A volta por cima da empresária Rosa Mascarenhas

Esses são apenas dois adjetivos que defi nem a empresária Rosa Mascarenhas, sócia da grife Barbara Bela. Decidida, ela mergulhou de cabeça no universo fashion para dar um chega prá lá em uma fase difícil e acabou descobrindo sua vocação para os negócios.

Por: Cibele Carbone

O dia a dia é corrido, mas Rosa Mascarenhas está sempre com o visual impecável. É claro que isso se deve à sua vaidade, mas também podemos dizer que são ossos do ofício. Afi nal, ela é sócia e relações públicas da grife mineira Barbara Bela, espe-cializada em roupas de festas e que foi fundada pela sua tia, Helen Mascarenhas. Mas a moda não está presente apenas no seu dia a dia profi ssional. Mãe de três meninas, – Eduarda, 21 anos; Valentina, 15; e Olivia, 7 -, ela conta que ama tro-car dicas sobre o assunto com as meninas. “O mais gostoso é que cada uma tem um estilo completamente diferente da ou-tra. E a Olivia é a mais interessada por moda e já fala em tra-balhar na Barbara Bela”, conta a mamãe coruja, já pensando no futuro da grife, que dirige ao lado das primas Georgiana Mascarenhas e Stefania Mascarenhas.

GW: Como surgiu seu interesse por moda?
RM: Sempre gostei de moda, mas profissionalmente foi por acaso. Estava em um momento complicado de perdas pessoais e autoestima baixa e achei que trabalhar na loja das minhas primas, a Barbara Bela, em Belo Horizonte, seria uma oportunidade para mudar de foco. Comecei como vendedora e depois passei a fazer RP com as clientes e me surpreendi como esses contatos fluíram de maneira positiva para os negócios. O tempo passou, me casei, mudei para São Paulo e dei um tempo na minha trajetória, até que me tornei sócia da marca, em 2013, e fiquei à frente da nossa loja dos Jardins.

GW: Há planos de continuar a expansão da marca?
RM: Estamos em um ótimo momento. A marca faz parte do desejo de quem busca roupas para festas e casa-mentos. Está em nossos planos abrir uma loja nos Estados Unidos.

GW: A grife foi fundada pela sua tia, Helen Mascarenhas, e suas duas primas também atuam na Barbara Bela. Como é trabalhar em família?
RM: Somos profissionais para trabalhar e amigas nas horas vagas. Nunca houve nenhum tipo de problema, aliás, sempre fui ligada à tia Helen e às minhas primas. É ótimo trabalhar em família. Compartilhamos confiança, liberdade e sinceridade. Adoro a convivência que temos desde a minha adolescência.

GW: Costuma passar quantas horas na empresa?
RM: É sagrado estar na loja durante toda a tarde, com dedicação total às clientes. Otimizo meu tempo para reuniões de venda, mídias sociais e o que se fizer necessário.

GW: Quando não está trabalhando, como passa seu tempo?
RM: Tenho um dia agitado, cuido de três filhas, do marido e da administração da casa. E mais: não abro mão de ir à academia todos os dias. Socialmente, tenho contato frequente com minhas amigas. Outro programa que adoro é conhecer novos lugares com o meu marido.

GW: Gosta de viajar?
RM: Amo viajar. Aos  finais de semana, vamos sempre à praia. Também temos casa em Miami, que é tipo o ponto de encontro da família. Geralmente, vamos em janeiro por conta do clima delicioso que faz por lá.  Uma vez por ano, fazemos uma viagem a dois para destinos de charme, na maioria das vezes na Europa. Em setembro, eu e meu marido fomos à Toscana e à Sardenha, mais precisamente, em Porto Cervo, onde ficamos hospedados no Colona.

GW: Você é uma mulher vaidosa?
RM: Sou muito! Faço pequenas intervenções cosméticas e me cuido muito. Tenho uma dieta balanceada de segunda a sexta-feira e cuido muito da minha pele.

GW: Quais os luxos de que não abre mão?
RM: Viajar é um luxo. Também não abro mão do happy hour com as amigas e de ir à minha dermatologista, Thais Pepe.

Por dentro do closet

A empresária Rosa Mascarenhas revela os acessórios e perfumes queridinhos do momento.

JOIAS:  “Adoro a Talento, que é comandada por Therezinha Géo Rodrigues, tia de minhas fi lhas. O mix das coleções tem um toque de modernidade e é bem chic. Design inovador, confiança na qualidade e atendimento impecável.”

SAPATOS: “Adoro o design clássico da Saint-Laurent, o conforto é maravilhoso e nunca sai de moda. No meu closet também tenho vários pares da Jimmy Choo.”

PERFUMES: “O Chance, de Chanel, que tem aroma levemente cítrico e ótima fixação, é o meu favorito. À noite, gosto do Jour d’Hermès Absolu, que é mais doce.”

BOLSA: “Da Chanel, que é um clássico atemporal. As clutches da Isla são divertidas, têm presença e completam muito bem looks mais fashion. As da Goyard são ótimas para a praia e horas de lazer. E adorei a nova coleção da Prada: bem versátil, supercolorida.”