Hey, Mama

Aos 38 anos e mãe de duas meninas, Tania Khalill mantém seu canal no Youtube e se prepara para duas estreias este semestre – a peça Entre amigos e o programa Grandes Pequeninos Chefs, na Discovery Kids.
Como ela consegue conciliar tudo? Descubra na entrevista que Tania concedeu com exclusividade para Go Where Luxo.

hey-mama-tania-1Por: Malu Bonetto

Ela é incansável. Isso é fato. Depois de 15 meses em cartaz com a peça Dez Encontros, a atriz Tania Khalill já está se preparando para novas estreias. A morena irá voltar aos palcos no início de maio com a peça Jogo Aberto, que retrata três casais que se questionam sobre o casamento. “Julia é livre, mas está no momento de questionar a instituição casamento, o quanto você está aprisionado a isso ou ligado aos seus desejos. Se dá para assimilar as emoções que vão surgindo ao longo da vida e permanecer casada. Há a proposta de trocas de casais que são amigos”, conta a atriz, que dividirá o palco com Ricardo Tozzi, Natallia Rodrigues e Pedro Moutinho.

Mas não é de hoje que Tânia dedica boa parte do seu tempo para a vida artística. Assim que decidiu investir na carreira de atriz, fez diversos cursos – inclusive os de Beto Silveira e Wolf Maya – até que em 2002 estreou na novela Sabor da Paixão. Depois, emplacou os folhetins Senhora do Destino, Cobras & Lagartos, Caminho das Índias e Salve Jorge. Sua última novela foi Joia Rara, em 2013, mas Tânia revela que pretende, sim, voltar aos estúdios das novelas, só que em tramas mais curtas, pois só assim conseguiria conciliar a atribulada rotina entre os palcos e a TV com a vida de esposa e mãe. Este, aliás, é o papel que ela mais gosta de exercer. Casada com o músico Jairzinho, eles têm duas meninas – Isabella (8 anos) e Laura (5 anos).

Vida pós-maternidade

Os valores e a relação com o tempo mudam quando uma mulher se torna mãe. Quem afirma isso é a própria Tania, baseada na sua própria experiência. “Uma criança traz ao adulto um questionamento, já que elas enxergam o mundo de outra maneira. Nós passamos a reavaliar os valores, as certezas absolutas. As minhas filhas são tudo para mim, sou muito mais feliz sendo mãe. Pretendo que elas vejam um mundo grande, que não fechem seus olhos, que não vejam o mundo pelas minhas razões. O mais engrandecedor de ter filhos é você ver as coisas com uma abrangência maior”, conta.

hey-mama-tania-2Assim como toda mãe, Tania quer que as filhas sejam íntegras e felizes, que sigam a vida em busca do que querem e de suas necessidades. “Tentamos oferecer o que há de melhor. Como elas são pequenas ainda, ajudamos com nosso ensinamento, mas só nós sabemos o que realmente é melhor para nós e, com o tempo, elas vão perceber o que realmente faz sentido para elas. Minha mãe é psicóloga e aprendi com ela a escutar. Às vezes, em uma birra, em uma conversa, a criança está te dizendo muitas coisas.”

DNA estrelado

Netas do cantor Jair Rodrigues, sobrinhas da cantora Luciana Mello e filhas de Jairzinho e Tânia, a primeira coisa que imaginamos é que a prole do casal também possui veia artística e opte por essa carreira. “Mesmo com essa exposição, não sei se seguirão nossa carreira, mesmo porque elas são muito novas para decidir algo. Só quero que sejam felizes, que experimentem para descobrir o que gostam. Se elas se interessam por esse meio, acho muito legal, mas o que elas vão querer ser, não me importa em nada. O que elas decidirem, irei apoiar.”

Até o momento, as crianças têm manifestado, sim, esse interesse pela arte. Tanto é que Tânia, Jairzinho, Isabela e Laura têm um canal Youtube, o Grandes Pequeninos, criado em 2007. Lá, eles postam animações e vídeos educativos onde cantam, cozinham e brincam juntos. “Neste momento, estamos voltados para o projeto com as crianças e, claro, se elas não se interessarem mais por ele, nem daremos continuidade. Afinal se nossas filhas não se interessam, por que os filhos dos outros irão?”

Pequeno só no nome

hey-mama-tania-3A experiência de ter um bebê em casa levou Jairzinho a compor 12 canções que ilustram situações como a chegada do bebê e a hora do banho. O projeto deu tão certo que se tornou um CD/livro, também batizado de Grandes Pequeninos, utilizado por pais, educadores, pedagogos e que, em 2009, foi indicado ao Grammy Latino. “Nosso canal no Youtube é um projeto multiplataforma que inclui músicas, clipes e animações. A aceitação foi tão grande que estamos no aplicativo educativo Playkids, mas atribuo isso à falta de um projeto para a família e não só para a criança em si. Diferentemente do musical, com os clipes elas veem o que estão cantando, isso traz outra dimensão lúdica, a música toma outra forma através da visão. Eu, como mãe, tenho essa preocupação sobre o que as crianças estão vendo, mas não veto nada porque não fui vetada. Acho que elas precisam ouvir determinado tipo de música e coisas que são para as crianças, eu gostando ou não. Daí a preocupação em oferecer o que há de melhor no nosso programa.”

E as novidades não param por aí: os vídeos poderão ser vistos agora no Discovery Kids. “Eles se interessaram pelos vídeos de receitas, éramos nós quatro cozinhando receitas saudáveis em casa, algo bem simples que os pais devem fazer com os filhos. Mas acho que o desejo de estarmos juntos, também nessa situação, foi o que chamou a atenção do canal. Somos uma família de verdade, cozinhando. Quando uma das meninas não quer gravar, fica com cara feia e não grava; quando não gosta de uma receita, ela fala. São crianças e queremos preservar essa sinceridade.”