Os carros SUV que são um espetáculo on e off road

Ele mescla as caracaterísticas dos automóveis de passeio com o arrojo e o espaço dos modelos off-roads. Não à toa, os carrões SUV se tornaram um dos mais vistos pelas capitais cosmopolitas. E é claro que as montadoras de luxo não ficaram de fora dessa moda e lançaram as versões premium desses utilitários.

Por: Cibele Carbone

RANGE ROVER VELAR Modernidade e elegância

Ele ainda nem foi lançado no mercado global, mas já está causando burburinho entre os apaixonados por carros. O Range Rover Velar, um SUV de porte médio, se destaca pela aparência elegante e alta tecnologia. Mas antes que você possa pensar que o visual compacto prejudicou o espaço interno, saiba que está enganado: a distância entre eixos é generosa – o que garante o conforto dos passageiros – e o porta-malas tem capacidade para 673 litros. Esse modelo estará disponível em seis opções de motores, que vão desde o 2.0 de 180 cv Ingenium Diesel
até o 3.0 V6 de 380 cv a gasolina. As rodas (que podem chegar a 22 polegadas) reforçam a silhueta marcante, ao mesmo tempo em que dão ao modelo uma presença marcante. Com design atraente, esse modelo estreia o novo sistema de infoentretenimento Touch Pro Duo, formado por duas telas de 10 polegadas sensíveis ao toque com alta resolução de imagem. Para dar um ar sofisticado ao seu interior, os bancos do Velar são revestidos em um tecido premium de alta qualidade e sustentável, como uma alternativa mais ecológica ao couro – o Dapple Grey, desenvolvido em parceria com a Kvadrat, principal fabricante europeu de tecidos de alta qualidade. Os bancos dianteiros têm mais de 20 opções de ajustes elétricos com funções de massagem.


AUDI SQ5 3.0 TFSI Foco no dinamismo

5,4 segundos. Esse é o tempo que a versão esportiva do SUV da Audi precisa para atingir 100 km/h. Isso é possível graças ao motor V6 TFSI com 354 cavalos de potência e 500 Nm de torque. O design do novo SQ5 também merece destaque devido às suas características dinâmicas, como os para-choques esportivos na dianteira e na traseira complementados por entradas de ar com contornos fortes e o difusor com grade tipo colmeia. O visual esportivo é realçado pelos espelhos retrovisores com capa de alumínio e os frisos na cor da carroceria. O interior do veículo é em tons escuros e as costuras contrastantes no couro do volante e assentos dão um toque de elegância. A parte de entretenimento conta com sistema de som 3D da Bang & Olufsen, Audi smartphone interface, rádio MMI plus com navegação, Audi connect e Bluetooth.


JAGUAR E-PACE Compacto e poderoso

Quem gosta de SUV, mas não quer um modelo tão grande para rodar na cidade, irá adorar o Jaguar E-Pace, modelo com capacidade para até cinco adultos e que foi projetado para oferecer o comportamento dinâmico de um legítimo esportivo. A tecnologia ajuda com que o desempenho desse bólido seja excelente. O sistema Configurable Dynamics, por exemplo, permite que o motorista personalize as configurações de resposta do volante, aceleração e mudança de marchas de acordo com o modo de condução preferido para cada situação. Já o sistema de suspensão extremamente leve e compacto, a tração integral nas quatro rodas, o sistema Active Driveline e o monitoramento de torque proporcionam ao veículo uma excelente agilidade e esportividade em qualquer condição climática. O Jaguar E-Pace chega ao Brasil em duas opções de motores a gasolina: o Ingenium Turbo com 249 ou 300cv de potência. Esse SUV traz como item de série tela touchscreen de 10 polegadas que conecta os passageiros aos seus aplicativos do smartphone, como o Spotify.


LEXUS RX 350 Luxo e esportividade

O Lexus RX 350 chega à sua quarta geração com design totalmente renovado, caracterizado por vincos e curvas expressivas, sugerindo que a carroceria foi esculpida a partir de uma única peça de metal sólida, como uma joia preciosa. Esse SUV possui motor V6 de 3.5 L a gasolina e é equipado com sistema de injeção direta D-4S, o que possibilita que atinja 305 cv de potência com baixo consumo de combustível – média combinada de 8,5 km/l. A grade frontal tipo Spindle está mais encorpada e ajuda a ressaltar as linhas agressivas que percorrem a carroceria. O espaço interno foi feito para acomodar cinco pessoas com total conforto e o porta-malas tem capacidade para 521 litros (61 litros a mais do que a geração anterior). Para tornar a viagem dos passageiros mais prazerosa, o RX 350 conta com TV digital e sistema de áudio com HD Radio, Bluetooth, DVD player compatível com CD-R/RW, MP3 e WMA, comando de voz, entrada para cartão micro SD, entrada auxiliar, duas portas USB e 12 alto-falantes Pioneer, sendo oito speakers, incluindo um subwoofer e quatro tweeters.


Mercedes-Benz G-Class 2018 Espírito aventureiro

À primeira vista, ele até pode parecer um jipão dos anos 1970, mas basta olhar melhor para ver que a nova geração do G-Class, SUV da Mercedes-Benz, é uma supermáquina, cheia de tecnologia e com conforto de sobra. Um dos exemplos desse modelo, que foi apresentado durante o Detroit Motor Show, no início do ano, é que ele é um bólido dos tempos atuais, pois ele possui um display digital que ocupa mais da metade do console central do carro, onde ainda se encontram o a tela da central multimídia, com 12,3 polegadas. O interior desse SUV é todo revestido de couro, com detalhes de aço escovado e materiais sensíveis ao toque. Para garantir o conforto do motorista e dos passageiros, os bancos – inclusive os traseiros! – possuem aquecimento e ajustes elétricos. O lado aventureiro do G-Class fica por conta do conjunto de suspensão adaptativa associada à tração integral que pode se adaptar às condições do terreno e do motorista através dos cinco modos de condução – e um seletor de modos de condução, que variam de acordo com o terreno. Já o motor é um 4.0 V8 de 422 cavalos e câmbio automático de nove marchas.


Porsche Cayenne Turbo Superlativo em tudo

O novo SUV da Porsche foi apresentado durante o 67º Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt e assume o topo da linha de modelos da montadora. A terceira geração do Cayenne possui motor V8 biturbo de quatro litros, com potência de 550 cavalos, atinge 0 a 100 km/h em 4,1 segundos – o tempo pode baixar para 3,9 segundos se o dono optar pelo pacote Sport Chrono – e alcança a velocidade máxima de 286 km/h. Outro destaque do Cayenne Turbo é o defletor de teto adaptativo como parte de sua aerodinâmica ativa. Dependendo da posição, ele possibilita otimizar a eficiência, aumentar a pressão aerodinâmica sobre o eixo traseiro e, na posição de freio aerodinâmico, encurtar a distância de frenagem em alta velocidade. O resultado é que numa frenagem total a 250 km/h, o SUV consegue parar até dois metros antes.

O design do Cayenne Turbo está bem elegante, mas sem perder aquele toque de esportividade. O interior desse carrão tem vários atrativos, além de oferecer muito conforto para motorista e passageiros – ele vem com bancos esportivos com 18 ajustes. Todas as funções desse SUV podem ser mostradas e operadas através do display de alta resolução e tela de toque do Porsche Advanced Cockpit. Entre elas está, por exemplo, o sistema BOSE Surround Sound com 710 watts, equipamento de série.