são únicos da versão F-Sport.

 

lexusRX350_baixaRX 350
O SUV RX 350 foi o primeiro SUV premium a ser comercializado em escala no mundo. Desde o lançamento de sua primeira geração, em 1998, ele conquistou rápida fama entre os consumidores que procuram a flexibilidade do utilitário esportivo combinada à direção confortável de um sedã de luxo.

A versão F-Sport deste SUV incorpora ainda mais esportividade. O veículo conta com motorização V6 de 3.5L a gasolina, equipado com inovador sistema de injeção direta D-4S, que rende 305 cv de potência e baixo consumo de combustível, com média combinada de 8,5 km/l.

 

lexusRX350_24O interior do RX 350 F-Sport foi concebido para harmonizar com o seu temperamento esportivo. Nele, encontram-se itens exclusivos, como pedais em alumínio, paddle shift, volante esportivo de três raios e que traz a logomarca F-Sport, teto solar panorâmico retrátil e carregador de celular sem fio. A versão conta ainda com o head up display, tecnologia que projeta dados sobre o veículo na base do para-brisa (velocidade e ECO Monitor) e ajuda a maximizar a eficiência e a segurança de condução.

O exterior do veículo também possui exclusividades, como a grade frontal em formato de colmeia, revestimento dos retrovisores na cor preta, spoiler na parte inferior e protetor inferior cromado com acabamento acetinado e design diferenciado das rodas de 20 polegadas.

 

iate_lexus_baixaSport Yacht Concept
Inspirado pelo presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, que ficou impressionado com a força dos powertrains turbodiesel e pela dirigibilidade e estabilidade dos projetos náuticos, o Departamento Marítimo da Toyota foi desafiado a desenvolver um iate que pudesse expandir a marca Lexus em novas áreas de lifestyle. O Lexus Sport Yacht Concept é o resultado desta minuciosa leitura sob o conceito Premium.

Ele é ideal para passeios durante o dia, suportando de seis a oito tripulantes, e alimentado por duplo motor V8 de alta performance. O deck superior e o casco exterior se fundem sem emendas. Sua estrutura é composta de resina de epóxi de poliuretano de duas camadas reforçada por fibra de carbono, a mesma tecnologia usada em carros de corrida, aeronaves militares, bicicletas de competição e veleiros de corrida de classe mundial. Mas como ele é um protótipo, a Lexus ainda trabalha no seu detalhamento final.

 

Lexus Skyjet
A Lexus inovou também ao firmar uma parceria com os Estúdios EuropaCorp. Para criar um veículo espacial futurista para estrelar no filme “Valérian e a Cidade dos Mil Planetas”, lançado em agosto aqui no Brasil.

A nave espacial, batizada de Skyjet, foi criada com a ambição de representar um veículo que fosse possível em uma realidade futura, mas que simbolizasse o mundo de Valérian, a 700 anos no futuro. Assim seu design incorporou uma interpretação da grade frontal spindle grille, assinatura da Lexus em todos os seus veículos, além de faróis com desenho semelhante ao do cupê LC 500. Tudo para compor um conjunto aerodinâmico futurista, ideal para seu papel de nave de perseguição no filme.

Na trama, a Skyjet atinge a velocidade máxima de até 1.800 km/h e sua construção em metal militar é capaz de resistir a qualquer explosão e ataque de tecnologias alienígenas. Ela é abastecida com célula de combustível, priorizando o uso de energia limpa, recarregável e renovável. Seu interior é inspirado na inteligência artificial e na tecnologia HMI (Interface Homem-Máquina).

O ator norte-americano Dane DeHaan, estrela do filme, e o diretor Luc Besson vieram ao Brasil para a pré-estreia do filme em São Paulo, que contou também com a exposição de uma réplica da Skyjet no Espaço Lexus, no piso térreo do Shopping JK Iguatemi, que permaneceu em exposição durante todo o mês de agosto até o início de setembro. Uma oportunidade para fãs da Lexus, do cinema, do filme e da ficção científica de conferir na prática uma projeção do que o futuro nos reserva.