Chefe do Fasano lista dicas culturais e gastronômicas de Florença

Chef executivo do estrelado Fasano, o italiano Luca Gozzani dá dicas culturais e gastronômicas da belíssima cidade de Florença, capital da Toscana.

Por: Mariana Santos

Quando não está rodeado de panelas e de aromas da gastronomia italiana no Restaurante Fasano, o chef Luca Gozzani visita o seu país de origem em busca de novos ingredientes e inspirações para agraciar os clientes da tradicional casa paulistana. Com passagem por restaurantes renomados, como Enoteca Pinchiorri – único da Toscana com três estrelas Michelin – e Don Alfonso – localizado na comuna italiana de Sorrento e também avaliado com o máximo de estrelas pelo Guia, Luca faz parte do Grupo Fasano desde 2007, quando foi convidado por Rogério Fasano para assumir a cozinha do Fasano Al Mare, no Rio de Janeiro. De sua mais recente viagem a Florença, o chef compartilha alguns dos locais que considera pre-ciosos para “experimentar” o melhor desta cidade apaixonante.

Il Latini

A famosa trattoria florentina soma cem anos de tradição. Em ambiente informal e descontraído, é possível degustar uma das melhores bistecas à Fiorentina da região, na opinião do chef Luca. Comida simples e farta combinada a um atendimento amigável.

Via Dei Palchetti 6 R, 50123
www.illatini.com


Enoteca Pinchiorri

Símbolo do que há de mais luxuoso na cozinha italiana, o restaurante triestrelado onde Luca trabalhou por anos apresenta pratos tão primorosos que podem ser comparados a obras de arte. o chef destaca a cozinha autoral moderna, mas que também honra a cultura toscana. A adega – uma das maiores da itália – faz com que sua carta de vinhos seja famosa em todo o mundo.

Via Ghibellina 87, 50122
www.enotecapinchiorri.it


Ora D’Aria

Nesse restaurante, os clientes podem “assistir” ao preparo da refeição através da grande porta envidraçada da cozinha. A culinária do ora D’Aria privilegia produtos da Toscana em pratos contemporâneos com sabor clássico. Premiado com uma estrela Michelin.

Via dei Georgofili 11R, 50122
www.oradariaristorante.com


Cibrèo

O restaurante Cibréo faz um resgate das receitas antigas da Toscana, especialmente as florentinas. o cardápio está em constante transformação: se no verão o molho de tomate “invade” os pratos; no inverno, o repolho e o alho dão sabor às receitas. A atmosfera familiar e elegante favorece a experiência.

Via del Verrocchio 8R, 50122
www.cibreo.com


Mercado Central

Lugar onde é possível conhecer e comprar de pequenos produtores que abastecem os restaurantes locais. o chef Luca indica o Mercado Central também para quem deseja experimentar iguarias típicas, como os famosos panini al lampredotto trippa e bollito, um sanduíche vendido nas ruas de Florença, feito de estômago bovino e tripas.

Via dell’Ariento, 50123
www.mercatocentrale.it