Doni Rosset
Made in Brazil
30 de dezembro de 2015
Giovanna Ewbank
Simplesmente linda
4 de janeiro de 2016
Show all

A dama do bem

Ida Lottenberg

Casada com o Dr. Claudio Lottenberg, um dos médicos oftalmologistas mais importantes do País e presidente do hospital Albert Einstein, Ida Sztamfater Lottenberg encontrou no projeto social Amigoh, que preside, uma das razões da sua existência: ajudar o próximo.

Por: Lilian Anazetti Pimentel
Fotos: Wellington Nemeth

Filha de judeus poloneses que sobreviveram ao Holocausto com a ajuda e o abrigo de amigos e desconhecidos, Ida Sztamfater sabe bem o valor de um gesto de solidariedade. Por isso, não pôde negar o pedido para que presidisse a entidade Amigoh, ligada ao Hospital Albert Einstein, cujo objetivo é arrecadar fundos para pesquisa e amparo a pacientes com câncer e doenças do sangue. “Há quatro anos selecionamos e financiamos projetos laboratoriais e assistenciais”, explica ela, que nos últimos anos tem promovido encontros e jantares com doadores em potencial, além de eventos maiores, de marketing, em parceria com as empresas participantes, que visam destinar parte da renda arrecadada para a entidade. “Somos um grupo que entendeu a necessidade de o hospital ter um voluntariado para oncologia e hematologia capaz de oferecer os serviços Einstein para todos. A ideia é dar um pouquinho do Einstein para quem não tem o Einstein.”

Casada com o oftalmologista Claudio Lottenberg, há onze anos presidente do hospital, Ida diz que o exemplo do marido inspirou a causa.“Sempre acompanhei de perto o trabalho do hospital na oncologia, e isso foi uma das principais motivações para estar à frente do Amigoh”, conta.

Luxo é ser feliz e isso não é uma frase feita. Eu não sou uma pessoa consumista, não me visto com grandes marcas e não compro joias. Gosto de usar o que me favorece.

Entre os projetos mais importantes para o próximo ano está a visita de médicos e cirurgiões a Moçambique, na África, para avaliações, detecção e cirurgia do câncer de colo de útero e de mama. “Recentemente, fi zemos uma campanha muito boa na favela de Paraisópoles sobre o câncer de pele. Veio gente do Brasil todo para ser avaliado e tratado”, ressalta Ida.

Família

Cuidar de tanta gente e também da agenda de eventos do marido não a impede de cuidar com carinho dos filhos. Ida tem três filhos adultos do seu primeiro casamento, e os gêmeos de oito anos do casamento com Claudio. “Somos muito unidos. Claudio tem uma rotina agitada, mas não deixa de participar da vida dos filhos. Além do hospital, a que ele dedica 60% do seu tempo, ele tem ainda 18 clínicas”, conta ela. Para que esse tempo juntos possa ser ainda maior, o período de férias, por exemplo, é sempre em família. “Temos apartamento em Miami e vamos muito pra lá. Recentemente, viajamos todos para Israel, foi inesquecível pelo roteiro, a parte histórica, as crianças ficaram encantadas. Devemos repetir.”

Cuidados especiais

A receita de Ida para estar sempre bem disposta e bonita não tem segredos, mas exige disposição. “Não abro mão da ginástica, pelo menos três vezes por semana. Alimentação também é fundamental. Gosto de comer coisas saudáveis, para mim não é sacrifício. Outra coisa importante é dormir bem. Para a pele, não tem jeito: o segredo está nas consultas a uma excelente dermatologista.”

Mulheres engajadas no terceiro setor

“A mulher tem mais sensibilidade que o homem, por isso acho que elas tendem a ajudar mais. Acho que está na moda as mulheres engajadas no terceiro setor; mas é uma moda boa.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =