Gal Costa
O novo momento de Gal
30 de dezembro de 2015
Ida Lottenberg
A dama do bem
30 de dezembro de 2015
Show all

Made in Brazil

Doni Rosset

Depois de sete anos, desde que se iniciou projeto, finalmente chega ao mercado brasileiro o superesportivo Doni Rosset.

Por: Malu Bonetto

Doni RossetEm 2008, William Rosset resolveu criar um superesportivo nacional para homenagear seu pai.

Reuniu, então, uma equipe brasileira que tinha como principal designer Fernando Morita, e começaram a desenvolver projeto que demoraria quatro anos para se tornar o Doni Rosset. “Todos os processos foram realizados na Amoritz GT, passamos por todas as etapas de construção de um novo carro, do rascunho ao protótipo final”, relembra o designer Fernando Morita, proprietário da Amoritz GT, empresa que projetou e executou o Doni Rosset.

Entre os principais diferenciais do modelo, está a posição de pilotagem, central, assim como num carro de Fórmula, com a diferença de que os dois passageiros sentam um de cada lado. “Pensamos nele como arte, não apenas desempenho. Tudo foi feito à mão, porque sabemos que o comprador desse carro vai valorizar não apenas um carro caro e rápido, mas a sensação de ter uma arte sobre rodas”, complementa Morita. Já na parte estética, a preocupação era um design atemporal, daí linhas e superfícies simples e lógicas, sem excessos. Tantos cuidados fizeram com que esse superesportivo, o primeiro a ser desenvolvido no Brasil, fosse premiado pelo Museu da Casa Brasileira como melhor design do ano de 2012.

Doni RossetEm poucos meses, o carro, que era apenas um esboço no papel, em 2008 se tornou um modelo, primeiro em escala reduzida e depois no tamanho real. Mas foi um ano depois, em 2009, que ele se tornou um protótipo em tamanho real, com corpo de carbono e chassi de alumínio. Ficou interessado em ter o carro? Será preciso esperar um pouco, mesmo porque, segundo William Rosset, o modelo ainda não tem data exata para chegar ao mercado brasileiro. Mas se estima que custará cerca de R$ 2 milhões – e é possível personalizá-lo com bancos e cores diferenciadas.

Ficha técnica
Potência máxima: 1000 cv Aceleração: n/d
Velocidade máxima: n/d Motor: V10, 8.4 cc biturbo Dimensões:
Comprimento: 4700 mm Largura: 2060 mm
Altura: 1060 mm
Distância entre eixos: 2730 mm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =