Oceano de Luxo

Mordomo à disposição 24 horas, aulas de golfe e alta gastronomia são alguns dos mimos oferecidos a bordo de um cruzeiro de luxo

Por Shirley Legnani

Os passageiros são recebidos com champagne, na escada de bordo de navios luxuosos, mas aconchegantes, muitas vezes construídos sob medida para navegar em determinados destinos. Caso do Paul Gauguin – com capacidade para pouco mais de 500 passageiros, o navio foi projetado para operar somente no Taiti e nas Ilhas do Pacífico, na Polinésia, com tamanho e desenho específicos para facilitar as manobras nessas regiões. Ao terminar o drink de boas vindas, assim que embarcam, os passageiros vão conhecer sua suíte e ali encontram sua bagagem, recolhida em casa um dia antes. Detalhes como esse mostram o nível de atração que o mercado de cruzeiros de luxo exerce no Brasil sobre um tipo muito especial de passageiro – endinheirado e de bom gosto. Não é à toa que o Brasil se tornou o quinto colocado no ranking mundial de cruzeiros. Em companhias como a Seabourn, premiada pela Condé Nast Traveler na categoria “Top 100 Cruise Ships”, na qual seus navios ficaram com cinco dos sete primeiros lugares, gorjetas não são aguardadas pela tripulação, que no segundo dia já se reporta ao passageiro chamando-o pelo nome, e conhece peculiaridades, como a preferência por refrigerante com uma ou duas rodelas de limão. Os mimos não param por aí: no banheiro, sabonetes da Bvulgari ou shampoos da grife Molton Brown. Na hora de dormir, um menu com opções de travesseiros e colchões, oferecido nas embarcações da companhia seis estrelas Silversea. Para passar o tempo, aulas de idiomas da Berlitz e de teclados by Yamaha, na Crystal Cruises. E se aula não é o interesse, uma boa dica é curtir um Spa ou ir às compras na maior loja flutuante da Dior.

Viagens temáticas

Os destinos são variados, tendo as encostas do Mediterrâneo como um dos preferidos. “Mediterrâneo, Caribe e Ásia são alguns dos roteiros mais procurados pelos clientes desse segmento”, diz Thiago. Para casais apaixonados, Taiti ou Polinésia estão entre as opções – a SeaDream tem cruzeiros românticos para esses destinos, com passeios a ilhas privativas em iates com capacidade para 112 passageiros. Na Crystal Cruises, até mesmo o golfe pode ser um bom motivo para fazer um cruzeiro. Além das aulas com instrutores da PGA (associação americana do segmento) e às vezes celebridades do esporte, são feitas excursões pelos campos mais famosos do mundo. Nos cruzeiros com a bandeira Wine and Food Festival, voltados para os amantes de vinho, as degustações em alto mar são completadas por visitas às principais regiões vinícolas.

Sabor sobre ondas

Pioneira na alta gastronomia a bordo, a Silversea tem entre seus restaurantes o famoso Le Champagne de Paris e oferece passeios em terra nos quais os passageiros são acompanhados pelo chef inglês David Bisland, propoporcionando aulas práticas de culinária entre uma escala e outra. Tudo supervisionado pela equipe da escola francesa Relais & Châteaux L`École des Chefs. A Crystal Cruise, em parceria com nomes da gastronomia mundial (World’s Best), conta com uma filial do Nobu, restaurante do chef Nobu Matsuhisa, considerado mundialmente o magnata do sushi. Outra companhia oferece o inusitado Caviar In The Surf, caviar e champagne servidos na praia, trazidos até o cliente sobre uma prancha de surf. “O consumidor está cada vez mais exigente e as empresas buscam sempre oferecer o que há de melhor no mercado da alta gastronomia”, diz Danielle Hirsch, diretora de Marketing e Operações da Qualitours, operadora de cruzeiros. Opções de cozinhas diversificadas também são as estrelas dos navios da companhia Regent Seven Seas, com cruzeiros pelo litoral brasileiro e Miami: são quatro restaurantes diferentes, incluindo a famosa steakhouse Prime 7 e o francês Signatures,assinada por Le Cordon Bleu de Paris.

Serviço:

Qualitours

Tel.: SP (11) 2175-7703 – reservas@qualitours.com.br

Celebrity Reflection Banho panorâmico

Conhecida pelas ótimas acomodações e serviços, a companhia Celebrity Cruises se firma no segmento de luxo com a recente inauguração do navio Celebrity Reflection, este ano em Miami. Entre as exclusividades da nova embarcação está a Reflection Suite, com boxe de vidros nos banheiros que se estendem para o lado de fora do navio, possibilitando aos passageiros desfrutar de vista total para o mar. Para garantir aprivacidade, além de reflexivo, o vidro também é “inteligente” – uma tecnologia que o transforma de transparente a translúcido. As espaçosas suítes, com 152m² e 18m² de varanda, dispõem ainda de produtos da Bvlgari e serviço de mordomo 24 horas. Outro diferencial são as AquaClass Suites, que recriam um ambiente de spa relaxante. No salão de jogos (Game On), um inovador jogo interativo, através de seis mesas com telas de 32 polegadas sensíveis ao toque, fazem sucesso entre os passageiros.

Com uma frota de 10 navios e rotas regulares para diversas regiões, como Alasca, Califórnia, Caribe, Europa, Ilhas Galápagos, Costa do Pacífico, entre outras, a Celebrity Cruises foi nomeada Top Ship-Line pelaimportante publicação Condé Nast Traveler.

Celebrity Cruises

Tel.: 4949.3100

www.celebritycruises.com.br

Leia essa e outras matérias na Go’Where n° 96