Uma Cozinheira Sensacional

A apresentadora Daniela Albuquerque prova que também tem talento na cozinha. A bela ensinou a preparar um Penne ao pesto de manjericão com gorgonzola, receita que aprendeu com o marido, o empresário Amilcare Dallevo Júnior.

Por: Andressa D’Amato

Na cozinha principal da RedeTV!, em São Paulo, a apresentadora Daniela Albuquerque, atualmente à frente do programa dominical Sensacional, preparou uma de suas receitas preferidas, o Penne ao pesto de manjericão com gorgonzola, mas foi logo avisando: “Na realidade, não sou muito de cozinhar. Faço mais doces e bolos, em especial de aveia com banana, canela e açúcar mascavo, que eu gosto bastante”, diz. A receita da massa, no entanto, tem uma história marcante envolvendo o marido, Amilcare Dallevo Júnior, e o seu sócio na RedeTV!, o empresário e apresentador Marcelo de Carvalho. “Numa viagem a Boston, nos Estados Unidos, o Amilcare quis fazer uma surpresa e preparar um macarrão a alho e óleo, que eu adoro.  E, como o Marcelo cozinha muito bem, ele ligou para pegar umas dicas. Como não tínhamos todos os ingredientes, o Marcelo sugeriu que misturássemos tudo o que tínhamos. Ficou maravilhoso”, relembra. Desde então, o prato faz parte da vida do casal, que faz questão de, todas as noites, jantar à luz de velas num canto diferente da casa. “Não gostamos de mesmice e não abrimos mão de ter esse momento a dois”. Momento em que Daniela faz uma das coisas que mais gosta: comer. “Adoro comer de tudo: desde as receitas mais simples, como leite condensado cozido na panela de pressão, até pratos sofisticados”. Nascida no Mato Grosso do Sul, Daniela sente falta das receitas que sua mãe fazia na infância. Entre seus pratos preferidos, estão os brasileiríssimos frango caipira, rabada com mandioca e dobradinha. “Sempre comi muito e, quando era mais nova, não engordava de jeito nenhum. Uma vez, aos 12 anos, minha irmã mais velha me escondeu das amiguinhas com medo que pensassem que eu passava fome”, comenta, aos risos.

Daniela AlbuquerqueA genética invejável lhe rendeu trabalhos publicitários, em São Paulo, enquanto não descobria sua grande paixão, o jornalismo. “Saí do Mato Grosso do Sul para fazer faculdade de Direito em Presidente Prudente. O curso não tinha nada a ver comigo, então vim para São Paulo trabalhar como modelo. Mas, logo depois, decidi cursar Jornalismo. A grade curricular tinha várias matérias que chamavam minha atenção. Convenci até o Amilcare a estudar comigo”, comenta a jornalista, que também é formada em Artes Cênicas. Hoje, aos 33 anos, Daniela já passou por diferentes projetos e formatos de programas na RedeTV!. “Comecei como repórter na Olga Bongiovanni e, no programa, também aprendi a fazer edição de vídeo. Mas foi no Dr.Hollywood que as pessoas passaram a me conhecer”. Na sequência, Daniela foi apresentar o Manhã Maior, programa diário e ao vivo, que lhe rendeu toda a desenvoltura e o jogo de cintura vistos atualmente no programa Sensacional, exibido todos os domingos à tarde. “Antes, fiz o Sob Medida, um programa de transformação que virou um quadro dentro do Sensacional. Estou adorando essa nova fase, pois consigo fazer um pouco de tudo: matérias externas, entrevistas, lido com a plateia, danço, canto…”, complementa.

uma_cozinheira_sensacional_2Giro gastronômico

Mãe de Alice, de quatro anos, e Antonella, de um, Daniela voltou agora à rotina, incluindo as viagens com o marido. “Recentemente, estivemos nos Estados Unidos. Em Las Vegas comi muito bem. Um dos restaurantes que mais me surpreendeu foi o Picasso. Além da comida ser incrível, tem onze quadros do artista na parede. Gosto muito de arte”, revela. Uma das dicas de Dani para nunca esquecer uma receita marcante é fotografá-la. “Tenho uma pasta no meu computador destinada a esses pratos. Fotografo para tentar reproduzir em casa depois”. Sobre o país que mais a encantou gastronomicamente, a apresentadora nem pensa muito. “Portugal, sem dúvida. Lá, comi o peixe mais gostoso da minha vida. Sem falar dos azeites e serviço impecável. Amei”. Já em São Paulo, Daniela destaca alguns lugares que frequenta sempre. “Gosto muito do La Tambouille, A bela Sintra, Carlota e Ruella”. No dia a dia, Daniela dá preferência a receitas mais saudáveis, mas não se considera bitolada. “Se eu tiver de ir a uma festa, vou e como sem medo. Aproveito o momento. Depois, faço a lei da compensação”. Prestes a completar dez anos de casada com Amilcare, em setembro, Daniela pretende fazer uma festa de renovação de votos. “Dessa vez, teremos daminhas de honra super especiais”, derrete-se, referindo-se às filhas.

Penne ao pesto de manjericão com gorgonzola 

uma_cozinheira_sensacional_3Rendimento: duas porções

Ingredientes:
• 320 g de penne
• 100 g de manjericão
• 1 dente de alho
• 40 g de pinoli
• 40 g de queijo grana padano
• 200 ml de azeite
• Sal grosso a gosto
uma_cozinheira_sensacional_4• 200 g de gorgonzola

Modo de preparo:
Cozinhe a massa na água com sal e azeite. Reserve. No liquidificador, bata o manjericão, o alho, o pinoli, o azeite, o queijo grana padano e o sal. Monte o prato e regue com o molho por cima. Acrescente o queijo gorgonzola e o manjericão para finalizar.

Sensacional:
Todos os domingos, às 16h30, na RedeTV!