Velozes e luxuosos

O maior evento automotivo da América Latina, o Salão do Automóvel, acontece só em novembro, mas os apaixonados por carro já podem matar a curiosidade: conheça os principais destaques que desembarcam no Brasil este ano.

Por: Mariana Santos

FERRARI A evolução do clássico

Sucessora da Ferrari Califórnia – modelo mais vendido na história da fábrica – a Portofino será lançada no Brasil ainda este ano. Superesportivo de raiz, o conversível é uma feliz evolução do antecessor: com 80 quilos a menos e um design inteligente, a aerodinâmica é um de seus pontos fortes. No interior, um inédito visor full HD de 8,8 polegadas que exibe dados como velocidade, conta-giros e força G em tempo real. A tela é sensível ao toque e também permite operar o som, ver dados de bordo e conferir os mapas do GPS. E, como não poderia ser diferente, o desempenho da Ferrari Portofino é o seu maior legado: o motor 3,9 V8 turbo herdado do Califórnia pesa 10% menos e é muito mais potente.  Vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.

PORSCHE Para voar baixo

O destaque da Porsche é o seu novo esportivo de alto desempenho: o 911 GT2 RS, que ostenta um poderoso motor horizontal biturbo de 700 cv, que vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. O cupê com tração traseira tem velocidade máxima de 340 km/h. Com tecnologia de propulsão próxima à de um carro de competição, o modelo tem ainda uma impressionante força na frenagem e nas curvas, graças às largas rodas (265/35 ZR 20 nas dianteiras e 325/30 ZR 21 nas traseiras). Entre os itens de série do GT2 RS, estão os freios especiais de composto de cerâmica (Porsche Ceramic Composite Brakes – PCCB), que fazem toda diferença no desempenho. O volante esportivo com palhetas para troca de marchas permite mudanças rápidas. Como em todos os 911, o sistema Porsche Communication Management (PCM – gerenciamento de comunicações) é responsável pelo controle do áudio, navegação e comunicação.

LAMBORGHINI Esportivo, mas elegante

A principal novidade da Lamborghini é o Urus, primeiro SSUV – Super Sport Utilitary Vehicle – do mundo. Com motor V8 biturbo de 650 cv que vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, chega à velocidade máxima de 305 km/h. A dinâmica do carro pode ser aproveitada em até sete modos diferentes de condução: Strada, Sport, Corsa, Neve, Terra e Sabbia, que permite fácil locomoção em todos os tipos de solo, desde areia até pista de corrida. Com o design que se espera dos superesportivos da marca, o Urus apresenta visual imponente com seus 5,11 metros de comprimento, 2,01 de largura e 1,64 de altura. O painel tem três telas TFT, que promovem entretenimento, informação e conforto, tornando a experiência do condutor mais confortável e agradável.

AUDI Tecnologia poderosa

A marca alemã apresenta o Audi Q8, um modelo confiável para negócios e lazer: bem equipado, amplo e resistente para percursos off-road. Por dentro, duas grandes telas permitem acessar, pelo toque, quase todas as funções do carro, como o sistema de navegação e o ar-condicionado. O controle de voz compreende frases como “estou com fome” e pode sugerir restaurantes por perto. As rodas traseiras direcionais facilitam a tração e a dirigibilidade e os sistemas de acionamento são supereficientes, graças à nova tecnologia híbrida leve (MHEV), que tem um alternador de alta potência e uma bateria de 48V, capaz de armazenar parte da energia das frenagens para reaproveitá-la em acelerações. O motor 3.0 turbodiesel de 290 cv e o câmbio automático de oito marchas com tração integral permitem que o motorista acelere de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, com velocidade máxima de 230 km/h.

ROLLS -ROYCE SUV majestoso

O Cullinan, primeiro SUV da Rolls-Royce, promete (e cumpre) ser o mais luxuoso do mundo na categoria. O Brasil será um dos primeiros países a expor o modelo em um Salão Internacional. Para tanto luxo, muita eficiência: motor V12 biturbo 6,7 com 571 cv de potência e o que há de melhor em tecnologias de condução semiautônoma e auxílio à direção, incluindo controlador de velocidade adaptativo, sistema de visão noturna e assistente de manobra que simula uma visão em 3D ao redor do carro. O espaço interno tem nada menos do que 3,3 metros de entre-eixos e a marca inglesa manteve a tradição das portas traseiras com abertura invertida. Os requintes do Cullinan, até então inéditos no universo automotivo, não o impedem de chegar à velocidade máxima de 250 km/h.

MASERATI Uma força da natureza

Dentre os quatro modelos que a Maserati trará para o evento, o que mais encantará o público, certamente, será o Levante Trofeo, uma versão mais potente e rápida da linha Levante, com motor V8 biturbo de 590 cv. Faz de 0 a 100k/m em 3,9 segundos e sua velocidade máxima é de 304 km/h. A frenagem também é particularmente rápida: 34,5 metros para parar completamente a 100 km/h. O carro ganhou detalhes estéticos em comparação ao Levante V6 biturbo: novos para-choques, design de rodas e detalhes em fibra de carbono. Na parte interna, o clássico relógio analógico da Maserati continua em destaque no topo do painel. Uma atraente lista de itens de série completa a experiência de dirigir o Levante Trofeo: teto solar panorâmico, ar-condicionado com quatro zonas, seis airbags, controles eletrônicos de tração e de estabilidade, câmera 360 graus, sensores de estacionamento, alerta de colisão frontal e sensores de ponto cego.